Salvador registra alagamentos em diversos bairros após fortes chuvas; acumulado em 1h atinge 75% do previsto para novembro
Volume de 80 mm provocou alagamentos, deslizamento e queda de árvore na capital baiana, que segue sob alerta laranja do Inmet
Equipe M!
A chuva que atingiu Salvador na tarde desta quinta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, provocou estragos em diversos pontos da cidade. O acumulado de chuva em apenas uma hora foi de 80 milímetros. O volume equivale a 75% do previsto para todo o mês, que é de 108 milímetros, segundo dados da Defesa Civil (Codesal).
Houve registros de alagamentos nas localidades do Iguatemi, Lucaia e Vale do Canela. A situação ocorreu também nos bairros da Federação, Barra e Rio Vermelho e na Avenida San Martin. Foi registrado também um deslizamento de terra com queda de uma pequena árvore na Avenida Luís Eduardo Magalhães. A travessia marítima entre a capital e Mar Grande, em Vera Cruz, foi suspensa devido às condições climáticas.
Codesal registra sete ocorrências
Até a última atualização desta reportagem, sete ocorrências provocadas pela chuva tinham sido registradas pela Codesal no site que monitora a situação. A maioria delas é de ameaça de desabamento (3), seguido de infiltração (2), destelhamento (1) e orientação técnica (1). As áreas mais afetadas são o Centro, Brotas e Pau da Lima.
Inmet emite alertas laranja e amarelo para o Estado
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas que abrangem o estado. Um alerta laranja de perigo e um alerta amarelo de perigo potencial foram emitidos na quarta-feira (19) e têm validade até o fim da tarde desta quinta-feira (20).
Para a capital, o alerta é laranja. São esperados 100 mm de acumulado de chuva. O aviso indica risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Este alerta laranja abrange Salvador, Feira de Santana e outras 114 cidades. A previsão é de até 100 mm de chuva por dia, com riscos de alagamentos, deslizamentos de terra e transtornos urbanos.
Já o alerta amarelo é válido para todos os 417 municípios baianos. Com isso, a previsão é de 50 mm de chuva por dia e ventos de até 60 km/h. Os riscos são baixos, mas incluem queda de energia, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A Codesal e demais órgãos de defesa civil recomendam à população que acompanhe as atualizações e tome medidas preventivas.
Chuvas atingem cidades do interior da Bahia
A cidade de Araci, na região sisaleira, registrou fortes chuvas e alagamentos na noite desta quarta-feira (19). Moradores de diversos bairros ficaram ilhados dentro de casa, com a água chegando à altura dos joelhos, conforme informado pelo G1.
A prefeitura de Araci informou que não houve registros de ocorrências graves até a manhã desta quinta-feira (20). Mesmo assim, equipes seguem em atuação em áreas de risco para prevenir acidentes e reduzir os impactos da chuva.
Dois pontos de apoio foram montados para acolher possíveis famílias desabrigadas. Os locais são o Centro Paroquial (Escola Nilton Santiago) e a Escola Erasmo. As chuvas também foram registradas em cidades próximas, como Riachão do Jacuípe, Biritinga e Serrinha:
Segundo o Inmet, as chuvas que atingem a região de Feira de Santana devem avançar sobre toda a Bahia nesta quinta-feira. O estado segue sob alerta de precipitações. As equipes de defesa civil de todo o estado estão mobilizadas para atender às ocorrências. A população deve estar atenta aos avisos e buscar abrigo em caso de risco de deslizamento ou inundação. O telefone de emergência do Corpo de Bombeiros é 193.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Cidades
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Últimas Notícias
Governo da Bahia anuncia investimento de R$ 46 milhões do programa Periferia Viva em Pau da Lima
Recursos do Novo PAC vão beneficiar cerca de 5 mil famílias com urbanização integrada e novas moradias
Solange Couto e Juliano Floss são os primeiros camarotes confirmados do BBB 26
Pipocas já foram definidos por votação popular e outros Camarotes serão revelados no programa ao vivo
Após Globo de Ouro de Wagner Moura, Prefeitura de Salvador anuncia investimento de R$ 12 milhões para fortalecer audiovisual
Recurso será aplicado em ações de fomento, formação profissional, infraestrutura e atração de produções
STF tem três votos para manter bloqueio às emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Medida foi adotada de forma individual pelo ministro Flávio Dino e agora é analisada pelo plenário virtual da Corte
Prefeitura de Ilhéus proíbe consumação mínima e cobrança antecipada na faixa de areia
Medida segue iniciativa adotada em Itacaré e proíbe cobrança antecipada, consumação mínima e condicionamento para uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias do município
Bahia perde nos pênaltis para o Atlético-PI e é eliminado da Copinha 2026
Bahia empata em 2 a 2 no tempo normal, perde uma cobrança e se despede da Copinha 2026 na segunda fase
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Evento reuniu artistas nacionais, atrações locais e atividades cívicas, fortalecendo a tradição histórica e o turismo no município
Governo Lula exonera diretor do Dnit após investigação da PF sobre esquema no INSS
Marcos de Brito Campos Júnior é citado em diálogos sobre repasses em dinheiro investigados pelo STF
Niltinho confirma saída do PP e diz que filiação ao PSB deve ocorrer até março
Saída ocorre após federação do PP com o União Brasil e decisão de se manter na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Vitória apresenta Caíque e Mateus Silva durante Semana do Sócio SMV
Encontro integra programação especial do Sou Mais Vitória até 17 de janeiro