Escritor Milton Hatoum é eleito para a Academia Brasileira de Letras
Escritor amazonense assume cadeira na ABL com 33 votos dos 34 possíveis
TV Brasil/Divulgação
O escritor Milton Hatoum foi eleito, nesta quinta-feira (14), para a Cadeira 6 da Academia Brasileira de Letras (ABL) com 33 dos 34 votos possíveis. O amazonense vai suceder o jornalista e escritor Cícero Sandroni, que morreu em junho deste ano. As informações são da Agência Brasil.
Além de romancista, Hatoum é contista, ensaísta, tradutor e professor universitário. Seu primeiro romance, Relato de um Certo Oriente, publicado em 1989, recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Romance e foi adaptado para o cinema.
“Ele é literatura, faz literatura, vai às escolas falar de literatura. Teve uma votação muito representativa” disse a acadêmica Lilia Schwarcz.
Repercussão e importância para a ABL
O presidente da ABL, Merval Pereira, afirmou que Hatoum é um dos escritores mais importantes do país e que sua presença será positiva para as atividades da instituição, incluindo a Revista Brasileira. O acadêmico Ruy Castro destacou que o autor representa uma nova geração de ficcionistas e mantém a tradição de diversidade de origens na Academia.
A jornalista Miriam Leitão, que participou pela primeira vez de uma eleição na ABL, ressaltou que Hatoum traz a Amazônia para o centro das discussões literárias, reforçando a pluralidade cultural da instituição.
Trajetória e produção literária de Milton Hatoum
Nascido em Manaus em 1952, Hatoum mudou-se para Brasília em 1968 e, na década de 1970, viveu em São Paulo, onde se formou em arquitetura pela USP. Trabalhou como professor de história da arquitetura e desenvolveu pesquisa sob orientação do geógrafo Milton Santos.
Sua obra já vendeu mais de 500 mil exemplares e foi publicada em 17 países. Além dos romances, traduziu para o português obras de Marcel Schwob, Edward Said e Gustave Flaubert. Em outubro, lançará Dança de Enganos, último volume da trilogia O Lugar Mais Sombrio, inspirada no período da ditadura militar no Brasil.
Edu Lobo se apresenta em Salvador no festival Wine Brasil Music
O cantor e compositor Edu Lobo fará apresentação no dia 20 de agosto no Palacete Tira-Chapéu, no Centro Histórico de Salvador, como parte da programação do festival Wine Brasil Music. O show celebra seus 63 anos de carreira e antecede o aniversário de 82 anos do artista.
Com 30 discos lançados, Edu Lobo compôs ao lado de nomes como Tom Jobim, Milton Nascimento, Maria Bethânia e Marcos Valle, e é autor de obras como O Grande Circo Místico e Missa Breve. O repertório contará com canções que fazem parte da memória cultural brasileira e será executado em formato intimista, com Cristóvão Bastos (piano e direção musical), Jurim Moreira (bateria), Sidiel Vieira (baixo acústico) e Mauro Senise (sopros).
Festival Wine Brasil Music une vinho e música
O Wine Brasil Music acontece de 20 a 24 de agosto, com mais de 400 rótulos de vinhos de 8 estados brasileiros e 15 países. A programação inclui feira, degustações premium, masterclasses, palestras gratuitas e shows.
O evento também vai destacar a produção vinícola da Bahia e valorizar artistas e produtores locais, transformando o Centro Histórico em um espaço de celebração cultural e sensorial.
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias
TCE-BA condena ex-prefeito de Jeremoabo a devolver R$ 1,6 milhão por irregularidades em obra de pavimentação
Análise do TCE-BA identificou execução apenas parcial da obra e falhas técnicas que comprometem a qualidade da intervenção
Setor de serviços da Bahia cresce 3,3% em setembro e tem quinto melhor resultado do país, segundo IBGE
Resultado foi impulsionado por transportes e comunicação, mas ainda acumula retração no ano
CCJ do Senado aprova recondução de Paulo Gonet à PGR; nome deve ser votado no plenário nesta quarta
Recondução segue para votação em plenário, onde precisará de ao menos 41 votos favoráveis para ser confirmada
Bahia tem desafio decisivo contra Z-4 na reta final do Brasileirão: aproveitamento é de apenas 33%
Tricolor encara três times ameaçados de rebaixamento nas últimas rodadas em busca da vaga direta na Libertadores 2026
Afonso Florence é exonerado da Casa Civil para reassumir mandato; entenda
Decisão foi tomada a pedido do próprio Florence, com o objetivo de registrar e viabilizar emendas parlamentares destinadas a municípios baianos
Salvador entra em nível de atenção por risco de deslizamentos após chuvas intensas
Nas últimas 12 horas, foram registrados 128 mm de precipitação, valor acima da média histórica de novembro
Discussão entre Toffoli e Mendonça esquenta sessão no STF e reacende debate sobre atuação de servidores públicos
Durante julgamento na Segunda Turma, ministros discutiram aplicação do Tema 940, que trata da responsabilidade civil do Estado
Matheus Cunha valoriza amadurecimento e destaca força tática da seleção antes de amistosos
Atacante do Manchester United vê confronto com Senegal e Tunísia como chance de mostrar evolução e reforçar identidade sob comando de Ancelotti
Salvador lidera painel da COP30 e destaca programas premiados de reciclagem e economia circular
Prefeito Bruno Reis apresenta resultados do Recicla Capital e iniciativas que colocam a cidade entre as referências globais em sustentabilidade urbana
Paulo Gonet defende sigilo e atuação técnica em sabatina no Senado sobre recondução à PGR
Procurador-geral reforça compromisso com discrição, nega viés partidário e diz que PGR não atua por aplausos ou conveniências políticas