Professora de Cipó acerta tema da redação do Enem e é homenageada por alunos
Acerto também foi comemorado pela Secretaria Estadual de Educação, que postou vídeo da recepção calorosa em sua conta oficial no Instagram
A professora Maria Ivone das Neves, da rede estadual de Cipó, foi aplaudida e homenageada por seus alunos depois de acertar o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada no último domingo (3). A educadora solicitou uma redação sobre “Desafios para valorização da herança africana no Brasil”, dois dias antes da prova. O acerto também foi comemorado pela Secretaria Estadual de Educação, que postou o vídeo em sua conta oficial no Instagram.
“Nós que somos professores de português ficamos sempre ansiosos pelo tema da redação do Enem. Quando terminaram a prova, meus alunos me enviaram diversas mensagens dizendo que lembraram das aulas e que conseguiram produzir redações excelentes”, compartilhou Neury ao G1, que tem 23 anos de experiência na docência.
Ao se depararem com o tema da redação, os alunos do Colégio Estadual de Tempo Integral Águas Termais de Cipó, se sentiram aliviados ao perceber a conexão com as aulas da professora. O exame exigia um texto dissertativo-argumentativo, pedindo que os candidatos sugerissem propostas sobre a valorização da herança africana, tema trabalhado em sala de aula.
De acordo com a professora, o tema da valorização da cultura africana foi uma constante ao longo do ano letivo. Ela abordou a temática por meio de debates, exibição de filmes, músicas, leitura de livros e, naturalmente, redações.
Ivone diz ter pensado na maioria dos seus alunos, que é composta por jovens negros ou pardos, e acreditou que o Enem abordaria este tema. As aulas foram planejadas em dezembro de 2023 e começaram a ser aplicadas em fevereiro deste ano. Para a educadora, explorar assuntos como antirracismo, letramento racial e culturas africana e indígena é fundamental.
“Eu sabia que, com este governo, as pautas seriam voltadas para as minorias, e que seria algo relacionado à valorização desses povos [africano e indígena]”, comentou ao G1.
No processo de ensino, a professora percebeu que muitos alunos não conheciam a própria origem étnica. Dessa forma, além das técnicas de redação, incentivou o letramento racial. Para ela, essa foi a parte mais relevante do trabalho.
“Eu sei que eles vão ser antirracistas onde estiverem”, afirmou a professora.
Embora as notas dos alunos sejam divulgadas somente no próximo ano, Neury mantém a confiança no bom desempenho de seus estudantes. Para ela, prever o tema e preparar os alunos para a redação do Enem numa escola pública estadual significa muito mais do que uma boa nota.
“A perspectiva de emancipação é o que me motiva a estar na escola todos os dias. Essa redação pode ser o primeiro passo dos meus alunos em direção a uma universidade pública”, concluiu com entusiasmo.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Em confronto direto, Vitória vence Criciúma fora de casa e se afasta do Z-4
Últimas Notícias
Participação de Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador em 2025 segue indefinida
Até o momento, não há a confirmação sobre participação de Ivete no tradicional Bloco Coruja, na pipoca ou em outros blocos
Barroso critica excesso de judicialização e diz que situação é característica do Brasil
Segundo o presidente do STF, país conta com mais de 80 milhões de processos em curso
Lula comenta plano de golpe e tentativa de envenenamento revelados pela PF e ironiza: ‘Não deu certo, nós estamos aqui’
Além do petista, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, também eram alvos do planos
Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 são indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe
Investigação revelou que os suspeitos se organizaram em grupos com tarefas específicas
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Evento reúne lideranças, filiados e simpatizantes na Sociedade Protetora dos Desvalidos
Neguinho deixa a Beija-Flor em 2025 após 50 anos de desfiles no carnaval carioca: ‘Chegou a minha hora’
Ele informou que passará a se dedicar integralmente à carreira de cantor
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
Competição terá estreia em abril e integra calendário de 50 corridas da marca
Silvio Santos Vem Aí: Leandro Hassun será protagonista em novo filme sobre criador do SBT
Filme começou a ser gravado em São Paulo na semana passada e promete trazer uma nova perspectiva sobre a carreira do apresentador
STF libera depoimentos sobre grampo ilegal na cela de Alberto Youssef na Lava Jato
Decisão foi tomada no âmbito de uma ação que questiona a responsabilidade do senador Sérgio Moro, ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Os dados foram apurados durante ações de agentes de segurança entre janeiro e novembro