Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

A Prefeitura de Salvador recebeu, nesta terça-feira (25), o prêmio SmartCity Expo Curitiba Brazilian Awards 2025, na categoria Equidade Social, pelo projeto Mulher no Volante. A iniciativa visa ampliar a presença feminina no setor de transportes, promovendo capacitação profissional e oportunidades de trabalho.
A cerimônia de premiação aconteceu durante o Smart City Expo Curitiba 2025, evento voltado para soluções inovadoras em gestão urbana. Essa é a segunda edição do prêmio, que no ano passado teve Salvador entre os finalistas com o projeto Salvador Capital Afro, na categoria Cidades Inteligentes.
Projeto incentiva mulheres no transporte
O Mulher no Volante foi desenvolvido pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com as secretarias de Mobilidade (Semob) e Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), além do Sest/Senat. A iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador.
O prefeito Bruno Reis destacou a importância do prêmio e do projeto. “Com ele, promovemos inclusão, autonomia, capacitação e oportunidades para motoristas mulheres, ampliando a participação delas no setor de transporte e mobilidade. Essa é uma das nossas políticas inclusivas e igualitárias“, afirmou.
A vice-prefeita Ana Paula Matos reforçou a relevância do programa. “O Mulher no Volante oferece a capacitação no setor de transportes, mas mais do que isso, fortalece a inclusão e o potencial de cada mulher, além de ser intersetorial com a coordenação da SPMJ, em parceria com a Semob e Semdec“, disse.
A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, que representou a Prefeitura na premiação, destacou o impacto do programa. “Demonstra como nós temos trabalhado com a política de gênero, transversalizando com outras secretarias. Hoje, a política de gênero é uma preocupação de todas as áreas da Prefeitura de Salvador. E, nesse espaço, o projeto traz a inclusão e autonomia das mulheres no sistema de mobilidade“, ressaltou.
Avanços e impacto social do projeto
O projeto Mulheres no Volante, lançado em 2022, visa proporcionar autonomia e empoderamento para as mulheres, por meio da oferta de carteiras de habilitação (CNH) gratuitas, nas categorias A, B, C, D, além de capacitação para atuar como mototaxistas, taxistas e condutoras do sistema BRT de Salvador. A ação é uma parceria entre as secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de Mobilidade (Semob), e as instituições Serviço Social do Transporte (Sest) e Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
O projeto já ofereceu 215 vagas desde o seu lançamento, com 144 mulheres inscritas e 112 delas graduadas com sucesso, alcançando uma taxa de conclusão de 78%. Para 2024/2025, 150 novas vagas foram disponibilizadas, com 50 já preenchidas. Até o momento, 47 mulheres estão em formação, e duas já concluíram o curso com êxito.
O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, destacou que a premiação reforça o compromisso com a equidade no transporte. “Ainda temos um longo caminho pela frente, mas essa conquista é muito significativa e estamos avançando em busca de um transporte coletivo ainda mais igualitário“, afirmou.
O SmartCity Expo Curitiba é o maior evento sobre cidades inteligentes do Brasil e premia projetos que promovem inclusão e inovação urbana. Salvador concorreu na categoria Equidade Social com Maceió (AL) e Nova Lima (MG). O evento é organizado pelo iCities, com chancela da Fira Barcelona, responsável pelo Smart City Expo World Congress, realizado anualmente em Barcelona.
Mais Lidas
Wanda Chase, jornalista e apresentadora, morre aos 74 anos em Salvador
Cidades
ANTT investiga paralisação da Ferrovia Oeste-Leste na Bahia
Wanda Chase, jornalista e apresentadora, morre aos 74 anos em Salvador
Últimas Notícias

Supremo cobra parecer da PGR sobre prisão de Jair Bolsonaro após ato no Rio

Presidente da Coelba rebate críticas e reforça investimentos bilionários na Bahia: ‘Temos prestado contas’
Thiago Guth afirmou que empresa mantém diálogo constante com as autoridades baianas

Carlos Falcão diz que gargalos estruturais e burocráticos são desafios para o desenvolvimento econômico da Bahia
Empresário ponderou que desafios logísticos ainda precisam ser resolvidos para garantir potencial industrial baiano

Luiz Caetano diz que ACM Neto está ‘muito nervoso’ e afirma que vitória em Camaçari foi ‘sinalização’ para 2026
Segundo petista, quem mais critica ex-prefeito de Salvador são ex-aliados

Caiado descarta federação entre União e PP e diz estar preparado para debate à presidência ‘em todas as áreas’
Governador de Goiás se manifestou contrário à união entre as siglas e garantiu que atuará contra sua concretização

Lula faz balanço de 2 anos de governo com anúncios e tenta reagir à perda de apoio popular
Em meio à queda na popularidade, presidente aposta na ampliação de programas sociais e econômicos para recuperar confiança da população

ANTT investiga paralisação da Ferrovia Oeste-Leste na Bahia
Suspensão da obra pode afetar 350 trabalhadores e comprometer logística de minério e grãos

Rodrigo Pereira entra na disputa pela presidência do PT-BA e critica gestão de Éden Valadares
Militante defende maior autonomia do partido e fortalecimento da base popular

Lula reage a Trump e promete retaliação: Brasil não vai aceitar tarifa de 10% sem resposta
Presidente reforça soberania e anuncia medidas contra sobretaxas dos EUA

Nova fábrica da Unipar em Camaçari promete transformar saneamento na Bahia com tecnologia de ponta
Segundo Rodrigo Cannaval, unidade no Polo Petroquímico de Camaçari promete inovação e sustentabilidade no setor

Exportadores em alerta: setor avalia novas taxas de Trump sobre carne bovina e suco de laranja brasileiros
Apesar do aumento tarifário, a Abiec acredita que a parceria comercial entre Brasil e Estados Unidos pode se fortalecer