Teatro Gregório de Mattos recebe peça sobre violência contra a mulher nesta quinta e sexta; saiba como assistir
Peça discute violência contra a mulher no ambiente doméstico e familiar
Divulgação
O Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro de Salvador, recebe o espetáculo Reflorescer mulher nesta quinta-feira (10), às 16h, e na sexta-feira (11), às 15h e 17h. A peça discute a violência contra a mulher no ambiente doméstico e familiar e integra uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) com a Fundação Gregório de Mattos (FGM). A entrada é gratuita, mediante inscrição online pelo site.
Criada pela atriz Alethea Novaes, a montagem conta com a participação de artistas convidados, e apresenta cenas dramáticas que tratam das diversas formas de violência: física, psicológica, patrimonial, sexual e moral.
A proposta é levar ao público informações sobre os tipos de agressão e os caminhos possíveis para enfrentamento, denúncia e superação dessas situações. Reflorescer mulher busca evidenciar a violência e, ao mesmo tempo, destacar a resistência das mulheres.
A direção é de Marcelo Flores, com dramaturgia de Claudia Barral e argumento original de Novaes, que também atua na peça. O elenco conta com Ana Clara Veras, Dionne Barreto, Nanda Lisboa, Sabrina Bispo e Tiago Querino. O cenário foi desenvolvido por Flores, com elementos visuais assinados por Célia Peixoto e iluminação de Otávio Correia.
Selo Literário João Ubaldo Ribeiro tem inscrições abertas
As inscrições para o Selo Literário João Ubaldo Ribeiro – Ano V, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), seguem abertas até 30 de abril. A iniciativa é voltada para autores nascidos em Salvador ou que residam na cidade há pelo menos dois anos. O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site.
O projeto contempla sete categorias: conto, crônica, dramaturgia, literatura infantil, poesia, romance e literatura negra. Nesta última, são aceitas obras de qualquer gênero, desde que os autores sejam autodeclarados negros e que abordem temáticas raciais ou afrodiaspóricas.
A partir desta edição, o livro selecionado na categoria Literatura Infantil será publicado também em Braille e fonte ampliada.
Cada obra escolhida será publicada com tiragem de mil exemplares e distribuída para bibliotecas públicas de Salvador. Também será produzida uma versão digital. Os autores selecionados receberão um prêmio no valor de R$ 10 mil.
“O Selo João Ubaldo Ribeiro é um dos projetos da política pública da Prefeitura de Salvador com foco no fomento ao livro e ao hábito da leitura, além da difusão de escritores e novos autores. Ele vem em três grandes vertentes: o fomento econômico, o criativo da literatura e o de leitores”, afirma Jane Palma, gerente de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da FGM.
O autor Amós Heber foi um dos contemplados na última edição, com o livro “O Evangelho segundo os negros”. Ele avalia positivamente a iniciativa e destaca sua importância para o fortalecimento da cena literária local.
“Foi uma grande honra participar, primeiro por ser fã de João Ubaldo, desde quando fiz minha peça de formatura. Sou bacharel em Artes Cênicas e a peça foi uma adaptação do livro Viva o Povo Brasileiro“.
“O Selo João Ubaldo Ribeiro é de suma importância por dar voz a escritores e escritoras da nossa terra e evidenciar para a sociedade que essa produção está viva e pulsante. O prêmio traz o suporte para o autor ser publicado e distribuído – que é o mais importante – em toda a rede de bibliotecas em Salvador, além de ter a obra em mãos”, completou.
Literatura negra como espaço de afirmação
A obra de Heber foi contemplada na categoria Literatura Negra, incluída na terceira edição do selo e mantida em 2025.
“A literatura negra tem propriedade em tratar de assuntos que são nossos: o lugar de fala, da expressão, de resgate da ancestralidade, de relatar o que é ser um negro contemporâneo e soteropolitano, sobre felicidade, tristeza, preconceito, afirmação, conquistas e novos passos dentro dessa tentativa de igualdade em relação a todos que convivem na sociedade”, afirmou.
Além do livro de Heber, a coleção do Ano IV inclui “Mas tanto faz”, de Saulo Dourado; “Josephine, minha neguinha”, de Breno Fernandes; “Digamos que seja um caderno”, de Marina Martinelli; “Caboclos símbolos: manifestações e representações cívico-artístico-culturais da Independência do Brasil na Bahia”, de Cláudio Rafael Almeida de Souza; “As aventuras de Gaiopã”, de Vania Britto; e “Aos trinta, síndico, Carlos e outras crônicas escolhidas”, de Ricardo Sangiovanni.
O escritor Marcus Vinícius Rodrigues, que ocupa a cadeira 28 da Academia de Letras da Bahia, participou do projeto como autor selecionado com a obra “Manual para composição de vitrais” e também como membro da banca avaliadora das obras inscritas.
Ações afirmativas e critérios de seleção
Em alinhamento com a Política de Ações Afirmativas da FGM, o edital prevê a reserva de vagas para autores autodeclarados negros (pretos e pardos), com a seleção de até duas obras na categoria Literatura Negra. Também estão previstas seleções de uma obra por autores autodeclarados indígenas e pessoas com deficiência (PcD), nas demais categorias.
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]