Guerreiro enaltece importância do 2 de Julho: ‘Festa cívica, religiosa e pagã simultaneamente’

Presidente da FGM destaca remontagem do espetáculo ‘Aos pés do caboclo’, que acontece neste sábado e domingo, no Campo Grande


Vixe d-flex me-2
Raiane Veríssimo 28/06/2024 16:00 CulturaDestaques
Guerreiro enaltece importância do 2 de Julho: ‘Festa cívica, religiosa e pagã simultaneamente’ -

O presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, enalteceu, na manhã desta sexta-feira (28), a importância do 2 de Julho, que neste ano comemora 202 anos da Independência do Brasil na Bahia. Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, o diretor teatral falou sobre a programação cívica e cultural preparada pela Prefeitura de Salvador, que iniciará neste sábado (29) e acontece até o próximo dia 5 de julho.   

“É uma festa, para mim, muito querida, porque eu vou desde a infância. Eu acho que é uma festa que tem características que nenhuma outra tem, uma delas é que é uma festa cívica, religiosa e pagã simultaneamente. Isso não tem, não existe em lugar nenhum. Uma data histórica, ao mesmo tempo você tem a figura do Caboclo ligado às religiões, principalmente a umbanda. E você tem toda a parte profana, da diversão, e aí você vem com a fanfarras, as filarmônicas. É uma festa que tem uma fisionomia muito própria, que tem marcas muito próprias”, disse.

Segundo Guerreiro, a festa do 2 de Julho “mistura fé com civilidade”. “Porque aí vem a política, que eu, inclusive, acho que já faz parte da festa. Eu não tenho o menor problema com isso, porque as pessoas que dizem: ‘ah, o 2 de junho está sendo desvirtuado’, desvirtuado nada. A política faz parte do nosso dia-a-dia, e é ótimo que ela esteja na festa”, pontuou ao Portal M!.

Além do teste de popularidade de políticos em um ano eleitoral, o presidente da FGM afirmou que há dois grandes destaques na programação cultural desenvolvida pela prefeitura. Uma delas é a remontagem do espetáculo Aos pés do caboclo, pelo Balé Folclórico da Bahia, que acontece neste sábado (29) e domingo (30), a partir das 19h, no Campo Grande.

“Primeiro, estamos fazendo uma homenagem a Lia Robatto [coreógrafa]. O Balé Folclórico está remontando Aos pés do caboclo, que foi um espetáculo, por incrível que pareça, [que] me fez decidir fazer teatro. Ele aconteceu em 1977, no mês em que eu entrei no primeiro curso de teatro da vida. Então, esse ano, eu chamei Vavá [Botelho, fundador da companha] e falei, vamos remontar isso aí, tem tudo a ver com o 2 de julho. E aí o Balé topou, já está acompanhando o processo, coreografia de Zebrinha e mais de 200 artistas vão estar no Campo Grande”.

Segundo ele, o espetáculo vai ter “uma performance imensa”, com iluminação de mais de mil refletores. “Vai ser realmente uma coisa muito bonita que vai ocupar o chão, inclusive, porque a ideia não é palco. O espetáculo acontece num tablado, literalmente, aos pés do Caboclo, e o monumento é um cenário, eles dançam no monumento”.

De acordo com Guerreiro, outro destaque será a programação de shows em Salvador. Na segunda-feira (1º), quando os fogos simbólicos se encontram na capital baiana, um show especial do Cortejo Afro vai ocorrer, a partir das 17h, no Largo de Pirajá. No mesmo dia, a partir das 18h, ocorre a Ultramaratona da Independência, com 12 horas de prova, saindo da orla da Boca do Rio.

Já na terça-feira (2), além do desfile cívico, também será realizado, a partir das 17h30, o 33º Encontro de Filarmônicas, no Campo Grande. Passado o 2 de Julho, a programação cultural segue, no mesmo local, com shows até a próxima sexta-feira (5). Vão se apresentar no palco montado na praça os cantores Jerônimo e Banda Mont Serrat e Mariene de Castro, além do Coral da Cidade do Salvador e do Baile da Independência com a Orquestra do Maestro Fred Dantas e convidados.

“O 2 de Julho tem uma marca muito forte, então temos Mariene, show de Gerônimo que já é tradição com o baile da independência de Fred Dantas e também tem o encontro de filarmônicas”, ressaltou ao Portal M!.

Volta do Caboclo

Fernando Guerreiro também destacou outro ponto alto das festividades, que é a volta do Caboclo na sexta, às 18h30. Segundo ele, o percurso entre o Campo Grande à Lapinha é feito em três horas e meia.

