Eleitores podem denunciar irregularidades em campanhas eleitorais pelo aplicativo Pardal
Pardal receberá denúncias referentes ao pleito municipal, que ocorrerá nos dias 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno)
O aplicativo Pardal, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está disponível para eleitoral de todo o Brasil denunciarem diversas irregularidades durante a campanha eleitoral. Disponível gratuitamente para Android e iOS, o aplicativo Pardal receberá denúncias referentes ao pleito municipal, que ocorrerá nos dias 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno), em que serão votados prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todos os 5.569 municípios do país. As informações são da Agência Brasil.
Disponível desde 2014, o aplicativo foi atualizado para as eleições municipais de 2020 e recebeu uma nova versão para as eleições gerais de 2022. O principal objetivo do Pardal é apoiar a apuração realizada pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), contando com a colaboração dos cidadãos para fiscalizar possíveis irregularidades eleitorais.
A ferramenta permite o envio de denúncias sobre propaganda eleitoral antecipada, compra de votos, abuso da máquina pública, abuso de poder (político ou econômico) e uso inadequado dos meios de comunicação.
As denúncias podem ser feitas por qualquer pessoa e comprovadas com fotos, áudios ou vídeos. É possível fazer a denúncia de forma anônima, e todas as informações são tratadas de forma sigilosa, garantindo a confidencialidade da identidade do denunciante.
O aplicativo também fornece orientações sobre o que é permitido durante a campanha, como o uso de alto-falantes, camisetas, carros de som, trios elétricos, adesivos em veículos, distribuição de material gráfico e comícios.
Números
Durante as eleições de 2020, foram registradas 105.543 denúncias através da plataforma. Em 2022, a ferramenta recebeu 38.747 registros. Segundo a Assessoria de Imprensa do TSE, a diferença no número de denúncias se deve ao período pandêmico e à extensão de cada fase eleitoral, já que nas eleições municipais são eleitos prefeitos e vereadores em 5.568 cidades.
Nas últimas eleições, São Paulo foi o estado com mais denúncias (5.748), seguido por Pernambuco (4.348), Minas Gerais (3.907), Rio Grande do Sul (3.053), Rio de Janeiro (2.906) e Bahia (2.457).
Entre os cargos mais denunciados, destacam-se deputado federal (12.802), deputado estadual (12.607), presidente (3.978), governador (3.136), deputado distrital (1.258) e senador (813).
Leia também:
O que pode ou não durante a campanha? Especialista em direito eleitoral explica
Justiça Eleitoral registra mais de 450 mil candidaturas para eleições municipais
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba
Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo
Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar
‘Tarifaço’ de Trump contra Irã coloca US$ 2,8 bi do superávit brasileiro sob ameaça
Brasil exportou US$ 2 bi em milho para iranianos em 2025 e corre risco de sofrer retaliação em seu comércio com Washington
Segurança da Lavagem do Bonfim 2026 mobiliza mais de 2 mil agentes, ativa CICC e amplia uso de tecnologia
Operação coordenada pela SSP reúne forças policiais, bombeiros e órgãos parceiros para monitorar evento em tempo real