Oscar 2025: Karla Sofia Gascón nega críticas a Fernanda Torres

Espanhola esclarece declarações sobre ‘ódio’ nas redes sociais e reafirma admiração por atriz brasileira


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 31/01/2025 23:00 • Coluna Ohh!
Oscar 2025: Karla Sofia Gascón nega críticas a Fernanda Torres - Reprodução/Instagram @karsiagascon
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A atriz indicada ao Oscar 2025, Karla Sofía Gascón, negou, nesta última quarta-feira (29), que tenha feito qualquer crítica contra a atriz brasileira Fernanda Torres, protagonista do filme Ainda estou aqui, que concorre nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro. Segundo a espanhola, que também é protagonista, mas do filme Emília Pérez, a corrida pelo prêmio mais importante do cinema mundial não se trata de uma competição pessoal. As duas concorrem na categoria de Melhor Atriz.

“Isso não é uma competição. Há pessoas que gostam mais do trabalho e ponto. Se ela [Fernanda Torres] ganhar, ótimo. Se eu ganhar, também”, declarou.

Acusações de violação de regras da Academia

A controvérsia começou após uma entrevista à Folha de S. Paulo, na qual Karla Sofía acusou membros da equipe de Fernanda Torres de difamarem tanto ela quanto o longa Emília Pérez, recordista de indicações ao Oscar deste ano, com 13 nomeações. A declaração repercutiu nas redes sociai, e internautas levantaram questionamentos sobre uma possível infração ao regulamento da Academia, já que o Oscar proíbe certos tipos de declarações públicas.

Na entrevista, a atriz afirmou que algumas equipes de redes sociais estavam tentando favorecer uma concorrente, diminuindo o trabalho de outros profissionais. “O que eu não gosto são as equipes de redes sociais que trabalham ao redor dessas pessoas, tentando diminuir o trabalho dos outros, como o meu ou o do meu filme, porque isso não leva a lugar algum. Para ressaltar o trabalho de alguém, não é necessário prejudicar os demais. Em nenhum momento, me verão falando mal de Fernanda Torres ou do filme dela. Mas, por outro lado, há pessoas que trabalham com Fernanda Torres que falam mal de mim e de Emília Pérez. Isso fala mais deles e do filme deles do que do meu”, declarou a protagonista do longa espanhol.

A polêmica cresceu quando internautas começaram a questionar se a atriz teria infringido regras da Academia, especialmente em relação à postura pública de candidatos ao Oscar. De acordo com as diretrizes da instituição, os envolvidos em filmes indicados não podem fazer declarações que influenciem ou desencorajem votos de maneira explícita.

Um dos artigos do regulamento trata especificamente da proibição de comentários públicos que possam impactar diretamente as escolhas dos membros da Academia, como declarar preferências ou estratégias de votação. Os críticos interpretaram a fala de Karla Sofía sobre a equipe de Fernanda Torres como uma possível violação dessas regras.

Resposta de Karla Sofía Gascón

Ao tentar esclarecer a situação, Karla Sofía enviou uma carta à revista Variety, negando ter feito referência a pessoas diretamente associadas a Fernanda Torres, mas sim “à toxicidade e aos discursos de ódio violentos nas redes sociais”.

Ainda em seu pronunciamento, Karla Sofía voltou a elogiar Fernanda Torres. “Sou uma grande fã de Fernanda Torres, e foi maravilhoso conhecê-la nos últimos meses. […] Fernanda tem sido uma aliada maravilhosa, e ninguém diretamente associado a ela tem sido nada além de solidário e extremamente generoso”, declarou a espanhola.

Fernanda Torres pede fim dos ataques

A própria Fernanda Torres já havia gravado um vídeo, no último dia 24 de janeiro, pedindo o fim dos ataques direcionados a Karla Sofía Gascón e ao filme Emília Pérez. Na publicação, a atriz brasileira apelou para o fim das rivalidades e enfatizou que o foco deveria estar no talento dos envolvidos, sem criar uma disputa desnecessária.

Vale lembrar que Karla Sofía Gascón é a primeira atriz abertamente trans a concorrer ao Oscar. Além disso, Emília Pérez é a principal aposta para levar a premiação de Melhor Filme Internacional e de Melhor Filme, sendo o principal concorrente do brasileiro Ainda Estou Aqui.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Coluna Ohh!

Últimas Notícias

Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais -
Cidades 01/02/2026 às 20:00

Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais

Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva


Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília -
Política 01/02/2026 às 19:12

Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília

Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês


ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia -
Política 01/02/2026 às 17:56

ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia

Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado


Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno -
Cidades 01/02/2026 às 16:57

Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno

Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos


Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país -
Cidades 01/02/2026 às 16:05

Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país

Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis


Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas -
Política 01/02/2026 às 15:12

Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas

Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar


Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem -
Cidades 01/02/2026 às 14:27

Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem

Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país


Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa -
Cultura 01/02/2026 às 13:39

Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa

Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros


Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem -
Coluna Ohh! 01/02/2026 às 12:50

Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem

Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista


Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026 -
Esporte 01/02/2026 às 12:00

Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026

play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]