“Essas coisas de Salvador que são inexplicáveis. Tem uma epopeia pro Caboclo entrar, o Caboclo volta pra casa, as pessoas não querem deixar ele entrar, incorporam. É muito bom, é divertido, porque vai numa velocidade absurda, então você vai dançando e andando pela rua, rápido, nem percebe. O Caboclo fica no Campo Grande, do dia 2 até o dia 5 e volta pra casa”, contou.

Concursos

Como já é uma tradição do 2 de Julho, o concurso da fachada das casas também será realizado neste ano. Como em 2023, a apresentação das balizas também será premiada. O desfile sai da Câmara Municipal de Salvador (CMS), na terça-feira (2), por volta das 14h, em direção à Avenida Sete.

“Desde o ano passado, nós percebemos uma grande aglomeração LGBTQIAP+ na Mercês, à tarde. As balizas são trans, então eles se reúnem na Mercês para ver o show das balizas. Aí, eu criei um concurso para escolher a melhor baliza. É divertidíssimo, já fizeram um documentário sobre isso”, completou Guerreiro ao Portal M!.

Leia também:

Prefeitura anuncia programação do 2 de Julho com comemoração cívica e shows de Mariene de Castro e Cortejo Afro

Filarmônicas da Bahia realizam encontro musical para celebrar 2 de Julho

Balé Folclórico abre festejos do 2 de Julho em Salvador neste sábado

Mais Lidas

Cultura

Últimas Notícias

Governo anuncia que VLT de Salvador terá vagões adaptados para marisqueiras e ambulantes -
Cidades 23/10/2024 às 22:00

Governo anuncia que VLT de Salvador terá vagões adaptados para marisqueiras e ambulantes

Os trens, fabricados pela CAF, devem chegar ao Brasil em 2025


Mercado imobiliário baiano cresce 38%, com quase 8 mil novos lançamentos -
Cidades 23/10/2024 às 21:40

Mercado imobiliário baiano cresce 38%, com quase 8 mil novos lançamentos

Dados apontam que, só este ano, foram lançadas 7.912 unidades imobiliárias


Cardiologista Nilzo Ribeiro será homenageado com a Medalha 2 de Julho na AL-BA -
Política 23/10/2024 às 21:20

Cardiologista Nilzo Ribeiro será homenageado com a Medalha 2 de Julho na AL-BA

O médico é considerado um dos ícones da medicina moderna na Bahia


Governador autoriza criação de 20 leitos de UTI no Hospital Geral de Camaçari -
Política 23/10/2024 às 21:00

Governador autoriza criação de 20 leitos de UTI no Hospital Geral de Camaçari

Obra terá um investimento estimado em R$ 20 milhões, dos quais R$ 10,9 milhões serão oriundos de emendas federais


Éden chama ACM Neto de ‘porta-voz da violência’ em resposta às críticas sobre segurança -
Política 23/10/2024 às 20:40

Éden chama ACM Neto de ‘porta-voz da violência’ em resposta às críticas sobre segurança

Presidente do PT Bahia reforçou que sigla vai apresentar uma denúncia-crime contra o ex-prefeito de Salvador


Arena Fonte Nova inicia biometria facial em novembro com foco em segurança e agilidade -
Cidades 23/10/2024 às 20:20

Arena Fonte Nova inicia biometria facial em novembro com foco em segurança e agilidade

Reconhecimento facial será obrigatório para todos os torcedores, incluindo menores com gratuidade e sócios


Luiz Fux rejeita queixa-crime de Michelle Bolsonaro contra a deputada Erika Hilton -
Política 23/10/2024 às 20:00

Luiz Fux rejeita queixa-crime de Michelle Bolsonaro contra a deputada Erika Hilton

Declaração foi interpretada pela ex-primeira-dama como acusação direta e injuriosa


Geddel rebate ACM Neto e diz que ex-prefeito vibra com problemas da população: ‘Não tem nada na cabeça’ -
Política 23/10/2024 às 19:40

Geddel rebate ACM Neto e diz que ex-prefeito vibra com problemas da população: ‘Não tem nada na cabeça’

Ex-prefeito tem intensificado as críticas ao governador do estado, principalmente diante da situação da segurança pública


Relator do Orçamento 2025, Angelo Coronel promete transparência em projeto sobre emendas parlamentares -
Política 23/10/2024 às 19:20

Relator do Orçamento 2025, Angelo Coronel promete transparência em projeto sobre emendas parlamentares

PL visa atender às demandas do ministro do STF, Flávio Dino, que pediu maior rastreabilidade dos recursos enviados via emendas


ACM Neto responde a ameaça de processo de Jerônimo: ‘Não pensem que vão me calar’ -
Política 23/10/2024 às 19:00

ACM Neto responde a ameaça de processo de Jerônimo: ‘Não pensem que vão me calar’

Ex-prefeito de Salvador critica foco do governo em ações judiciais enquanto a criminalidade aumenta na Bahia


Vixe