Defesa Civil emite alerta para acumulado de chuva em várias regiões da Bahia; volumes podem atingir 100 mm

Aviso é válido até a noite desta quinta-feira (20) e aponta risco de chuvas intensas, alagamentos e deslizamentos em cidades como Salvador e Feira de Santana


Iago Bacelar
Iago Bacelar 20/11/2025 17:10 • Cidades
Defesa Civil emite alerta para acumulado de chuva em várias regiões da Bahia; volumes podem atingir 100 mm - Thuane Maria/GOVBA
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) informou, na última quarta-feira (19), que o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) emitiu um alerta de perigo para acumulado de chuva. O aviso teve início às 15h de quarta-feira (19) e segue até às 18h desta quinta-feira (20).

O aviso abrange diferentes regiões do estado e indica a possibilidade de chuvas intensas, com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora, ou de 50 a 100 milímetros ao longo do dia. As regiões Sul, Recôncavo, Nordeste, Centro-Norte e Centro-Sul da Bahia estão entre as áreas que podem ser afetadas.

Esses índices elevam o risco de alagamentos em áreas urbanas, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios e córregos. A preocupação é maior em municípios que já apresentam histórico de vulnerabilidade a eventos climáticos extremos.

Cidades em alerta e recomendações de segurança

Diversas cidades importantes estão incluídas no alerta emitido pela Sudec. Entre as principais estão: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Lauro de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro, Eunápolis, Alagoinhas, Jequié, Barreiras, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Guanambi, Irecê, Jacobina, Brumado, Cruz das Almas e Serrinha.

Outras localidades incluídas no aviso são Alcobaça, Almadina, Amélia Rodrigues, Araçás, Arataca, Aratuípe, Aurelino Leal e Barra do Rocha. A Defesa Civil da Bahia reforça a importância de acompanhar atualizações emitidas pelos canais oficiais e manter atenção redobrada até o fim da vigência do alerta, contribuindo para a redução de riscos e a preservação de vidas.

A Sudec orienta que a população adote medidas preventivas. Entre elas está evitar exposição ao mau tempo, observar mudanças em encostas próximas e, sempre que possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro de energia das residências. Em caso de risco de inundação, recomenda-se proteger móveis e documentos com sacos plásticos. Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.

Previsão do tempo para Salvador no feriado

O feriadão na capital baiana deve registrar variações no clima. Há possibilidade de chuva intensa e tempestades, conforme alerta da Defesa Civil de Salvador (Codesal). O órgão indicou que, após o início da semana marcado por massa de ar quente e seca, a chegada de uma frente fria pode alterar o tempo e provocar instabilidade. A instabilidade pode gerar pancadas de chuva e riscos de alagamentos e deslizamentos de terra em áreas vulneráveis.

Para esta quinta-feira (20), Salvador terá sol entre nuvens, com a previsão indicando chuva desde o período da manhã, segundo informações do Climatempo. À tarde, o céu deve permanecer nublado, com chance de garoa. À noite, o cenário é de tempo chuvoso, com possibilidade de tempestades mais fortes. Durante o dia, a temperatura máxima prevista é de 27 °C, com ventos variando de 15 a 25 km/h. A chance de chuva é de 80%.

Durante a noite, a mínima será de 23 °C. As tempestades podem ganhar força, com previsão de 25 a 50 mm de chuva, ventos de até 30 km/h e umidade próxima de 100%.

Instabilidade se estende até o final de semana

A instabilidade deve permanecer na sexta-feira (21). A previsão indica chuva contínua ao longo do dia, com máxima de 26 °C e ventos de até 25 km/h. A probabilidade de precipitação é de 80%, com acumulado aproximado de 12 mm. Durante a noite, a mínima será de 23 °C, mantendo o padrão de chuva moderada e ventos entre 10 e 15 km/h. A chance de chuva ainda é elevada, em torno de 70%.

Já no sábado (22), Salvador deve ter sol com algumas nuvens, com pancadas rápidas ao longo do dia e da noite. A máxima prevista é de 27 °C, com ventos de 15 a 25 km/h e chance de chuva de 70%. De madrugada, há possibilidade de novas pancadas. A mínima será de 24 °C, com umidade reduzindo para 45% e chance de chuva de 50%.

