Teatro Gregório de Mattos recebe peça sobre violência contra a mulher nesta quinta e sexta; saiba como assistir

Peça discute violência contra a mulher no ambiente doméstico e familiar


Redação
Redação 10/04/2025 07:30 • Cultura
Teatro Gregório de Mattos recebe peça sobre violência contra a mulher nesta quinta e sexta; saiba como assistir - Divulgação

O Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro de Salvador, recebe o espetáculo Reflorescer mulher nesta quinta-feira (10), às 16h, e na sexta-feira (11), às 15h e 17h. A peça discute a violência contra a mulher no ambiente doméstico e familiar e integra uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) com a Fundação Gregório de Mattos (FGM). A entrada é gratuita, mediante inscrição online pelo site.

Criada pela atriz Alethea Novaes, a montagem conta com a participação de artistas convidados, e apresenta cenas dramáticas que tratam das diversas formas de violência: física, psicológica, patrimonial, sexual e moral.

A proposta é levar ao público informações sobre os tipos de agressão e os caminhos possíveis para enfrentamento, denúncia e superação dessas situações. Reflorescer mulher busca evidenciar a violência e, ao mesmo tempo, destacar a resistência das mulheres.

A direção é de Marcelo Flores, com dramaturgia de Claudia Barral e argumento original de Novaes, que também atua na peça. O elenco conta com Ana Clara Veras, Dionne Barreto, Nanda Lisboa, Sabrina Bispo e Tiago Querino. O cenário foi desenvolvido por Flores, com elementos visuais assinados por Célia Peixoto e iluminação de Otávio Correia.

Selo Literário João Ubaldo Ribeiro tem inscrições abertas

As inscrições para o Selo Literário João Ubaldo Ribeiro – Ano V, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), seguem abertas até 30 de abril. A iniciativa é voltada para autores nascidos em Salvador ou que residam na cidade há pelo menos dois anos. O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site.

O projeto contempla sete categorias: conto, crônica, dramaturgia, literatura infantil, poesia, romance e literatura negra. Nesta última, são aceitas obras de qualquer gênero, desde que os autores sejam autodeclarados negros e que abordem temáticas raciais ou afrodiaspóricas.

A partir desta edição, o livro selecionado na categoria Literatura Infantil será publicado também em Braille e fonte ampliada.

Cada obra escolhida será publicada com tiragem de mil exemplares e distribuída para bibliotecas públicas de Salvador. Também será produzida uma versão digital. Os autores selecionados receberão um prêmio no valor de R$ 10 mil.

O Selo João Ubaldo Ribeiro é um dos projetos da política pública da Prefeitura de Salvador com foco no fomento ao livro e ao hábito da leitura, além da difusão de escritores e novos autores. Ele vem em três grandes vertentes: o fomento econômico, o criativo da literatura e o de leitores”, afirma Jane Palma, gerente de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da FGM.

O autor Amós Heber foi um dos contemplados na última edição, com o livro “O Evangelho segundo os negros”. Ele avalia positivamente a iniciativa e destaca sua importância para o fortalecimento da cena literária local.

Foi uma grande honra participar, primeiro por ser fã de João Ubaldo, desde quando fiz minha peça de formatura. Sou bacharel em Artes Cênicas e a peça foi uma adaptação do livro Viva o Povo Brasileiro“.

O Selo João Ubaldo Ribeiro é de suma importância por dar voz a escritores e escritoras da nossa terra e evidenciar para a sociedade que essa produção está viva e pulsante. O prêmio traz o suporte para o autor ser publicado e distribuído – que é o mais importante – em toda a rede de bibliotecas em Salvador, além de ter a obra em mãos”, completou.

Literatura negra como espaço de afirmação

A obra de Heber foi contemplada na categoria Literatura Negra, incluída na terceira edição do selo e mantida em 2025.

A literatura negra tem propriedade em tratar de assuntos que são nossos: o lugar de fala, da expressão, de resgate da ancestralidade, de relatar o que é ser um negro contemporâneo e soteropolitano, sobre felicidade, tristeza, preconceito, afirmação, conquistas e novos passos dentro dessa tentativa de igualdade em relação a todos que convivem na sociedade”, afirmou.

Além do livro de Heber, a coleção do Ano IV inclui “Mas tanto faz”, de Saulo Dourado; “Josephine, minha neguinha”, de Breno Fernandes; “Digamos que seja um caderno”, de Marina Martinelli; “Caboclos símbolos: manifestações e representações cívico-artístico-culturais da Independência do Brasil na Bahia”, de Cláudio Rafael Almeida de Souza; “As aventuras de Gaiopã”, de Vania Britto; e “Aos trinta, síndico, Carlos e outras crônicas escolhidas”, de Ricardo Sangiovanni.

O escritor Marcus Vinícius Rodrigues, que ocupa a cadeira 28 da Academia de Letras da Bahia, participou do projeto como autor selecionado com a obra “Manual para composição de vitrais” e também como membro da banca avaliadora das obras inscritas.

Ações afirmativas e critérios de seleção

Em alinhamento com a Política de Ações Afirmativas da FGM, o edital prevê a reserva de vagas para autores autodeclarados negros (pretos e pardos), com a seleção de até duas obras na categoria Literatura Negra. Também estão previstas seleções de uma obra por autores autodeclarados indígenas e pessoas com deficiência (PcD), nas demais categorias.

Redação

Redação

Mais Lidas

Cultura

Últimas Notícias

Hugo Calderano faz história e conquista título inédito para o Brasil no tênis de mesa -
Esporte 20/04/2025 às 19:01

Hugo Calderano faz história e conquista título inédito para o Brasil no tênis de mesa

Brasileiro derrotou o chinês Lin Shidong, atual número 1 do ranking mundial, com um desempenho dominante: 4 sets a 1


ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia -
Política 20/04/2025 às 18:10

ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia

Encontro teve como pauta central as articulações para o pleito e reuniu diversos prefeitos da região


BBB 25: último paredão define quem se junta a Guilherme na disputa por prêmio milionário -
BBB 25 20/04/2025 às 17:19

BBB 25: último paredão define quem se junta a Guilherme na disputa por prêmio milionário

João Pedro, Renata e Vitória Strada disputam as duas vagas restantes na grande final do reality show


Bolsonaro completa sete dias de internação, tem boa evolução clínica e ainda não tem previsão de alta -
Política 20/04/2025 às 16:28

Bolsonaro completa sete dias de internação, tem boa evolução clínica e ainda não tem previsão de alta

Cirurgia teve como objetivo tratar bloqueio intestinal causado por aderências


Esnobado pela Time: Lula não entra na lista dos 100 mais influentes do mundo em 2025 -
Política 20/04/2025 às 15:37

Esnobado pela Time: Lula não entra na lista dos 100 mais influentes do mundo em 2025

Esta é a primeira vez, desde 2019, que Brasil não tem representantes na publicação, que é dividida em seis categorias


Vitória tenta surpreender Fluminense de Renato Gaúcho e embalar no Brasileirão -
Esporte 20/04/2025 às 14:48

Vitória tenta surpreender Fluminense de Renato Gaúcho e embalar no Brasileirão

Partida ocorre às 18h30 deste domingo (20), em confronto válido pela 5º rodada do Brasileirão


Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita -
Cidades 20/04/2025 às 13:57

Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita

Apenas na última semana, Starlink obteve autorização para lançar mais 7,5 mil satélites


17 mil itens e clássicos inesquecíveis: acervo digital homenageia Mario Vargas Llosa -
Cultura 20/04/2025 às 13:06

17 mil itens e clássicos inesquecíveis: acervo digital homenageia Mario Vargas Llosa

Ação integra acervo da BiblioSP e oferece acesso gratuito a clássicos do Nobel de Literatura, como 'A festa do bode' e 'A guerra do fim do mundo'


Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa -
Cidades 20/04/2025 às 12:15

Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa

‘Que a Ressureição de Cristo inspire renascimentos dentro de nós: mais amor, mais paz, mais propósito’, diz prefeitura de Salvador


Papa Francisco faz breve aparição e pede cessar-fogo em Gaza em mensagem de Páscoa: ‘a paz é possível’ -
Internacional 20/04/2025 às 11:24

Papa Francisco faz breve aparição e pede cessar-fogo em Gaza em mensagem de Páscoa: ‘a paz é possível’

Missa foi presidida pelo cardeal Angelo Comastri, mas homilia foi preparada pelo próprio pontífice