Morte de Lô Borges emociona artistas e autoridades em todo país
Personalidades da música e da política destacam legado do fundador do Clube da Esquina e importância de sua obra para cultura brasileira
Divulgação
A morte de Lô Borges, nesta segunda-feira (3), aos 73 anos, em Belo Horizonte, segue repercutindo profundamente entre artistas, autoridades e admiradores da Música Popular Brasileira. O cantor e compositor, um dos fundadores do Clube da Esquina, deixou uma trajetória marcada por talento, sensibilidade e inovação.
As homenagens vindas de nomes como os cantores Milton Nascimento, que fez parte da criação do Clube da Esquina, Margareth Menezes (ministra da Cultura), Rogério Flausino, Paula Santoro, além do governador Romeu Zema (Novo-MG) e do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), reforçam a dimensão cultural de seu legado.
Milton Nascimento lamenta perda do parceiro e exalta amizade de décadas
Em nota emocionada, Milton Nascimento relembrou a parceria e a amizade que os uniram desde a juventude, quando se conheceram em Belo Horizonte.
“Lô Borges foi — e sempre será — uma das pessoas mais importantes da vida e obra de Milton Nascimento. Foram décadas e mais décadas de uma amizade e cumplicidade lindas, que resultaram em um dos álbuns mais reconhecidos da música no mundo: o Clube da Esquina. Lô nos deixará um vazio e uma saudade enormes, e o Brasil perde um de seus artistas mais geniais, inventivos e únicos. Desejamos muito amor e força à família Borges, a qual acolheu Bituca em sua chegada a Belo Horizonte, lá nos anos 60, e principalmente, ao seu filho Luca. Descanse em paz, Lô 🖤”, escreveu Milton.
A relação entre Lô e Milton moldou um dos movimentos mais importantes da MPB, com composições como O Trem Azul e Tudo o que Você Podia Ser atravessando gerações.

Margareth Menezes celebra sensibilidade e legado do compositor
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também prestou homenagem ao artista, destacando a contribuição de Lô Borges para a poesia e a liberdade na música popular brasileira.
“Com o coração apertado, me despeço hoje de Lô Borges, um dos maiores gênios da nossa música.
Um artista que, com o Clube da Esquina, transformou a música popular em poesia, liberdade e sentimento. Lô foi alma mineira, compositor de sensibilidade rara, criador de melodias maravilhosas.
Sua obra é dessas que vão continuar iluminando mesmo depois que o artista parte.Que sua travessia seja de luz! E que a nossa cultura siga viva, inspirada pelo seu legado tão bonito”, disse a cantora baiana.
Romeu Zema e Álvaro Damião ressaltam orgulho mineiro e legado cultural
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou que o estado perdeu um dos seus maiores representantes culturais.
“Minas perde hoje um de seus maiores artistas. Lô Borges levou o nome do nosso estado e do Clube da Esquina para o mundo, com talento e sensibilidade únicos. Sua música seguirá inspirando gerações. Meus sentimentos à família, aos amigos e aos fãs.”, disse Zema.
Já o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, prestou homenagem utilizando versos de uma das canções mais marcantes do artista.
“Porque se chamavam homens / Também se chamavam sonhos / E sonhos não envelhecem”. Lô Borges se foi. Sua música e sua obra artística ficarão eternamente nas esquinas de nossa mente. Meus sentimentos a toda família Borges, aos amigos e aos fãs desse grande artista”, disse o prefeito.
As mensagens mostram o orgulho dos mineiros e a importância de Lô Borges na formação da identidade cultural do estado.
Rogério Flausino e Paula Santoro exaltam influência e sensibilidade do artista
Entre os músicos que prestaram homenagem está Rogério Flausino, vocalista da banda Jota Quest, que destacou o impacto do legado de Lô Borges na música brasileira:
“R.I.P LÔ BORGES. Nossos mais profundos sentimentos pela partida do nosso querido mestre. Um forte abraço a todos da família Borges, bem como a aos inúmeros fãs e amigos desse nosso grande ídolo… musica, poesia e inspiração. Viva o eterno Lô Borges, obrigado por tudo”, escreveu o cantor.
A cantora Paula Santoro, que teve a oportunidade de dividir o palco com o compositor, também se despediu com emoção.
“Querido e genial Lô Borges, vá em paz. Que os anjos te recebam com todo carinho que você nos deu com sua pessoa e sua obra gigante! Essa notícia bateu muito fundo no meu coração porque, além de ser meu ídolo a vida toda, ainda tive o prazer, a honra de dividir palco com você algumas vezes. Você foi a trilha sonora da minha vida e sempre será! Você é eterno! Obrigada por tanto! Te amo!”, disse Paula Santoro.
Legado eterno do Clube da Esquina
A despedida de Lô Borges representa o fim de um ciclo histórico, mas também a celebração de uma obra que transformou a música brasileira. Fundador do Clube da Esquina, ao lado de Milton Nascimento, Beto Guedes e outros artistas mineiros, Lô criou um som que mesclava rock, jazz, folk e MPB, rompendo fronteiras estéticas e geográficas.
O álbum Clube da Esquina (1972) é considerado o maior disco da história da música brasileira e um dos mais importantes do mundo, segundo rankings internacionais. Com sua morte, o Brasil perde uma voz única, mas suas canções — como Paisagem da Janela, Um Girassol da Cor do Seu Cabelo e Nuvem Cigana — continuam a ecoar como símbolos de uma geração que acreditava na arte como forma de liberdade.
Mais Lidas
Coluna Ohh!
Luan Pereira passa mal após show e quadro de saúde gera alerta
Últimas Notícias
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital