Polícia Militar destrói mais de 200 mil pés de maconha durante operação no centro-norte da Bahia
Equipes da Cipe Semiárido chegaram ao local após levantamento conduzido pela seção de inteligência da unidade
Cipe Semiárido
Cerca de 200 mil pés de maconha foram encontrados em uma roça no município de Barro Alto, distante 505 km de Salvador, e erradicados pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA), neste sábado (29). As equipes da Cipe Semiárido chegaram ao local após levantamento conduzido pela seção de inteligência da unidade, que utilizou drone para mapear toda a área rural e orientar o acesso dos policiais ao plantio.
De acordo com a PM, a operação integrou ações de combate ao tráfico e à produção de drogas na região. O material identificado foi destruído após o trabalho de reconhecimento e documentação da plantação.
PM erradica 32 mil pés de maconha em Curaçá
Na última sexta-feira (28), agentes da 45ª CIPM encontraram e erradicaram cerca de 32 mil pés de maconha na zona rural do município de Curaçá. A equipe mapeou a área após denúncias e identificou duas roças instaladas em uma ilha próxima ao povoado de Pedra Branca, onde realizou a destruição do cultivo ilegal.

Crédito: 45ª CIPM
Os militares coletaram amostras do material para envio às autoridades competentes, e toda a área foi inspecionada antes da incineração. A ocorrência foi registrada na delegacia do município.
Plantio de 40 mil m² de maconha é desarticulado
No mês de outubro, uma área de 40 mil metros quadrados destinada ao cultivo de maconha foi localizada e desarticulada pela Polícia Civil, durante a Operação Amordaçar – fase II. A ação foi conduzida pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) em uma fazenda de 50 hectares, situada na zona rural do município de Ibipeba, no centro-norte da Bahia.
De acordo com o Denarc, a investigação contou com o apoio da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê). No local, os policiais encontraram mais de uma tonelada de maconha colhida e enterrada, que foi incinerada com acompanhamento de peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Além da droga, foram localizados vestígios de maconha já colhida e queimada. A operação também resultou na apreensão de um reboque agrícola utilizado para a colheita. Segundo estimativas do Denarc, os suspeitos queimaram mais de três toneladas do entorpecente antes da chegada das equipes.
Mais de 15 suspeitos conseguiram fugir ao perceberem a presença dos policiais no entorno da propriedade. As investigações seguem em andamento para identificar os responsáveis pelo plantio, o destino da droga e os líderes da atividade criminosa. O diretor do Denarc, delegado Ernandes Júnior, ressaltou a relevância da operação. “Com esta desarticulação de plantio, a produção da maconha foi neutralizada, o que resultará no enfraquecimento de recursos do tráfico em diversas regiões da Bahia e de outros estados”, afirmou.
Esta foi a segunda grande ação realizada pelo Denarc em um intervalo de quatro meses. Em maio deste ano, na primeira fase da Operação Amordaçar, os policiais apreenderam mais de 500 quilos de maconha em uma fazenda localizada na zona rural de Itamaraju, extremo sul da Bahia.
Porte de 40 gramas distingue usuário de traficante
Em 2024, o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que pessoas flagrada com até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas de cannabis devem ser tratadas como usuárias e não traficantes. O critério é circunstancial e não absoluto.
Outros elementos podem ser usados para analisar cada caso. Se uma pessoa estiver com uma balança de precisão, por exemplo, ela pode ser denunciada como traficante, mesmo que tenha consigo uma quantidade de droga abaixo do limite.
Esse é somente um dos parâmetros para tentar garantir um tratamento mais igualitário nas abordagens policiais e nos processos judiciais. Estudos citados no plenário demonstram que negros são condenados como traficantes com quantidades menores que brancos. O grau de escolaridade também gera distorções nas condenações, a tolerância é maior com os mais escolarizados.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas