Fazenda de Michel Teló recebe multa por desmatamento irregular
Instituto do Meio Ambiente apontou a remoção de 1,5 hectare
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul abriu inquérito para apurar supostos danos ambientais causados por desmatamento irregular na Fazenda Esperança, em Campo Grande, pertencente à família do cantor Michel Teló. O inquérito se baseia em autuação pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) por remoção de mata nativa em área de 1,5 hectare (15 mil metros quadrados). A assessoria de Teló informou que a fazenda já respondeu ao MP estadual e a área foi regularizada, conforme solicitado pelos órgãos ambientais.
A fazenda tem 942 hectares e o próprio cantor, que é sócio da propriedade, anunciou em rede social que a família está entrando no ramo da soja. O desmate foi flagrado em abril do ano passado por imagens de satélite.
O laudo do Imasul aponta “desmate de área de vegetação nativa em duas áreas distintas, somando 1,596 hectare, sendo que 0,604 hectare está localizado em Área de Preservação Permanente, e 0,992 hectare em área úmida de APP, na qual foi realizada a construção de um tanque. Ambas as áreas estão inseridas em Área de Proteção Ambiental Municipal da bacia do Córrego Ceroula”.
A multa, no valor de R$ 4 mil, foi aplicada em abril do ano passado. Em sua defesa, a família Teló argumentou ter apresentado um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (Prada) que contemplava a Área de Preservação Permanente (APP) da propriedade. Na defesa, os proprietários alegaram que “as áreas a recuperar representam 0,1% da propriedade e que possui preservada na íntegra a reserva legal, inclusive com aumento desta”.
Defesa de Teló
A defesa dos proprietários da fazenda pediu que o procedimento no Ministério Público fosse arquivado, uma vez que projeto de recuperação foi acatado pelo órgão ambiental. Para suspender o inquérito, o MPMS exigiu a formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com pagamento de indenização pelo dano ambiental e recuperação da área desmatada. Os termos do TAC ainda estão sendo definidos.
Este ano, a Fazenda Esperança aderiu ao programa MS Mais Sustentável, que apoia iniciativas de recuperação de áreas desmatadas. Em sua página no Instagram, o cantor fez postagens recentes sobre sua parceria com uma empresa de máquinas agrícolas para o cultivo de grãos na fazenda.
“Estou aqui na fazenda de Mato Grosso do Sul e aqui vai ser meu novo desafio junto com a minha família”, postou. Ele também é dono de uma fazenda de 14 mil hectares em Corumbá, na região do Pantanal.
Em nota, a assessoria de Michel Teló esclareceu que, em abril de 2023, houve uma atuação administrativa do Imasul, órgão ambiental do Mato Grosso do Sul, por supressão vegetal na propriedade rural Fazenda Esperança. “Seu sócio e administrador nesse empreendimento, César Teló, atendeu a todas as solicitações do órgão ambiental para a regularização da área autuada, apresentado o Prada – Projeto de Recuperação de Área Alterada (para a APP de 0,604 hectare) e licenciamento corretivo (para a área sem especial proteção de 0,992 hectare)”, disse, em nota.
Além disso, segundo a nota, foi respondido ao Ministério Público, que abriu inquérito sobre o mesmo fato, anexando todos os documentos comprobatórios da regularidade da área e da propriedade. “Toda a regularização da área autuada foi realizada conforme solicitado pelos órgãos ambientais”, afirmou.
Leia também:
Davi Brito apaga fotos com dançarina após polêmica e perde 100 mil seguidores
Advogado de Angelina Jolie solicita que Brad Pitt abandone o processo contra a atriz
Mais Lidas
Chay Suede e Laura Neiva celebram nascimento de terceira filha
Jojo Todynho rompe com Avon e critica postura da marca nas redes sociais
Coluna Ohh!
Cinco anos da morte de Gugu: confira homenagem de Rose Miriam
Jojo Todynho volta atrás e anuncia desistência de candidatura em 2026
Últimas Notícias
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento
Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia
Departamento de Polícia Técnica investiga circunstâncias da morte em Itabuna
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Festival contará com atrações como ÀTTØØXXÁ, Nêssa e DJ Pureza em dois dias de programação
Participação de Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador em 2025 segue indefinida
Até o momento, não há a confirmação sobre participação de Ivete no tradicional Bloco Coruja, na pipoca ou em outros blocos
Barroso critica excesso de judicialização e diz que situação é característica do Brasil
Segundo o presidente do STF, país conta com mais de 80 milhões de processos em curso
Lula comenta plano de golpe e tentativa de envenenamento revelados pela PF e ironiza: ‘Não deu certo, nós estamos aqui’
Além do petista, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, também eram alvos do planos
Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 são indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe
Investigação revelou que os suspeitos se organizaram em grupos com tarefas específicas
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Evento reúne lideranças, filiados e simpatizantes na Sociedade Protetora dos Desvalidos
Neguinho deixa a Beija-Flor em 2025 após 50 anos de desfiles no carnaval carioca: ‘Chegou a minha hora’
Ele informou que passará a se dedicar integralmente à carreira de cantor
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
Competição terá estreia em abril e integra calendário de 50 corridas da marca