Morre Angela Ro Ro, ícone da MPB e pioneira na luta LGBTQIA+, ao 75 anos
Angela estava internada desde 17 de junho em uma Unidade de Tratamento Intensivo
Lucas Ávila / Divulgação
A cantora Angela Maria Diniz Gonçalves, conhecida como Angela Ro Ro, morreu, na manhã desta segunda-feira (8), aos 75 anos. O advogado da artista, Carlos Eduardo Lyrio, confirmou à TV Globo que ela teve uma nova infecção e não resistiu nesta manhã.
Angela estava internada desde 17 de junho na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Silvestre, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela deu entrada com uma infecção pulmonar e precisou passar por uma traqueostomia, procedimento que cria uma abertura na traqueia para facilitar a respiração. Em julho, iniciou fisioterapia e tratamento de reabilitação vocal.
Carreira e trajetória de Angela Ro Ro
A cantora começou a vida profissional cantando em bares no Rio de Janeiro e, em 1971, mudou-se para Londres, onde trabalhou como garçonete e faxineira. Retornou ao Brasil em 1974 e estreou no cenário artístico com o álbum Angela Ro Ro, lançado em 1979, com destaque para as faixas Amor Meu Grande Amor e Tola Foi Você.
Nos anos 1980, consolidou sua imagem pública por seu temperamento forte e envolvimento em polêmicas. Após o álbum de estreia, lançou Só Nos Resta Viver (1980) e Escândalo! (1981). Entre o final da década de 1980 e início dos anos 1990, lançou apenas dois discos: Prova de Amor (1988) e Ao Vivo – Nosso Amor ao Armagedon (1993).
Entre 2004 e 2005, apresentou o talk-show Escândalo no Canal Brasil, recebendo artistas da música popular brasileira. Em 2006, assinou com a Indie Records e lançou os álbuns Compasso e Ao Vivo.
Engajamento e polêmicas
Angela Ro Ro também se destacou como uma das pioneiras do movimento LGBTQIA+ no Brasil, atuando contra a lesbofobia. No início dos anos 1980, assumiu um relacionamento com Zizi Possi, que terminou de forma conturbada. Zizi a acusou de agressão, o que repercutiu na imprensa e influenciou a repercussão do álbum Escândalo! (1981).
Durante a pandemia de covid-19, a cantora buscou apoio financeiro nas redes sociais, afirmando que usaria os recursos para manter os funcionários durante o isolamento. “Vou deixar de pagar a minha empregada que, inclusive, não está bem de saúde nem vem trabalhar? Claro que não. Vou repassar a dificuldade? Não vou fazer sacanagem com os outros”, disse à época ao jornal Extra.
Em 2025, Angela voltou a pedir ajuda pública após ser hospitalizada com suspeita de câncer. “Fui diagnosticada com infecção no sangue e suspeita de câncer. Eu não iria brincar com o assunto mais sério, pois eu amo a minha vida, eu amo a vida de todos. Qualquer valor será bem-vindo”, afirmou em vídeo publicado no Instagram.
Segundo o advogado Carlos Eduardo Lyrio, a cantora passou os últimos meses de vida dependendo de doações. “Cabe ressaltar que as doações que foram recentemente solicitadas ainda são muito bem vindas, pois esta é, atualmente, a sua única fonte de renda”, declarou em comunicado divulgado em julho.
Famosos lamentam morte de Angela Ro Ro
Ao receberem a informação, colegas de profissão e fãs de Angela homenagearam a artista nas redes sociais. A atriz e apresentadora Dadá Coelho escreveu: “Que tristeza. A dona da voz. A gigante Ângela Rorô nos deixou. Descanse em paz, minha muito querida”.
A apresentadora Ana Maria Braga destacou que a voz de Angela nunca se calará. “Com o coração apertado, recebemos a notícia da partida de Angela RoRo. Sua voz, tão única, não se calará com o tempo… seguirá viva em cada canção. Que permaneçam para sempre a música, o carinho e a poesia que ela deixou em nossas vidas. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs”.
A atriz e cantora Andréa Veiga destacou a luta da artista nos últimos meses. “Ela lutou muito, mas não deu! Leve todo seu talento! Vá em paz, você fez a diferença. Obrigada a todos que ajudaram nesse momento tão delicado”.
Zezé Motta, atriz e amiga de longa data, frisou que guardará consigo momentos vividos com a cantora. “Amiga de mais de meio século, companheira de vida e de arte. Hoje me despeço de Angela Roro. Guardo comigo cada lembrança, cada encontro e cada gesto de carinho. Que ela descanse em paz, sempre irreverente, única, foi dona de um talento que era incrível. Sua voz segue ecoando no mundo e no meu coração, para sempre. Triste”.
Mais Lidas
Cultura
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Últimas Notícias
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo