Luto no jornalismo baiano: Kardé Mourão, ex-presidente do sinjorba, morre aos 65 anos
Jornalista teve atuação marcante na defesa da profissão e dos direitos trabalhistas

A jornalista Kardelícia Mourão Lopes, conhecida como Kardé Mourão, morreu aos 65 anos neste domingo (30), após enfrentar complicações decorrentes de um câncer. Durante o tratamento, ela passou por cirurgias para a retirada de parte do intestino, bexiga e útero, mas não resistiu. O velório acontece às 14 horas e a cremação às 16 horas, na capela B, do Cemitério Jardim da Saudade.
Com uma trajetória marcada pela defesa da categoria, Kardé presidiu o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) entre 2004 e 2010 e foi diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Além disso, atuou como assessora de imprensa do Conselho Regional de Farmácia da Bahia e diversas outras entidades sindicais. Seu legado é lembrado pela luta por melhores condições de trabalho e valorização do jornalismo.
Repercussão e homenagens
A morte da jornalista foi lamentada por colegas de profissão, parlamentares e entidades ligadas à comunicação. O Sinjorba emitiu uma nota de pesar destacando a perda de uma “companheira aguerrida” e afirmando que o falecimento de Kardé Mourão gera “um rastro de tristeza e um sentimento de perda irreparável”. A entidade também ressaltou sua dedicação incansável à luta dos jornalistas por melhores salários, condições de trabalho, respeito e dignidade.
Para o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, a perda de Kardé Mourão representa um grande desafio para a categoria. Segundo ele, “seu incentivo, orientação e apoio foram fundamentais” para que seguisse firme no fortalecimento do Sindicato” e “da profissão” no Estado.
“Ela foi uma referência insubstituível, uma líder que me apresentou os caminhos da luta dos jornalistas”, declarou Moacy.
Políticos
Políticos também lamentaram a morte da jornalista, como a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB). “É com profundo pesar que nos solidarizamos com a família, amigos e colegas da jornalista Kardelícia Mourão Lopes. Seu compromisso incansável com a valorização profissional e a liberdade de expressão deixa um legado inestimável para o jornalismo baiano”, disse a deputada.
Segundo a deputada federal Lídice da Mata, presidente estadual do PSB, o jornalismo da Bahia perde uma de suas grandes referências.
“Hoje o Jornalismo Baiano escreve uma página triste. A categoria perde a sua eterna presidente Kardé Mourão, mulher de muita luta em defesa dos direitos daqueles que tinham a sua profissão”.
Carreira e legado
Formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Kardé Mourão teve uma carreira marcada pela atuação sindical e pela defesa da comunicação como ferramenta de transformação social. Além de sua passagem pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, trabalhou na TV Aratu e foi assessora de imprensa de entidades como centrai Única dos Trabalhadores (CUT) e dos Trabalhadores do Brasil (CTB), além dos sindicatos baianos dos Trabalhadores em Educação (APLB-Sindicato) e Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis (Sinposba).
Em 1985, integrou a comissão da Fenaj responsável pela formulação do primeiro Manual de Assessoria de Imprensa do Brasil, um marco na regulamentação da atividade. Mais recentemente, entre 2019 e 2022, atuou na Comissão Nacional de Ética da Fenaj, sendo a conselheira mais votada pelos jornalistas.
Durante seu período como assessora do Conselho Regional de Farmácia, foi demitida enquanto exercia um mandato sindical, em um episódio classificado como arbitrário pela Fenaj, que denunciou a violação de seus direitos trabalhistas. Nos últimos anos, Kardé seguia atuando como jornalista autônoma.
Últimos dias e despedida
Antes de falecer, Kardé Mourão estava internada no Hospital Roberto Santos (HRS), em Salvador. Familiares e amigos chegaram a mobilizar uma campanha nas redes sociais pedindo doações de sangue para o tratamento da jornalista. Ela deixa a mãe, um filho e um neto, além de irmãos, sobrinhos e um vasto círculo de amigos e colegas que reconhecem sua trajetória de dedicação ao jornalismo e à luta pelos direitos da categoria.
Mais Lidas
Justiça derruba norma que liberava farmacêuticos a receitar remédios
Cidades
Alarmante: acidentes de moto dobram na Bahia em 10 anos e lotam hospitais
Último dia: inscrições do Universidade para Todos terminam nesta quarta-feira
Últimas Notícias

BBB 25: prêmio aumenta para R$ 2,6 milhões após dinâmica de sorte
Grande final do BBB 25 está agendada para dia 22 de abril, quando será revelado vencedor desta temporada

Em Salvador para lançamento de pré-candidatura à presidência, Caiado visita Igreja do Bonfim e Santuário Irmã Dulce
Agenda na capital baiana também contará com reuniões estratégicas com diversos setores

Coronel Sturaro é nomeado diretor-geral da Guarda Civil de Salvador
Sturaro substitui Maurício Lima, que ocupou o cargo por cerca de nove anos

Projeto de Lei da Reciprocidade pode ser votado na Câmara ainda nesta semana
Projeto ganhou prioridade após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar novas tarifas comerciais contra parceiros econômicos

Jerônimo defende unidade no PT e diz que ainda fará mudanças no secretariado: ‘Uma eu garanto’
Petista também ressaltou que escolha da nova presidência do partido será fundamental para condução das eleições de 2026

Bruno Reis apresenta avanços tecnológicos de Salvador durante evento nacional de cidades inteligentes
Prefeito destacou investimentos em drenagem, monitoramento e educação digital

Representatividade feminina avança na Bahia com ação inédita da Defensoria Pública
Nova gestão da Adep-ba aposta em protagonismo feminino e cria espaço para discutir igualdade, acolhimento e políticas inclusivas

Val Kilmer, astro de ‘Top Gun’ e ‘Batman’, morre aos 65 anos nos EUA
Ator, que enfrentava dura batalha contra câncer de garganta desde 2014, deixa dois filhos, Mercedes e Jack

Espionagem da Abin no Paraguai gera crise e força Congresso a reativar comissão secreta
Governo paraguaio suspende negociações sobre Anexo C do Tratado de Itaipu e convoca embaixador do Brasil em Assunção

FazAtleta 2025: programa oferece isenção fiscal e mira talentos do esporte na Bahia
De acordo com governador, programa vai disponibilizar R$ 10 milhões para que empresas patrocinem atletas e eventos esportivos no Estado