Em Ruy Barbosa, Museu das Artes e Ofícios de Orobó guarda relíquias da história nordestina e encanta visitantes
Projeto criado por Leonardo Santos, servidor do MP-BA, resgata memória histórica do povoado de Morro das Flores
Instagram/@ranchorecantodachapada
O Museu de Artes e Ofícios do Orobó, situado no distrito de Morro das Flores, na zona rural do município de Ruy Barbosa, abriga um acervo que resgata a história e a identidade cultural da Chapada Diamantina. Fundado há mais de dez anos por Leonardo de Oliveira Santos, servidor do Ministério Público da Bahia (MP-BA), o museu reúne mais de mil peças, das quais cerca de 500 estão em exposição permanente.
O espaço está instalado no Rancho Recanto da Chapada, propriedade de Leonardo, localizada no sopé da Serra do Orobó, uma cordilheira de cerca de 20 km de extensão. A poucos quilômetros do centro urbano e do núcleo histórico de Morro das Flores, o museu atua como referência em turismo de base comunitária, promovendo a valorização do patrimônio material e imaterial da região.
Segundo o curador, a proposta tem como base os princípios dos museus orgânicos, que aliam memória e vivência no cotidiano. “O nosso projeto tem exatamente o alicerce na filosofia dos museus orgânicos, de revelar a beleza da história a partir de um espaço de uso comum, de um espaço de vivência”, explicou Leonardo.
O museu está aberto à comunidade e visitantes sem exigência de contribuição financeira. O objetivo, segundo o fundador, é garantir o acesso à cultura de forma democrática. “Aqui nós recebemos a comunidade independentemente da forma, independentemente do vestimento, independentemente de taxa de contribuição”, destacou.
Entre os destaques do acervo estão o primeiro sino da primeira igreja da Vila do Orobó, localizada em Morro das Flores, além de um mobiliário entalhado à mão que remete ao período imperial. Há ainda uma coleção de cutelaria nordestina, com armas brancas fabricadas artesanalmente, e uma espada de 1889, produzida no contexto da proclamação da República.
“Encontramos aqui instrumentos importantíssimos, como uma coleção de armas brancas, de punhais de fabricação artesanal, um capítulo à parte da história do Nordeste”, afirmou Leonardo. “Me considero um professor de coração, mas a paixão pela história nos levou a reunir esse acervo”, acrescentou.
Além da proposta museológica, o espaço abriga uma Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) e promove atividades de educação ambiental voltadas para estudantes da região. “O museu enquanto ferramenta pedagógica abre o olhar do aluno para ele entender a relevância da história e a beleza do seu povo, vivenciando isso no dia a dia”, afirmou o curador.
O projeto também é fonte para a formação acadêmica de jovens locais. O estudante de Letras Roberto Andrade, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), utilizou o livro Vivências no Orobó: memórias poéticas, de autoria de Leonardo, como base para um trabalho de pesquisa. Ele defende a inserção da obra no currículo das escolas da região, reconhecendo o valor educativo do conteúdo histórico.
Prêmio Servidor Cidadão
A iniciativa ganhou reconhecimento estadual em 2022, quando ficou em terceiro lugar no Prêmio Servidor Cidadão, concedido pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb). A premiação homenageia servidores públicos que desenvolvem ações voluntárias com impacto social, cultural ou ambiental.
Durante a cerimônia, Leonardo foi acompanhado por representantes do MP-BA e destacou a importância do reconhecimento. “Receber o prêmio nos traz um sentimento de contemplação, tendo em vista que se dedicar à cultura, meio ambiente e à história dos nossos povos é algo muito caro para a nossa sociedade”, disse na ocasião.
Atividades desempenhadas no Museu de Artes e Ofícios do Orobó
O Museu de Artes e Ofícios do Orobó também promove atividades como trilhas, observação de aves e acampamentos. A cidade de Ruy Barbosa abriga 25,6% da biodiversidade de avifauna da Bahia, o que reforça o potencial da região para o turismo ecológico e educativo.
Ao enfatizar o valor simbólico do local, Leonardo destacou que o nome Orobó tem origem controversa, podendo vir tanto dos povos originários, quanto da matriz africana. Ele também reforçou que a cidade baiana homenageou Ruy Barbosa ainda em vida, ao ser emancipada em 1922, 40 anos antes da cidade homônima no Rio Grande do Norte.
Confira imagens do Museu de Artes e Ofícios do Orobó:
Mais Lidas
Cultura
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas