Lula e Bolsonaro sofrem derrotas na maioria das cidades visitadas em campanha
Mesmo com viagens e apoio direto, líderes não alcançam sucesso na maioria dos municípios visitados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrentaram derrotas em grande parte das cidades que visitaram durante a campanha para as eleições municipais. Apesar das viagens e do apoio direto a candidatos, ambos os líderes não conseguiram garantir vitórias na maioria dos municípios onde estiveram presentes. A informação é o G1.
Lula, que passou a se envolver mais a partir do segundo turno, participou de compromissos em apoio a candidatos também no primeiro. Já Bolsonaro viajou pelo país nos dois turnos, tentando eleger aliados para as prefeituras. No entanto, dos municípios visitados, Lula teve sucesso em apenas 23%, enquanto Bolsonaro obteve vitórias em 37% dos locais que visitou.
Desde o início oficial da campanha em 16 de agosto, Lula esteve em 26 cidades onde apoiava candidatos do governo. Com isso, conseguiu eleger representantes em seis dessas localidades, enquanto em 77% das cidades a vitória escapou. Em particular, o presidente priorizou cidades como Fortaleza, Cuiabá, Natal e Olinda no segundo turno, mas obteve vitória apenas em Fortaleza, onde Evandro Leitão (PT) foi eleito.
Na disputa em Fortaleza, Leitão venceu André Fernandes (PL) por uma margem de 0,76 ponto percentual, conquistando 50,38% dos votos válidos contra 49,62% de Fernandes. Essa foi a vitória mais apertada entre as capitais, sendo uma reviravolta em relação ao primeiro turno, onde Fernandes havia liderado.
Outro apoio importante foi para Guilherme Boulos (Psol) em São Paulo. Apesar das visitas e publicações de apoio, Boulos foi derrotado por Ricardo Nunes (MDB), que obteve 59,35% dos votos contra 40,65% do candidato do Psol. Lula, que foi criticado pela ausência no primeiro turno, intensificou o apoio no segundo, comparecendo a campanhas em cinco cidades, conseguindo êxito em três delas.
Já Bolsonaro fez uma campanha intensa, visitando 59 cidades ao longo dos dois turnos. No primeiro turno, passou por 53 cidades e, no segundo, esteve em mais nove. Algumas cidades, como Manaus (AM), Anápolis (GO) e Aparecida de Goiânia (GO), receberam a visita do ex-presidente em duas ocasiões, mas ele só obteve vitória em Anápolis. No total, Bolsonaro elegeu candidatos em 22 municípios, com um índice de vitória de 37%.
Entre as expectativas do PL para o segundo turno estavam as cidades de Fortaleza, Cuiabá, Belo Horizonte e Aracaju. A legenda conseguiu vencer em Aracaju, com Emilia Correa (PL), e em Cuiabá, com Abilio Brunini (PL), garantindo algumas das vitórias almejadas.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
Programação se estende até o próximo domingo (24); especialista fala sobre importância de conhecer doenças e atuar na prevenção
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
Pactos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura e energia
Após repercussão negativa, esposa de Paquetá esclarece polêmica sobre o Pelourinho
Influenciadora digital se viu no centro de uma controvérsia após afirmar que tirou as joias ao visitar o Centro Histórico de Salvador
Inquérito sobre atos golpistas do 8 de janeiro será concluído ainda nesta semana
Polícia Federal investiga quatro suspeitos que planejaram matar Lula, Alckmin e Moraes
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Previsto para sair nesta quinta-feira (21), o resultado agora depende de um novo cronograma
Ex-ator da Globo, Claudio Cinti pede ajuda a seguidores depois de voltar a ser internado
Impossibilitado de trabalhar como taxista, ele quer auxílio para bancar despesas médicas
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Partido argumenta que a proposta é 'inoportuna' e 'inconveniente'
Detrans alertam sobre golpe envolvendo notificações falsas de irregularidades na CNH
Criminosos imitam canal oficial do governo federal e enviam links falsos; motoristas de 19 estados foram vítimas, inclusive na Bahia
Cinco anos da morte de Gugu: confira homenagem de Rose Miriam
Apresentador teve a morte confirmada no dia 22 de novembro de 2019, após ficar internado nos EUA
Policial preso por planejar assassinato de Lula e Moraes é baiano de Salvador
Wladimir Matos Soares tem uma trajetória de 22 anos de atuação na PF e protagonizou momentos de destaque e polêmicas