Curto Circuito das Artes agita verão de Salvador com 57 apresentações gratuitas
Festival cultural traz espetáculos de música, teatro, dança e circo entre janeiro e fevereiro de 2025
O verão de Salvador ganhará ainda mais vida com a segunda edição do Curto Circuito das Artes. Entre 8 de janeiro e 16 de fevereiro de 2025, moradores e turistas poderão aproveitar uma programação intensa com 57 apresentações gratuitas distribuídas por seis espaços culturais da cidade. O evento abrange espetáculos de música, dança, teatro e circo, com atividades voltadas tanto para adultos quanto para crianças.
Abertura do festival com Lilica Rocha e Edvana Carvalho
A estreia do Curto Circuito das Artes acontece no dia 8 de janeiro com duas atrações principais. Às 16h, no Teatro Gregório de Mattos, a cantora mirim Lilica Rocha apresenta o show “Baba Yaga”, prometendo uma mistura vibrante de músicas do seu segundo disco e releituras de clássicos infantis e da Axé Music.
Mais tarde, às 19h, no Espaço Cultural da Barroquinha, a atriz baiana Edvana Carvalho sobe ao palco com a peça “Aos 50 quem me aguenta”. O espetáculo reflete sobre os desafios enfrentados por mulheres negras, nordestinas e com mais de 50 anos, em uma sociedade ainda patriarcal.
“Somos bem diferentes das nossas avós, somos mulheres atuantes no mercado, na vida como um todo, muitas vezes refazendo nossas próprias vidas”, afirma Edvana.
Programação diversa em vários espaços culturais
Realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), em parceria com a Funarte e o Ministério da Cultura, o festival tem como objetivo fortalecer a cena cultural soteropolitana. De novembro de 2024 a fevereiro de 2025, o evento ocupará espaços culturais como Quarteirão das Artes, Espaços Boca de Brasa e outros centros culturais espalhados por Salvador.
De acordo com Chicco Assis, diretor de Patrimônio e Equipamentos Culturais da FGM, o festival é um “caldeirão fervilhando de teatro, dança, música, circo, artes visuais, performance e muito mais”.
Espetáculos e atividades formativas
Além das apresentações principais, o festival inclui atividades formativas. No dia 9 de janeiro, a peça “Aos 50 quem me aguenta” será acompanhada por uma Oficina de Interpretação Teatral e Expressão Vocal no Espaço Boca de Brasa Valéria. Com 20 vagas disponíveis, a oficina abordará técnicas de improvisação e construção de personagens.
Outras apresentações incluem os monólogos “Surf no Caos”, de Rita Assemany, e “Vou te Contar”, de Marcelo Praddo, além do espetáculo de dança “Entrelinhas” e o show musical “Sibí Dúdú”.
As apresentações do Curto Circuito das Artes são gratuitas, com distribuição de ingressos nos locais dos espetáculos, respeitando a capacidade de cada espaço.
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Ingressos para Ensaios da Anitta em Salvador começam a ser vendidos
Cultura
Thathi agita Révellion de Salvador com show inédito ‘Aquele Rock Axé’
Ariano Suassuna é celebrado com peças e filme em Salvador e nos cinemas
Últimas Notícias
Novos kits praia são instalados em Salvador para incentivar descarte correto de resíduos
Foram colocados 40 novas lixeiras com coleta seletiva entre praias de Jaguaribe e Stella Maris
Estudo aponta crise de saúde mental na adolescência
Estudo global aponta aumento alarmante de casos de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais entre jovens
Dívida Pública Federal supera R$ 7,2 trilhões em novembro
Número representa um crescimento de 1,85% em relação a outubro, quando o valor era de R$ 7,073 trilhões
Moraes dá 48 horas para Exército explicar visitas a militares investigados por plano golpista
Conforme o ministro, visitas envolvem parentes e advogados do general da reserva Mario Fernandes e dos tenentes-coronéis Rodrigo Bezerra Azevedo e Hélio Ferreira Lima
Thathi agita Révellion de Salvador com show inédito ‘Aquele Rock Axé’
Cantora baiana homenageia 40 anos do Axé Music e promete um show inesquecível na Arena Canto da Cidade
Prefeitura de Salvador abre seleção com 100 vagas para rede municipal de ensino
Processo seletivo tem como objetivo a contratação de profissionais para funções temporárias de professor substituto e coordenador pedagógico
Renata Vidal diz que Festival da Virada fortalece imagem de Salvador como um dos principais destinos do Réveillon
Titular da Secom também destacou os investimentos da prefeitura em tecnologia, com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos espectadores
Guarda Municipal terá efetivo de 500 agentes para o Festival Virada Salvador
GCM realizará patrulhamento preventivo, protegerá os equipamentos públicos e controlará o acesso do público em conjunto com outras secretarias
Bruno Reis alfineta Governo do Estado após patrocínio ao Pôr-do-Som: ‘Finalmente fez alguma coisa no Réveillon’
Prefeito também enfatizou a preparação para o Festival Virada Salvador, tratado por ele como o 'maior Réveillon do Brasil'
Isaac Edington ressalta importância do Festival Virada Salvador e destaca: ‘Maior evento em espaços públicos do Brasil’
Presidente da Saltur enfatizou que a expectativa é repetir o sucesso dos últimos anos do festival