Pular para o conteúdo
Início » Espetáculo celebra a força de mulheres pretas e a importância da identidade cultural de Salvador

Espetáculo celebra a força de mulheres pretas e a importância da identidade cultural de Salvador

Peça estreia em julho na Fundação Pierre Verger com entrada gratuita

Neste mês de julho acontece a estreia do espetáculo “Santana” obra teatral que exalta a força das mulheres pretas e a tradição do Samba Junino. Com a história assinada por Joseane Nascimento e direção de Daniel Arcades, a peça conecta três gerações de mulheres pretas em uma narrativa que celebra a ancestralidade e a identidade cultural de Salvador. 

Ambientado em meio ao Engenho Velho de Brotas, a peça explora os conflitos de gerações através das personagens Cremilda, Marta e Nalia, interpretadas por Arlete Dias, Evana Jeyssan e Naira da Hora. Os conflitos familiares são envolvidos pelo ritmo do Samba Junino, que também exalta a força feminina, o sincretismo religioso e ancestralidade.  

O espetáculo estará em cartaz nos dias 18 e 19 de julho, com sessões às 15h e às 19h, com entrada franca. O teatro também oferece atividades complementares, visando ampliar o debate das temáticas apresentadas ao longo da peça.  

No dia 19 de julho, a Fundação Pierre Verger sediará um Encontro de Dramaturgia, com a participação de Daniel Arcades e Joseane Nascimento, com a intuito de explorar a cultura popular através das narrativas culturais. Além da realização de uma oficina de precursão com o grupo Meu Samba. O projeto “Santana” contará ainda com uma versão audiovisual, dirigida por Thiago Romero, para uso educacional. 

Realizado pela DAN Território de Criação, “Santana” foi contemplado pelo edital Territórios Criativos e recebeu recursos da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, Prefeitura de Salvador, e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal 

Leia também:

Pablo descarta fazer pausa na ‘sofrência’

Prefeitura entrega Arena da Capoeira nesta quinta-feira

Samara Said