Carlos Muniz acredita na reeleição de Bruno Reis no 1º turno em Salvador
Segundo presidente da CMS, Lula não deve influenciar nos votos na capital baiana e renovação de vereadores deve ser menor que nas últimas eleições
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), afirmou que a eleição desse ano será decidida no 1º turno em Salvador e o atual prefeito e aliado Bruno Reis (União Brasil) será reeleito com 65%. Segundo o tucano, mesmo com o crescimento do vice-governador Geraldo Jr (MDB) nas últimas pesquisas na corrida eleitoral na capital baiana, o emedebista deverá estacionar na casa dos 25%.
Um dos motivos para isso seria a diferença entre eleições municipais e estaduais. Com isso, Muniz não acredita na influência do presidente Lula (PT) nos votos dos soteropolitanos, já que não é candidato a nada nessas eleições e não teria o voto casado. Para ele, o ex-prefeito de Salvador e atual vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, pode influenciar mais na disputa pelo Palácio Thomé de Souza do que o presidente petista.
Em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia desta segunda-feira (12), Muniz fez um balanço sobre a gestão do seu aliado na Prefeitura de Salvador e apontou os avanços nas áreas de saúde e infraestrutura. Segundo ele, o maior desafio do prefeito Bruno Reis foi o transporte público, assim como em outras capitais, e culpou os governos federal e estadual por contribuírem com isso. O vereador cobrou o apoio das duas esferas na isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do combustível, da compra de novos ônibus e das peças de reposição.
Já sobre a gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o tucano disse que ele tem feito um bom trabalho na educação. No entanto, o petista tem um grande problema que é a segurança pública não só em Salvador como em toda a Bahia.
PSDB e renovação na CMS
O presidente da CMS também falou sobre a renovação de vereadores na capital baiana. De acordo com Carlos Muniz, que também comanda a federação PSDB-Cidadania, a média nos últimos anos foi de 33%, mas garante que nas eleições desse ano seja menor. Conforme o tucano, o trabalho contínuo dos vereadores nas suas bases nas comunidades será crucial para a reeleição.
Além disso, ele acredita no crescimento do PSDB na Casa. Atualmente, o partido possui quatro vereadores (além dele, Cris Correia, Daniel Alves e Téo Sena) e deve conseguir eleger, no mínimo, seis parlamentares no dia 6 de outubro.
Gestão e mandato na CMS
Ainda em entrevista ao jornal, Carlos Muniz também falou sobre sua gestão à frente da Câmara Municipal de Salvador desde janeiro do ano passado. Entre os avanços, o tucano ressaltou as medidas implantadas para maior transparência na Casa e o cuidado com os servidores e o dinheiro público, devolvendo R$ 16 milhões para a Prefeitura de Salvador em 2023.
Reeleito pelo extinto PTB (que se juntou ao Patriota e se transformou no PRD em novembro do ano passado), Muniz se filiou ao PSDB em abril de 2023. Entre as principais ações em seu quarto mandato na CMS, o vereador comemorou a aprovação do projeto de Lei das sacolas plásticas, que segundo ele, retirou de circulação mais de 15 milhões em apenas um mês, se tornando um marco para a preservação ambiental na cidade. A matéria estava em tramitação desde 2015 e, após sua aprovação neste ano, passou por um aperfeiçoamento para garantir a gratuidade de sacolas de papel, já que empresários passaram a cobrar pela sacola plástica.
Outro projeto de Lei de sua autoria é o que sugere ao prefeito Bruno Reis criar o programa municipal Morar Melhor Prédios, assim como já o existente para reformar casas. A proposta, segundo Muniz, deve ser votada ainda nesta segunda-feira no plenário da CMS e, se aprovada e promulgada, vai garantir a reforma de grandes conjuntos habitacionais populares de Salvador, como nos bairros de Cajazeiras, Doron, Marback e Saboeiro.
Leia também:
Carballal defende nacionalização da campanha de Geraldo Jr: ‘é o bloco de Lula contra Bolsonaro’
Eslane e Kleber assumem compromisso com entidades de matriz africana
Carreira lista BRT, Mané Dendê, obras no Centro e novos hospitais como principais marcas de Bruno
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]