Homens armados invadem comitê de vereador em Camaçari; oposição fala em ‘armação’
Aliados de Flávio Matos e Luiz Caetano trocam acusações após ataque em Monte Gordo
Reprodução/Instagram @acmnetooficial
Neste sábado (26), um grupo armado invadiu o comitê do vereador Manoel Jacaré (PP) no distrito de Monte Gordo, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Jacaré é um dos apoiadores de Flávio Matos (União Brasil) na disputa pela prefeitura do município.
O ataque ocorreu pouco antes das 10h30, e imagens de segurança mostram ao menos quatro homens armados chegando ao local. Os invasores usavam roupas escuras, cobriam o rosto e alguns usavam chapéus para dificultar sua identificação.
De acordo com informações iniciais, os criminosos roubaram pertences do comitê. A Polícia Civil foi procurada para fornecer mais detalhes sobre o caso, mas ainda não houve retorno.
O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, manifestou indignação com o ataque através de um vídeo nas redes sociais (veja abaixo). “O que aconteceu nessa manhã, em Camaçari, é inadmissível e é apenas um entre tantos ataques violentos que aconteceram contra a campanha do candidato Flávio Matos. Um episódio grave que demonstra o quanto nossos adversários ultrapassaram todos os limites de uma disputa eleitoral que deveria ser marcada pelo respeito e pelos princípios da democracia, mas que, infelizmente, vai ser lembrada como a campanha mais violenta da história de Camaçari”, afirmou.
Em nota publicada nas redes sociais, Manoel Jacaré descreveu o incidente como uma ação criminosa e afirmou que os invasores “subtraíram alguns de nossos pertences”. O vereador garantiu, porém, que todos estão bem. “Gostaríamos de tranquilizar a todos informando que, felizmente, ninguém se feriu, e todos estamos bem”, disse ele, agradecendo as manifestações de apoio recebidas.
Quem também condenou a ação foi deputado federal e presidente estadual do União Brasil, Paulo Azi. Para ele, a ação criminosa, realizada por bandidos armados, foi mais uma tentativa de opressão e intimidação e precisa de resposta do Estado.
“As imagens são chocantes. A Bahia está se tornando uma terra sei lei, onde a bandidagem faz esse tipo de coisa em plena luz do dia, sem nenhum pudor. Pelo que soubemos, levaram computadores e celulares, além de outros objetos. O que está acontecendo em Camaçari não tem precedentes. A opressão e a intimidação contra o nosso grupo chegou a níveis inimagináveis”, declarou.
Oposição fala em ‘armação’
Em meio à tensão gerada pelo incidente, o vereador eleito e presidente do PT de Camaçari, professor Márcio Neves, acusou o grupo de Flávio Matos de orquestrar uma suposta armação. Segundo Neves, o ataque teria sido uma tentativa de criar uma narrativa falsa de insegurança na cidade.
“As pessoas não são bobas. O que pessoas armadas fariam num comitê de um vereador passadas as eleições para a câmara? Pegar santinho?”, ironizou Neves. Ele ainda observou que, no vídeo divulgado, algumas pessoas aparecem caminhando tranquilamente ao redor da ação, sem demonstrarem reações de medo típicas de uma situação de perigo.
A Polícia Militar já realizou diligências no local, e, de acordo com Márcio Neves, as investigações estão avançando para identificar e prender os envolvidos. O vereador considera o episódio uma tentativa do grupo de Matos de manipular a opinião pública e desestabilizar o cenário eleitoral, onde o candidato Luiz Caetano (PT) lidera as intenções de voto em Camaçari.
Confira vídeo da ação:
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Simm oferece 513 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Lavagem do Bonfim 2026 modifica trânsito em Salvador; confira vias interditadas e desvios na Cidade Baixa
Interdições, barreiras e mudanças de circulação serão adotadas até domingo (18) durante a festa religiosa
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Iniciativa utiliza a força da mídia exterior para incentivar doações e apoiar instituições sociais na Bahia
Léo Santana comanda megabloco no pré-Carnaval do Rio pelo terceiro ano seguido
Cantor baiano retorna às ruas do Centro com repertório de hits e duas faixas entre as mais ouvidas do país
Feira da Gestante Salvador oferece descontos, sorteio e produtos para bebês a partir desta quarta
Evento reúne expositores de todo o país, oferece descontos de até 70% e concentra produtos do enxoval em um único espaço no Shopping Bela Vista
Edilson Capetinha tem crise de choro e diz que entrou no BBB 26 por estar ‘precisando do dinheiro’
Ex-jogador chorou após se apresentar aos colegas e lamentou decisões financeiras do passado
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União