Bruno Reis rebate críticas de Geraldo e Kleber sobre ausência em último debate: ‘são uns hipócritas’
Segundo o prefeito, a oposição ‘não tem moral’ para criticar a sua ausência nesta quinta-feira (3)
O prefeito Bruno Reis e candidato à reeleição rebateu, na manhã desta sexta-feira (4), as críticas dos adversários na disputa em Salvador, vice-governador Geraldo Jr (MDB) e professor Kleber Rosa (PSOL), sobre sua ausência no último debate entre os principais candidatos promovido pela Rede Bahia na noite desta última quinta-feira (3). Em entrevista ao Portal M!, o gestor subiu o tom e disse que “são uns hipócritas” e “não tem autoridade moral” para isso.
O argumento do prefeito faz relação com os sumiços do governador Jerônimo Rodrigues (PT) nos debates do 2º turno, na disputa estadual de 2022 contra o ex-prefeito ACM Neto (vice-presidente nacional do União Brasil), então adversário do petista.
“Porque aplaudiram Jerônimo quando, no 2º turno, as pesquisas apontavam o empate técnico. E olhe que no 2º turno, tem cada candidato o mesmo tempo e Jerônimo não compareceu a nenhum debate. Então, se tem um lugar que eles não tem autoridade moral para falar de presença em debate é aqui na Bahia, especial em Salvador”, disparou o prefeito ao chegar na missa das 9 horas na Basílica Senhor do Bonfim.
Além de Geraldo e Kleber, a vice do emedebista Fabya Reis (PT) disse mais cedo, ao Portal M! também na igreja, que o candidato à reeleição deveria dar satisfação por faltar os debates. Bruno Reis só compareceu ao debate da Band Bahia desde o início da campanha e não deu justificativas sobre o motivo de sua ausência no embate na TV Bahia.
Expectativa em Salvador
A última pesquisa de intenção de votos indica que o prefeito Bruno Reis (União Brasil) seria reeleito ainda no 1º turno, com um percentual de 74%. Esse número é dez vezes maior do que o registrado por Geraldo Jr (7,4%), que estão empatado tecnicamente com o professor Kleber Rosa (PSOL).
Em meio à este resultado, o gestor municipal afirmou, ao Portal M!, que “as pesquisas mostram” o o sentimento nas ruas. Além disso, ao fazer um balanço sobre o seu primeiro mandato à frente da Prefeitura, Bruno Reis destacou a aprovação do seu governo e disse que o “reconhecimento do trabalho” será fundamental para decidir a disputa nas urnas.
“As pesquisas mostram isso. [Meu governo] chega a 80% de aprovação. Oito a cada dez cidadãos aprovam o nosso mandato, e olha que estamos em um momento político. Segunda-feira, eu acho que essa avaliação, sem contaminação com qualquer ambiente político da eleição, pode ainda ser maior. É o reconhecimento ao nosso trabalho, a consequência de uma boa gestão, de um volume específico de entregas que nós fizemos. Esse reconhecimento vai vir no domingo, nas urnas”, declarou.
Além disso, o prefeito ressaltou a possibilidade de eleger 35 cadeiras na Câmara Municipal de Salvador (CMS) da sua coligação política, número esse que seria histórico em um alinhamento dos vereadores com a gestão majoritária. Segundo ele, essa “base de sustentação” seria de extrema importância para desenvolver a capital baiana.
“Tem uma grande expectativa de eleger o maior número de vereadores do nosso campo. O trabalho dos vereadores, somado a um conjunto de ações e parcerias na nossa gestão. Tem grandes nomes novos que estão surgindo com muita oportunidade de êxito. Então, acho que a gente pode chegar a 35 vereadores eleitos no nosso campo político. É o número recorde de candidatos vereadores eleitos numa base de sustentação ao prefeito”, afirmou.
Sobre os 50 dias de período eleitoral, Bruno Reis enfatizou a satisfação do trabalho realizado pela sua equipe e agradeceu ao apoio do povo soteropolitano nas ruas. A intenção do prefeito é seguir com o ritmo intenso da agenda até este sábado (5), às 22h, momento em que a campanha terá o seu encerramento.
“Nós não tivemos a oportunidade, na eleição passada, de sentir essa energia que só Salvador tem. Então, as minhas palavras hoje são de agradecimento ao povo da cidade de Salvador, a nossa equipe, todo mundo que se doou, dias sem dormir. Vamos continuar nesse ritmo até o dia 6. Agradecer a nosso grupo político, sempre ao meu lado e me dando apoio. Juntos transformamos essa cidade e a minha expectativa no dia 6 é construir uma grande vitória, já no 1º turno. E que Salvador possa avançar ainda mais para esse trabalho não parar, para construirmos uma cidade muito melhor”, acrescentou.
Críticas ao Governo do Estado
Na entrada da Igreja do Senhor do Bonfim, o prefeito de Salvador voltou a criticar a governo estadual e disse que o seu trabalho à frente da capital baiana deveria “servir de exemplo” aos outros municípios do Estado. Da mesma forma, Bruno Reis também apontou problemas na estratégia adotada pelo ex-aliado Geraldo Jr durante toda a campanha em insistir nacionalizar a disputa na capital baiana.
“O nosso trabalho serve de exemplo e de inspiração para municípios da Bahia, que estão tendo a oportunidade de ver o que estamos fazendo em Salvador, sepultando daquele discurso novato de um alinhamento político. Um grande exemplo está aqui do lado, Lauro de Freitas que é do mesmo partido do governador e do presidente, e a cidade está um caos, esburacada, mal iluminada, sem nenhum programa consistente para transformar a vida das pessoas”, pontuou.
Para mudar a realidade desfavorável de alguns municípios baianos, o candidato à reeleição reforçou o apoio aos prefeituráveis do União Brasil nas eleições municipais de 2024. Além disso, ele disparou contra os índices negativos acumulados pelo Estado e disse que “as pessoas vão demonstrar nas urnas no domingo que querem mudança para toda a Bahia”.
“Com certeza vamos vencer a eleição em Feira de Santana, Camaçari, Conquista, Juazeiro, mais fortalecidos no dia 6. A Bahia está cansada de tanto sofrimento, de tanta angústia e aflição. Infelizmente, entregue ao crimes, é o estado campeão nacional em violência, desemprego, fome e o pior na educação. Não adianta maquiar. Eu falo isso com muita tristeza, mas é a realidade”, reiterou.
Ainda na igreja, o candidato à reeleição também falou sobre a disputa eleitoral ao governo estadual em 2026. Ao falar sobre a possibilidade de ACM Neto não se candidatar novamente contra Jerônimo e ele ser uma opção em seu lugar, Bruno Reis reafirmou que sua intenção é terminar seu segundo mandato se reeleito no próximo domingo.
“Desejo ter que ceder a decisão dele, mas seja qual for o projeto de Neto, ele sabe que estarei ao lado dele. Então, Neto é o nosso candidato governador de 2026. O meu desejo ia ser, disse durante toda a campanha, concluir o meu mandato como prefeito. Sou candidato a ser, novamente, o melhor prefeito do Brasil e a fazer essa cidade a melhor cidade de todo o Brasil”, concluiu.
Leia também:
Geraldo e Kleber criticam ausência de Bruno Reis em último debate à Prefeitura de Salvador
Geraldo Jr prevê vitória ainda no 1º turno na disputa deste domingo
Fabya Reis critica ausência de Bruno Reis no último debate: ‘população deve ser valorizada e respeitada’
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão