Lavagem do Bonfim: ABIH-BA prevê ocupação hoteleira acima de 70%
Para a entidade, os números refletem o fortalecimento do turismo na cidade, que vem registrando altos índices desde o segundo semestre de 2024

A Lavagem do Bonfim, uma das festas religiosas mais tradicionais do Brasil, deve seguir movimentando a rede hoteleira de Salvador. Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Seção Bahia (ABIH-BA), o período tem expectativa de ocupação superior a 70%, refletindo o fortalecimento do turismo na cidade, que vem registrando altos índices desde o segundo semestre de 2024.
Lavagem do Bonfim: uma festa estratégica
A Lavagem do Bonfim, realizada há mais de dois séculos, vai além da devoção religiosa. “Temos uma das maiores festas religiosas do Brasil, que todos os anos atrai centenas de milhares de turistas e baianos. Salvador não é só sol e praia, mas também um destino cultural, histórico e gastronômico”, afirmou Luciano Lopes, diretor de Comunicação e Marketing da ABIH-BA.
A festa, que combina procissão, celebração e um encontro de culturas, é um dos pontos altos do verão soteropolitano, colaborando para o aumento da taxa de ocupação hoteleira. Além disso, promove contratações temporárias na rede hoteleira e no trade turístico, ampliando o impacto econômico da temporada.
Desempenho hoteleiro alavancado
A hotelaria de Salvador fechou 2024 com números expressivos, atingindo uma ocupação média anual de 64,15%, superior a anos anteriores. A diária média também registrou alta, alcançando R$ 643,11, enquanto o Revpar foi de R$ 412,53. Segundo a ABIH-BA, os resultados são reflexos de uma maior procura em praticamente todas as regiões turísticas da Bahia durante o verão.
“O segmento hoteleiro é um grande empregador, funcionando em três turnos e demandando mão de obra variada. Porém, ainda enfrentamos desafios, como a alta competição com plataformas digitais e questões estruturais”, destacou Wilson Spagnol, presidente da ABIH-BA.
Além disso, os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram um crescimento de 3,9% no número de passageiros no aeroporto de Salvador, atingindo 6,7 milhões entre janeiro e novembro de 2024. Os voos internacionais, por exemplo, registraram alta de 4,5% no mesmo período, um sinal positivo para o turismo internacional na região.
Conforme Spagnol, a disputa por rotas aéreas domésticas é intensa e fundamental para o desenvolvimento do turismo local.
“A disputa pelas rotas domésticas é intensa e de fundamental importância para o destino, e passa pela negociação de instrumentos e incentivos tributários. Nem sempre o movimento de aeronaves e passageiros reflete o potencial turístico da região, como mostra o caso de Recife nos primeiros 11 meses de 2024 (8,8 milhões) ter ultrapassado o número de passageiros de Salvador (6,7 milhões)”, enfatizou.
Projeções para 2025
De acordo com a vice-presidente da ABIH-BA, Liliane Pinheiro, a hotelaria está muito otimista para o ano de 2025, pois todos os polos turísticos da Bahia estão sendo muito procurados pelos viajantes que buscam o descanso de sol e praia, mas também à diversidade cultural e histórica que a Bahia oferece.
“O trade está muito confiante, pois Salvador e a Bahia como um todo têm se requalificado no que se refere a parte turística, tanto na questão corporativa, como na questão de lazer. Muita coisa nova está acontecendo. Na capital baiana temos os museus e centros culturais, enquanto que no interior temos diversas rotas turísticas, inclusive o enoturismo, que envolve as vinícolas, por exemplo em Mucugê. Então acreditamos que a força do produto turístico Bahia vai favorecer o aumento na demanda por viagens”, disse.
Com uma oferta cada vez mais diversificada, Salvador e outros polos turísticos da Bahia se consolidam como destinos que atendem aos mais variados perfis de viajantes, potencializando a economia do estado e criando oportunidades em diferentes setores.
Dados e desafios do setor
Os números de desempenho hoteleiro são baseados na Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela ABIH-BA e Brasil. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados, como a melhoria das conexões aéreas e a competitividade desleal com plataformas digitais que oferecem diárias sem a mesma carga tributária.
Mais Lidas
Boletos agora podem ser pagos via pix; saiba como funciona
Pesquisa indica queda no endividamento das famílias em janeiro
Copom mantém diretriz e sinaliza nova alta na Taxa Selic
Negócios
OEC, antiga Odebrecht, tem plano de recuperação judicial aprovado
Pesquisa indica queda no endividamento das famílias em janeiro
Copom mantém diretriz e sinaliza nova alta na Taxa Selic
Boletos agora podem ser pagos via pix; saiba como funciona
Últimas Notícias

Enquete BBB 25: Aline, Gabriel e Vitória enfrentam 4º Paredão
Formação ocorreu na noite deste domingo (9) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontece nesta terça

Acelen Renováveis faz primeira extração industrial de óleo de macaúba; saiba aonde
Feito histórico foi alcançado no Acelen Agripark por meio de tecnologia inédita; empresa inicia o plantio em teste de alta produtividade

CBPM promove treinamento para técnicos do órgão que atuam em comunidades
Treinamento destinado aos profissionais da CBPM aconteceu entre os dias 6 e 7 de fevereiro

‘Toca em temas muito fortes e importantes que vivemos’ elogiou Dulce Maria, do RBD, sobre filme ‘Ainda estou Aqui’
A cantora afirmou estar emocionada com a produção; O longa fez historia com indicações ao Oscar e a vitória no Premio Goya

Rogério Carvalho defende Haddad e aponta desafios para governo em 2026
Líder do PT no Senado destaca a importância das conquistas econômicas, minimiza críticas ao ministro da Fazenda e alerta sobre preparação para cenário eleitoral futuro

Hamas anuncia retirada do exército Israelense do corredor Netzarim em Gaza
Em meio à trégua frágil, movimento islamita retira tropas de região estratégica e facilita circulação de civis

Entenda papel do Conselho de Direitos Humanos da ONU
Órgão enfrenta desafios com saída dos EUA e Israel, mas continua com sua missão global

Ex-apresentadora da GloboNews, Cecilia Flesch revela salário e detalhes de sua demissão
Em entrevista recente, jornalista compartilha bastidores da sua trajetória na TV e o que levou ao fim de sua longa carreira de mais de 10 anos na GloboNews

Terremoto de magnitude 7,6 atinge o mar do Caribe; alertas para tsunami foram cancelados
Tremor causou preocupações, mas alertas de tsunami foram cancelados nas regiões afetadas, incluindo Porto Rico e República Dominicana

Governo do Estado regulamenta uso de celulares nas escolas estaduais com novas diretrizes
Medida busca equilibrar tecnologia e aprendizado para melhorar a concentração dos alunos