Operação identifica fábrica irregular e apreende 24 garrafas de uísque supostamente adulterado em Salvador
Estabelecimento mantinha itens com prazo de validade vencido e descumpria normas de fabricação, distribuição e apresentação
Feijão Almeida/GOVBA
Um estabelecimento que fabrica e envasa bebidas alcoólicas no bairro de Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, foi autuado, nesta segunda-feira (6), durante a Operação “Bebidas Etílicas”, ação que busca coibir a comercialização irregular de bebidas alcoólicas adulteradas ou falsificadas na cidade.
Durante a fiscalização, agentes da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) recolheram amostras de produtos e vasilhames para análise. O órgão autuou o estabelecimento por manter itens com prazo de validade vencido e por descumprir normas de fabricação, distribuição e apresentação, colocando em risco a segurança do consumidor.
Garrafas de uísque suposta falsificadas são apreendidas
Em Periperi, no bairro de Nova Constituinte, a Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) identificou outro alvo. Com autorização do morador, as equipes encontraram 24 garrafas de uísque supostamente falsificadas, além de lacres, tampas, plásticos e rótulos usados na adulteração. O responsável foi conduzido à Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), e os materiais foram enviados ao DPT para perícia de autenticidade.
A operação tem como foco identificar produtos que representem risco à saúde, especialmente aqueles contaminados com metanol, substância altamente tóxica capaz de causar cegueira ou morte.
“O comércio de mercadorias impróprias para o consumo é crime. Já é uma missão da polícia, fiscalizar, investigar esse tipo de conduta. É uma missão permanente, sobretudo da Delegacia de Defesa do Consumidor. E nós vamos continuar esse trabalho”, afirmou o titular da Decon, Thiago Costa.
O trabalho conjunto permitiu a coleta de amostras para análise técnica e reforçou o alerta sobre a importância de adquirir produtos apenas de procedência conhecida.
“O DPT tem equipes envolvidas nesse processo para dar as respostas que a sociedade precisa e na velocidade que o caso requer”, disse o diretor do Laboratório Central do DPT, Jacob Cabus. Ele frisou que análises não são realizadas a pedido de terceiros, e os produtos são recebidos apenas via guia policial.
Operação reúne diversas forças de segurança
O grupo responsável pela operação inclui Procon-BA, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH); Polícia Civil, por meio do DPT, Decon e CFPC; Secretaria de Saúde, através da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (DIVISA); e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A ação integra fiscalização, perícia técnica e monitoramento da comercialização de bebidas alcoólicas.
Equipes da Polícia Civil também atuaram na Feira de São Joaquim, com apoio da Vigilância Sanitária Municipal, Guarda Civil Municipal e Semop. Na sexta-feira (3), foram apreendidas nove garrafas de bebidas destiladas e um galão de material irregular, e no sábado (4), novas diligências resultaram na apreensão de 11 garrafas e um galão contendo substância não identificada, todos encaminhados ao DPT para perícia.
Sesab descarta suspeitas de intoxicação por metanol
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, no último domingo (5), que os dois casos suspeitos de intoxicação por metanol registrados no estado foram descartados após análises técnicas realizadas em reunião emergencial no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Os casos investigados ocorreram em Feira de Santana e Salvador. De acordo com a Sesab, não houve contaminação nem adulteração das bebidas consumidas. O encontro contou com representantes do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), do Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Polícia Civil, das secretarias municipais de Saúde e das diretorias de vigilância das duas cidades envolvidas.
Durante a reunião, também estiveram presentes o Procon-BA, a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon-BA), a Secretaria de Comunicação da Bahia (Secom) e o Conselho Estadual de Saúde, em articulação com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os órgãos avaliaram estratégias para ampliar o monitoramento de bebidas alcoólicas adulteradas e prevenir novas ocorrências. Segundo a Sesab, a Bahia recebeu 90 unidades de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, distribuídas pelo Ministério da Saúde.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Últimas Notícias
51,4% desaprovam governo Lula e 51% rejeitam reeleição, mostra pesquisa Meio/Ideia
Levantamento aponta segurança pública como pior área avaliada e economia com desempenho relativamente melhor
Pesquisa Meio/Ideia mostra Flávio Bolsonaro em ascensão e empate técnico com Lula no segundo turno
Levantamento indica avanço do senador e equilíbrio na disputa presidencial em diferentes cenários eleitorais
Zema nega convite para vice de Flávio Bolsonaro e mantém pré-candidatura presidencial
Governador mineiro prioriza candidatura própria e condiciona alianças à oposição ao PT
Lula lidera relevância digital entre presidenciáveis e domina principais redes sociais
Levantamento aponta presidente como o nome mais influente no ambiente virtual entre pré-candidatos ao Planalto
Resumo do BBB 26 de terça-feira (03/02): Brigido é eliminado com 77,88% e madrugada marcada por análises de jogo
Participantes debatem discurso de Tadeu Schmidt e reposicionamentos estratégicos após paredão
Lavagem de Itapuã completa 121 anos e leva mais de 30 atrações às ruas do bairro nesta quinta-feira
Cortejo tradicional, lavagem nativa e apresentações marcam a celebração no bairro
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações em 04/02/2026
Partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro será disputada na Arena Barueri, às 21h30
Transalvador inicia campanha de Volta às Aulas com ações educativas no entorno de escolas nesta quarta
Mobilização acontece por dez dias com faixas, materiais informativos e atuação de agentes nos horários de pico
Simm oferece 479 vagas de emprego e estágio com salário de até R$ 8 mil em Salvador nesta quarta-feira
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Hugo Calderano conquista Copa América e garante vaga no Mundial de Macau
Mesatenista brasileiro mantém invencibilidade no torneio e confirma fase consistente no circuito internacional