Prova Nacional Docente recebe mais de 1,1 milhão de inscrições em sua primeira edição
Exame será aplicado em 26 de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
A primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) recebeu mais de 1,1 milhão de inscrições, de acordo com informações divulgadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nesta quarta-feira (13). O exame será aplicado em 26 de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e terá como base a avaliação teórica utilizada no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) das licenciaturas. As informações são da Agência Brasil.
Conhecida como “CNU dos Professores”, a prova permitirá que redes estaduais e municipais utilizem a nota como etapa única ou complementar em concursos e processos seletivos para contratação de docentes a partir de 2026. Até o momento, 22 redes estaduais e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais, manifestaram adesão preliminar ao exame.
PND busca unificar e qualificar processo de seleção de professores
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Camilo Santana afirmou que a PND busca unificar e elevar a qualidade do processo de seleção de professores para a educação básica pública.
“É uma forma de você garantir a qualidade na seleção desses profissionais. São eles, exatamente, que vão para sala de aula, para o ensino fundamental, para cuidar das crianças e dos nossos adolescentes”, disse.
Segundo ele, a adesão das redes de ensino à prova não será obrigatória, mas a nota obtida poderá facilitar o processo de contratação e diminuir custos para estados e municípios. O exame terá aplicação anual e seguirá um modelo semelhante ao do Concurso Nacional Unificado (CNU), voltado para o serviço público federal.
Santana ressaltou que a iniciativa integra uma política mais ampla para valorização e reconhecimento da carreira docente, que inclui medidas legislativas e programas de incentivo à formação.
Carteira Nacional de Docente
Durante a entrevista, o ministro disse aguardar para a próxima semana a votação, no plenário da Câmara dos Deputados, do projeto de lei que cria a Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB). A proposta já foi aprovada pelo Senado e tramita em regime de urgência na Casa.
“Às vezes, o professor, para ir para o cinema, tem que levar o holerite para provar que é professor. Então, da mesma forma que vários profissionais têm uma carteira nacional de identidade, como o jornalista, o médico, o advogado, o engenheiro, vamos dá-la como uma forma de estimular a autoestima desse professor e de reconhecer a importância desse profissional para a sociedade brasileira”, afirmou.
O projeto prevê que o documento contenha dados básicos de identificação, local de trabalho, foto, validade e QR Code para validação. As regras para emissão serão definidas posteriormente por meio de regulamento.
No mesmo programa, o ministro citou um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) que atribui ao professor 60% da responsabilidade pelo aprendizado dos alunos. Ele manifestou preocupação com o fato de, em 2023, 86% das licenciaturas no país serem ofertadas na modalidade a distância.
Entre as ações para estimular a formação presencial, Santana destacou o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que concede bolsas a estudantes que obtiveram boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ingressaram em cursos presenciais de formação docente.
“O aluno que tirou, no último Enem, 650 pontos e optou pela licenciatura [presencial] está recebendo uma bolsa integral de R$ 1.050 do primeiro dia que ele entra na faculdade até o último dia. Porque que eu quero estimular que bons alunos, com vocação, possam entrar na licenciatura e possam ser professores”, disse.
Segundo o ministro, tanto a PND quanto a Carteira Nacional de Docente e o Pé-de-Meia Licenciaturas fazem parte do Programa Mais Professores para o Brasil, lançado em janeiro. A iniciativa busca reforçar o papel do professor na aprendizagem e no sucesso das políticas públicas educacionais.
“As pessoas não estão querendo mais ser professores. Para mim é uma grande profissão, a mais importante porque todos nós passamos pelo professor, seja o médico, o jornalista, o advogado, o engenheiro. O Mais Professores vem neste sentido de criar uma cultura neste Brasil [de valorização dos professores]”, afirmou.
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital