Pular para o conteúdo
Início » TCE aponta omissão da Agerba em aplicação de sanções ao sistema ferry-boat

TCE aponta omissão da Agerba em aplicação de sanções ao sistema ferry-boat

Auditoria atestou ausência de penalidades nos casos de descumprimento de obrigações contratuais pela concessionária

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), concluída em dezembro de 2023, constatou a omissão da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), em aplicar sanções à Internacional Travessias Salvador, concessionária que opera o sistema ferry-boat. Segundo o TCE, houve descumprimento de obrigações contratuais relacionadas à manutenção técnica e à limpeza das embarcações, além das longas filas de esperas, atrasos no embarque e da indisponibilidade dos canais de comunicação para informações e compra de bilhetes.

Apesar da aplicação de 165 autos de infração pela fiscalização da Agerba, entre janeiro e setembro de 2023, o TCE constatou que a autarquia não emitiu boletos para arrecadação de multas pela concessionária, de forma que não houve recolhimento dos valores envolvidos. A causa apurada foi a morosidade na análise dos processos pelos setores responsáveis do órgão estadual, situação que impede a conversão dos autos em multa definitiva e a respectiva cobrança perante a concessionária.

Os auditores concluíram que tais irregularidades caracterizam erros grosseiros cometidos pela gestão da Agerba em sua atividade finalística de fiscalização. O processo de auditoria ainda está em tramitação no TCE, pendente de julgamento. Se comprovadas as irregularidades e não forem adotadas medidas que sanem os problemas, os gestores da agência estadual podem sofrer sanções, como rejeição de contas, multas que podem chegar a R$ 33,3 mil, entre outras punições.

 

Leia também:

Terminal do sistema ferry-boat não tem certificado dos Bombeiros, aponta MP-BA

Sistema ferry-boat é notificado durante fiscalização em Salvador

Marcações: