Novembro Negro traz agenda intensa para o Artesanato da Bahia
Programação inclui feiras, cursos e reconhecimento de artesãos em Salvador e no interior
Divulgação
No mês de celebração do Novembro Negro na Bahia, com uma programação voltada para pautas raciais, o Artesanato da Bahia se prepara para uma agenda intensa, focada na geração de renda e na valorização cultural. Diversos eventos que envolvem qualificação e comercialização de produtos de artesãs, artesãos, mestres e mestras artesãs acontecerão em Salvador e em outras cidades baianas.
Durante a primeira semana, entre esta segunda (4) e sexta-feira (8), a Feira Artesanato da Bahia será um destaque no Centro de Convenções Salvador, apresentando os produtos de artesãos e mestres aos participantes das reuniões temáticas e do encontro dos Ministros de Cultura do G20. Nesse mesmo período, entre 04 e 07 de novembro, a feira também irá comercializar produtos dos povos originários de várias regiões, durante o VI Acampamento Terra Livre – Bahia, que é promovido pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mopoiba), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Em Ipirá, as artesãs e artesãos da região estarão envolvidos no Curso de Finalização de Produto, que será ministrado por Rodrigo Lyra nos dias 04 e 05 de novembro, na Associação da Conceição.
O II Festival da Cerâmica Maragogipinho, que ocorrerá de 12 a 17 de novembro no distrito de Aratuípe, contará com a 5ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia nos dias 12 e 13, destinada a lojistas e revendedores de todo o Brasil. Durante o evento, também haverá a Caravana de Cadastramento da Carteira Nacional do Artesão, que irá reconhecer oficialmente a profissão de artesãs e artesãos do distrito e regiões vizinhas, entre 12 e 14 de novembro.
No âmbito do festival, Maragogipinho acolherá a Feira Artesanato da Bahia entre 15 e 17 de novembro, na Praça da Matriz. Nesse espaço, visitantes e compradores poderão adquirir peças decorativas e utilitárias produzidas por artesãs e artesãos da rota Boi Bilha, localizada no território de identidade Baixo Sul.
A trilha formativa “Tecendo Histórias: Criando Moda com as Crocheteiras”, iniciada em setembro, concluirá sua série de cursos em novembro. As crocheteiras finalizarão a formação com os cursos de Finalização e Acabamento da Coleção, ministrados por Amanda Raielly e Rodrigo Lyra, de 01 a 04 de novembro. Entre 06 e 08 de novembro, haverá aulas sobre Comercialização e Estratégias de Mercado, conduzidas por Carmem Alves e Daiane Batista.
As iniciativas do Programa Artesanato da Bahia são promovidas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia, em parceria com a Associação Fábrica Cultural.
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad