Fim do jejum! Bahia vence Paysandu fora após 43 anos e abre vantagem na Copa do Brasil
Com resultado, tricolor pode empatar confronto de volta em casa para se classificar às oitavas de final
Rafael Rodrigues/EC Bahia
O Bahia estreou, na noite de quarta-feira (30), com vitória na terceira fase da Copa do Brasil ao derrotar o Paysandu no jogo de ida por 1 a 0, no Estádio Mangueirão, em Belém. Com gol de pênalti de Cauly, o Tricolor encerrou um incômodo jejum: não vencia o Papão como visitante desde 1982.
Com o resultado, o Bahia pode empatar o confronto de volta em casa para se classificar às oitavas de final. Já o Paysandu precisa vencer por dois gols de diferença para avançar no tempo normal. Em caso de vitória paraense por um gol, a disputa irá para os pênaltis.
Bahia tem mais posse de bola
O técnico Rogério Ceni manteve o esquema com três atacantes e viu o time criar boas oportunidades com Erick, Ademir e Luciano Rodríguez, que se movimentaram bastante pelas pontas. A equipe baiana teve mais posse de bola desde o início.
A última vitória fora de casa sobre o Paysandu havia sido ainda pela Série A do Campeonato Brasileiro, há 43 anos. Desde então, o Bahia acumulava cinco derrotas e três empates em solo paraense. Dessa vez, com uma sequência positiva incluindo triunfos sobre Palmeiras e Atlético Nacional, a equipe comandada por Rogério Ceni mostrou superioridade.
Bahia se impõe e pressiona no primeiro tempo
Aos 19 minutos, Ademir arriscou de fora da área e obrigou Matheus Nogueira a fazer boa defesa no canto. Em seguida, Nicolás Acevedo também tentou de longe, mas foi bloqueado. A partir dos 25 minutos, o Bahia intensificou as ações ofensivas.
Erick finalizou duas vezes de dentro da área após jogadas de Iago Borduchi, mas parou no goleiro e na zaga. Aos 29, Cauly teve uma finalização travada no meio da área. O Bahia conseguiu uma sequência de escanteios e rondou a área adversária, com chances em cabeceios de Luciano Rodríguez e Rezende.
Aos 42 minutos, Iago Borduchi foi derrubado por Luan Freitas na área. O árbitro assinalou pênalti após revisão do VAR, e Cauly converteu com um chute rasteiro, deslocando o goleiro. O Tricolor foi para o intervalo com vantagem.
Paysandu volta mais agressivo, mas Bahia segura vantagem
O segundo tempo começou com alterações no Paysandu, que tentou aumentar a presença ofensiva. Ainda assim, o Bahia seguiu com as melhores chances. Aos 9, Ademir recebeu de Cauly e finalizou com perigo. Em seguida, o Tricolor respondeu com chutes de Kayky, Luciano Rodríguez e Luciano Juba, todos sem sucesso.
O Paysandu ameaçou com Matheus Vargas em dois lances de fora da área, ambos defendidos por Marcos Felipe. O Bahia reforçou o meio de campo com as entradas de Jean Lucas e Gilberto, e ainda buscou o segundo gol com Erick e Luciano Rodríguez, que desperdiçaram boas oportunidades nos minutos finais.
Aos 45, Erick teve uma cabeçada perigosa defendida, e Luciano Rodríguez quase marcou em chute cruzado. O Tricolor ainda chegou a balançar as redes, mas o lance foi anulado por impedimento.
Retrospecto histórico e reencontros marcam duelo
Bahia e Paysandu têm histórico equilibrado na Copa do Brasil. Em 2011, o Tricolor avançou após empate fora e vitória em casa. Em 2015, o Papão levou a melhor. Agora, o confronto de 2025 serve como tira-teima. No total, as equipes já se enfrentaram 22 vezes, com dez vitórias do Bahia, seis do Paysandu e seis empates.
O duelo também marcou o reencontro com o atacante Rossi, ex-Bahia, que hoje defende o time paraense. Ele iniciou no banco e entrou durante o segundo tempo, mas teve atuação discreta. A partida de volta será realizada na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Bahia joga por um empate para avançar às oitavas de final da Copa do Brasil.
Mais Lidas
Esporte
Últimas Notícias
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]
Carlinhos Brown anima o domingo como atração surpresa no Circuito Ivete Sangalo
O artista sobe ao trio elétrico às 15h30, prometendo animar os foliões com um show marcado por energia, alegria e forte interação com o público