O domingo (23) será marcado por sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado. Pela manhã, podem ocorrer pancadas rápidas, com probabilidade de chuva de 30% e máxima de 28 °C. À noite, o tempo fica parcialmente nublado, sem previsão de chuva. A mínima será de 24 °C, com ventos de até 25 km/h.

Iago Bacelar

Iago Bacelar

Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Turismo em Salvador começa 2026 em alta, recebe 558 mil visitantes e movimenta R$ 1,2 bilhão em janeiro -
Cidades 19/01/2026 às 18:59

Turismo em Salvador começa 2026 em alta, recebe 558 mil visitantes e movimenta R$ 1,2 bilhão em janeiro

Capital baiana registra taxa média de ocupação hoteleira de 86%


Marinho reafirma apoio a ACM Neto, diz que Republicanos ‘não abre mão’ de vaga ao Senado e projeta crescimento da bancada -
Política 19/01/2026 às 18:31

Marinho reafirma apoio a ACM Neto, diz que Republicanos ‘não abre mão’ de vaga ao Senado e projeta crescimento da bancada

Em reunião da executiva estadual, Márcio Marinho destaca que a legenda considera estratégica a participação direta na disputa majoritária


Defesa de Bolsonaro pede autorização para visita de Tarcísio de Freitas na Papudinha -
Política 19/01/2026 às 18:00

Defesa de Bolsonaro pede autorização para visita de Tarcísio de Freitas na Papudinha

Advogados também solicitaram autorização para a visita de Diego Torres Dourado, irmão da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro


União Brasil suspende agenda política-partidária após morte de Alan Sanches e adia encontro em Irecê -
Política 19/01/2026 às 17:32

União Brasil suspende agenda política-partidária após morte de Alan Sanches e adia encontro em Irecê

Partido adia encontro previsto em Irecê e informa que nova data será anunciada após o período de luto


Rui diz não ter ‘dúvida’ sobre união da base e ironiza ausência de Bruno Reis em inauguração da rodoviária: ‘Não senti falta’ -
Política 19/01/2026 às 17:02

Rui diz não ter ‘dúvida’ sobre união da base e ironiza ausência de Bruno Reis em inauguração da rodoviária: ‘Não senti falta’

Ministro da Casa Civil afirma que conversas estão avançadas e que definição da chapa será anunciada em breve


Roubou a cabeça do marido -
Artigos e afins 19/01/2026 às 16:30

Roubou a cabeça do marido

Tolices e fantasias, histórias e superstições, equívocos…


Jerônimo nega crise com PSD, reafirma aliança para 2026 e cita Diego Coronel como mediador do diálogo -
Política 19/01/2026 às 16:05

Jerônimo nega crise com PSD, reafirma aliança para 2026 e cita Diego Coronel como mediador do diálogo

Governador afirma que articulações seguem em curso, destaca fidelidade do PSD e ressalta papel de Diego Coronel na mediação política


Haddad condiciona decisão eleitoral de 2026 a conversa direta com Lula e amplia críticas à oposição -
Política 19/01/2026 às 15:28

Haddad condiciona decisão eleitoral de 2026 a conversa direta com Lula e amplia críticas à oposição

Ministro da Fazenda fala em amizade, soberania nacional e questiona leituras do mercado sobre contas públicas


Valdemar crava candidatura de Flávio Bolsonaro como ‘viável e irreversível’ e tensiona articulações da direita -
Política 19/01/2026 às 14:42

Valdemar crava candidatura de Flávio Bolsonaro como ‘viável e irreversível’ e tensiona articulações da direita

Declarações reforçam disputa interna, expõem resistências do Centrão e ampliam debate sobre unidade eleitoral


Polícia apura importunação sexual no BBB 26 após desistência de Pedro e analisa imagens do reality -
BBB 26 19/01/2026 às 14:11

Polícia apura importunação sexual no BBB 26 após desistência de Pedro e analisa imagens do reality

Procedimento foi aberto no Rio de Janeiro e inclui depoimentos, avaliação de vídeos e acolhimento à participante envolvida