Moradores e comerciantes de Canudos relatam falta de água e quedas de energia constantes
Segundo relatos de moradores, interrupções frequentes comprometem o funcionamento de residências, comércios e serviços essenciais
Arquivo pessoal
Moradores do município de Canudos, no interior da Bahia, relataram estar enfrentando dificuldades diárias devido à instabilidade nos serviços de abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica. Segundo os relatos, as interrupções frequentes comprometem o funcionamento de residências, comércios e serviços essenciais, afetando a rotina da população e a economia local.
De acordo com moradores, o fornecimento de água apresenta falhas constantes, que chegam a durar dias em algumas localidades. O problema impacta diretamente a vida das famílias, que ficam sem acesso a atividades básicas, e prejudica o comércio, que muitas vezes não consegue manter operações sem abastecimento regular.

Crédito: Divulgação/Conder
Impacto no dia a dia
A situação se agrava com as frequentes quedas de energia elétrica, que além de afetar o funcionamento de lojas, bares e restaurantes, as falhas na rede têm provocado a queima de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos, gerando custos adicionais para os moradores.
“Os prejuízos são inúmeros, existem semanas que preciso cancelar a agenda inteira de pacientes, porque ou falta água, ou falta energia, e não tenho como atender meus pacientes sem esses serviços básicos”, disse o dentista e empresário Jeison Ferraz.
“Muito pior que os prejuízos financeiros causados, é o desrespeito com que essas empresas tratam a população canudense, que fica completamente desassistida e impedida de realizar atividades básicas do dia a dia, como a higiene, por exemplo”, completou.
Além dele, outros moradores também manifestam insatisfação com a situação. Comerciantes e moradores pontuam que continuam enfrentando incertezas e prejuízos, sem previsão de estabilidade no abastecimento de água e energia elétrica.
O que dizem a Coelba e a Embasa
O Portal M! entrou em contato com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), que informou ter concluído um estudo sobre o sistema elétrico do município, que incluiu a inspeção termográfica e estrutural dos equipamentos que compõem a rede elétrica, além de análises das vegetações que estão próximas aos cabos de energia.
“A concessionária está executando um plano de manutenções preventivas e reforçando os serviços para aumentar a robustez do sistema elétrico que atende a cidade. Mais de 20 profissionais estão envolvidos na força-tarefa, que contempla a realização de 1.200 podas de vegetações que estão próximas à rede, 366 manutenções estruturais no sistema e revisão de 5 grandes equipamentos telecomandados, além da instalação de novas tecnologias no sistema”, disse, em nota.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) também foi contatada e informou, em nota, que o abastecimento ocorre com a oferta regular de água do sistema para a sede de Canudos e que eventuais variações na distribuição não chegam a ser sentidas por aqueles que possuem reservatórios domiciliares dimensionados para atender as suas necessidades diárias.
“Melhorias na distribuição de água são executados de forma rotineira, a exemplo de substituição de rede que ocorrerá na próxima semana para reforçar o abastecimento na localidade de 150, em Canudos. Em casos de falta de água prolongada, os clientes devem informar a situação pelo teleatendimento no 0800 0555 195 ou pelo WhatsApp (71) 997170999, para que as equipes possam ir a campo checar se há situação especifica na rede que atende o imóvel”.
Embasa realiza manutenção programada
No início de agosto, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizou serviços de manutenção e melhorias programadas no sistema de abastecimento que atende Salvador e outros 12 municípios da Região Metropolitana e do Recôncavo.
A complexidade do sistema exigiu que o retorno do abastecimento fosse de maneira técnica e controlada. Isso porque, diferentemente da energia elétrica, a água precisa ser captada nas barragens, tratada nas estações específicas e, depois, transportada até os reservatórios de distribuição, como os localizados no Cabula, Campinas de Brotas, Dunas e Águas Claras.
“A retomada do fornecimento é um processo técnico e gradual, que precisa ocorrer de forma controlada até que as pressões se estabilizem nas redes, evitando vazamentos e outras intercorrências. Diferente da energia elétrica, a água precisa percorrer quilômetros de tubulações até chegar aos imóveis. Só Salvador tem mais de cinco mil quilômetros de rede distribuidora de água”, explica a diretora de operações da Embasa na RMS, Joana Rolemberg.
UPB e Coelba firmam acordo
Também no início de agosto, a União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Neoenergia Coelba firmaram um acordo para promover reuniões regionais com o objetivo de resolver pendências relacionadas ao fornecimento de energia elétrica em diversos municípios baianos. O encontro, realizado na sede da empresa em Salvador, reuniu o presidente da UPB, Wilson Cardoso, o presidente da Coelba, Thiago Guth, e demais representantes das duas instituições.
Durante a reunião, a UPB apresentou um panorama das principais dificuldades enfrentadas pelas prefeituras, incluindo atrasos em obras de expansão da rede elétrica, prejuízos à saúde pública e frequentes quedas de energia em áreas urbanas e rurais. Como resposta, foi definido um ciclo de quatro reuniões, divididas por regiões do estado (Norte, Sul, Leste e Oeste), que acontecerão na sede da UPB nos dias 19 e 26 de agosto e 2 e 9 de setembro. As datas poderão ser ampliadas, conforme a demanda dos municípios.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Últimas Notícias
Vixe! Saída de Coronel abre crise no governo. Geddel cobra a vice e MDB ameaça romper. A pressão sobre Jerônimo e a culpa de Wagner. A voz de Kassab e o impacto em Neto
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
51,4% desaprovam governo Lula e 51% rejeitam reeleição, mostra pesquisa Meio/Ideia
Levantamento aponta segurança pública como pior área avaliada e economia com desempenho relativamente melhor
Pesquisa Meio/Ideia mostra Flávio Bolsonaro em ascensão e empate técnico com Lula no segundo turno
Levantamento indica avanço do senador e equilíbrio na disputa presidencial em diferentes cenários eleitorais
Zema nega convite para vice de Flávio Bolsonaro e mantém pré-candidatura presidencial
Governador mineiro prioriza candidatura própria e condiciona alianças à oposição ao PT
Lula lidera relevância digital entre presidenciáveis e domina principais redes sociais
Levantamento aponta presidente como o nome mais influente no ambiente virtual entre pré-candidatos ao Planalto
Resumo do BBB 26 de terça-feira (03/02): Brigido é eliminado com 77,88% e madrugada marcada por análises de jogo
Participantes debatem discurso de Tadeu Schmidt e reposicionamentos estratégicos após paredão
Lavagem de Itapuã completa 121 anos e leva mais de 30 atrações às ruas do bairro nesta quinta-feira
Cortejo tradicional, lavagem nativa e apresentações marcam a celebração no bairro
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações em 04/02/2026
Partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro será disputada na Arena Barueri, às 21h30
Transalvador inicia campanha de Volta às Aulas com ações educativas no entorno de escolas nesta quarta
Mobilização acontece por dez dias com faixas, materiais informativos e atuação de agentes nos horários de pico
Simm oferece 479 vagas de emprego e estágio com salário de até R$ 8 mil em Salvador nesta quarta-feira
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho