Sala Agosto Lilás em shopping de Salvador vai atender mulheres vítimas de violência
Espaço integra um conjunto de ações desenvolvidas no mês de combate à violência contra a mulher
Jefferson Peixoto / PMS
Salvador contará, a partir desta segunda-feira (11), com um novo espaço permanente para acolhimento de mulheres vítimas de violência. A Sala Agosto Lilás será inaugurada, às 9h, no piso L1 do Shopping Bela Vista, resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o centro de compras. Em anos anteriores, a estrutura funcionava apenas de forma temporária.
Segundo a secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o espaço integra um conjunto de ações desenvolvidas no mês de combate à violência contra a mulher.
“O Agosto Lilás não é um mês de comemoração, mas um mês de reflexão e ação, e o município de Salvador todo ano faz entregas significativas. Neste ano, nós temos a entrega do ‘Botão Lilás’ e a parceria com a ‘Sala Lilás’, que vai ser um local de acolhimento permanente para mulheres vítimas de violência”, afirmou.
Agosto Lilás contará com ações integradas
Fernanda Lordêlo destacou que outras iniciativas serão realizadas ao longo do mês, a exemplo da ação Tech Delas, que buscar permitir que mulheres em vulnerabilidade social tenham cursos de formação específica, com inclusão digital.
“E também o início das aulas do Mulheres no Volante, tanto de primeira habilitação como mudança de categoria. Ou seja, será um mês para reflexão, fortalecimento e empoderamento feminino”, completou.
A diretora de Políticas para as Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira, reforçou que a instalação da sala no shopping representa mais um passo na descentralização dos serviços.
“Então, o Shopping Bela Vista, de forma permanente, terá um espaço de acolhimento para as mulheres, especialmente aquelas que estejam vivenciando uma situação de violência. Neste espaço teremos psicóloga, assistente social e advogada para que sejam feitos os encaminhamentos para os serviços que se encontram no município”, disse.
Parceria com o setor privado
Para a gerente de marketing do Shopping Bela Vista, Juliana Brandão, a presença da sala no local reforça o papel social do empreendimento. Segundo ela, ajudar pessoas em situação de risco e vê-las sendo acolhidas pelo poder público é extramemente “relevante”.
“Entendemos nosso papel na sociedade, nos colocando não apenas como um local de lazer e compras, mas de acolhimento e informação. Nós fazemos essa parceria há três anos, e neste mês temos ações de orientação, workshop e empreendedorismo, apoiando o Agosto Lilás e o Luto Por Elas, e surgiu a ideia de instalar a sala no shopping de forma fixa”, declarou.
Salvador já conta com outros equipamentos voltados ao atendimento de mulheres em situação de violência, como o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Cajazeiras, e o Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV), nos Barris. Ambos funcionam presencialmente das 8h às 17h.
Centro de Atendimento oferece acompanhamento 24 horas
Há ainda o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), na Ribeira, que também oferece acolhimento e funciona e mantém atendimento 24 horas por dia.
Outro equipamento de referência é a Casa da Mulher Brasileira, na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital Sarah. O espaço reúne, em um só local, todos os serviços especializados, como Delegacia Especializada, Juizado de Violência Doméstica, Ministério Público, Defensoria Pública e apoio psicossocial, funcionando 24 horas por dia.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas