Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental

Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari


Iago Bacelar
Iago Bacelar 02/02/2026 21:30 • Cultura
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental - Reprodução/Patrick Abreu
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A localidade de Arembepe, na orla de Camaçari, viveu, nesta segunda-feira (2), mais uma edição da tradicional homenagem a Iemanjá, reunindo moradores, visitantes e representantes do poder público em um dia marcado por devoção, cultura e respeito à ancestralidade afro-brasileira. A celebração reafirmou a ligação histórica entre o povo baiano e a rainha das águas, considerada a “mãe de todas as cabeças” pelas religiões de matriz africana.

Desde as primeiras horas do dia, a movimentação tomou conta da região. Ainda antes do nascer do sol, a alvorada de fogos anunciou o início dos festejos, enquanto grupos de capoeira como Abolição, Kirubê e Inzo deram o tom da recepção ao público, com ginga e batuques que evidenciaram a força das raízes culturais presentes na festa.

Celebração reforça identidade e memória coletiva

Vestidos majoritariamente de branco e azul, moradores, turistas e autoridades participaram das homenagens à grande mãe dos orixás. As orações silenciosas, os cânticos e os gestos de fé marcaram uma celebração que atravessa gerações e segue preservando símbolos fundamentais da identidade cultural de Arembepe e de todo o litoral baiano.

Integrante da comissão organizadora, Rosana Almeida destacou a relação direta da festa com a história de sua família e da comunidade. Segundo ela, a tradição teve início com a tia, Dona Lindaura, considerada a grande incentivadora da celebração local.

“Esse ano, o evento completa 54 anos. Tenho 51, então bem pequena, ainda criança, sempre participei da entrega do presente. A partir da adolescência, minha tia Lindaura passou a me ensinar algumas coisas, eu saía com ela pra comprar flores, recebia as pessoas na casa dela. Por volta dos meus 20 anos foi quando, de fato, eu passei a participar mais diretamente na organização”, lembrou.

Rosana revelou ainda que desde 2016 é responsável pela organização dos festejos. Segundo ela, o pedido partiu da própria tia, no anterior. “Em 2015 ela fez um pedido pra mim e pra minha prima, de que se ela partisse, que a gente desse continuidade à tradição. Pra nossa tristeza, naquele mesmo ano ela desencarnou, e aí em 2016 a gente juntou um grupo de amigos, da família, pescadores, algumas pessoas da comunidade, e demos continuidade. E hoje, em 2026, continuamos perpetuando esse legado”.

Cortejo leva oferendas ao mar

Ao som da Charanga Status, o cortejo teve início no espaço da Preguiçosa, localizado ao fundo da Colônia de Pescadores Z-14. A procissão seguiu até a praia levando balaios com oferendas, preparados com cuidado e devoção. Flores, pedidos e agradecimentos foram conduzidos até os barcos, que partiram mar adentro para entregar os presentes à rainha dos mares, em um ritual que simboliza renovação de promessas e fortalecimento da fé.

Durante a celebração, o prefeito Luiz Caetano (PT) ressaltou a relevância das manifestações tradicionais para a cultura local. Ele também destacou o apoio da Prefeitura de Camaçari para a realização do evento, a exemplo da oferta de moto aquática e coletes salva-vidas.

“É uma festa muito bonita, bem organizada e com grande participação popular, que está no calendário dos eventos do município e da Bahia. A gente articulou todo o suporte, incluindo boias, coletes salva-vidas e também moto aquática, pra que tudo acontecesse com segurança, fazendo uma festa em paz”, pontuou o prefeito.

Tradição que atravessa gerações

Para quem vive na localidade, a festa representa um compromisso anual com a fé. A moradora Rubenilda Guedes, de 63 anos, afirmou que participa da celebração todos os anos e vê no evento um momento especial de devoção coletiva. “Venho todos os anos. Um gesto importante de fé, e acho um evento muito lindo. É a melhor festa que tem”, afirmou.

Já para Sidia Braga, de 46 anos, que voltou a participar da homenagem pelo segundo ano consecutivo, a organização e a proximidade com sua residência foram fatores decisivos para repetir a experiência. “Vim ano passado e gostei da organização, achei bem bacana, então por ser próximo, na minha própria cidade, e um evento tão bonito, voltei este ano para repetir. Estar aqui hoje é um gesto de fé e agradecimento”, ressaltou.

Programação cultural e consciência ambiental

Após o ritual no mar, a celebração seguiu em terra firme no Largo das Peixarias, onde foi montado um palco para apresentações culturais. Às 11h, teve início os shows do músico Rege FX, das bandas SDL – Samba do Litoral e Chegue Mais, além da cantora Laércia Dantas, reunindo diferentes ritmos que valorizam a produção cultural de Camaçari.

As homenagens a Yemanjá também aconteceram em outros pontos do município. Em Itacimirim, a entrega dos presentes ocorreu às 13h, com cortejo saindo da Praça da Espera. Já em Jauá, a procissão teve início às 16h, partindo do Barracão dos Pescadores, ampliando o alcance da celebração no litoral.

Um dos destaques da festa é o compromisso com o cuidado ambiental. As comissões organizadoras adotam o Projeto Presente Consciente, que incentiva a preservação do ecossistema marinho. Apenas oferendas biodegradáveis, como flores naturais, são aceitas, reforçando a ideia de que fé e sustentabilidade caminham juntas.

Iago Bacelar

Iago Bacelar

Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.

Mais Lidas

Cultura

Últimas Notícias

Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira -
Negócios 02/02/2026 às 21:02

Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira

Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026


Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais -
Política 02/02/2026 às 20:29

Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais

Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito


Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos -
Cidades 02/02/2026 às 20:00

Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos

Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos


Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus -
Negócios 02/02/2026 às 19:31

Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus

Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic


Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026 -
Política 02/02/2026 às 19:04

Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026

Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo


Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’ -
Carnaval 2026 02/02/2026 às 18:33

Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’

Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval


BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas -
BBB 26 02/02/2026 às 17:59

BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas

Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva


Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho -
Política 02/02/2026 às 17:30

Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho

Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade


Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF -
Política 02/02/2026 às 16:58

Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF

Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário


Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026 -
Política 02/02/2026 às 16:31

Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026

Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas