Inscrições para Prova Nacional Docente terminam nesta sexta; entenda como funciona a prova
Prova poderá ser adotada como parte de processos seletivos para o magistério por redes estaduais e municipais
José Cruz/Agência Brasil
As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) terminam às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (25). Interessados devem se cadastrar pelo Sistema PND, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O prazo é o mesmo para solicitações de atendimento especializado e uso de nome social por pessoas trans. As informações são da Agência Brasil.
Embora não seja um concurso público, a PND poderá ser adotada como parte de processos seletivos para o magistério por redes estaduais e municipais de ensino, a depender da adesão de cada sistema. Por esse motivo, o exame tem sido apelidado de “CNU dos Professores” ou “Enem dos Professores”, em alusão ao Concurso Nacional Público Unificado (CNU) e ao Exame Nacional do Ensino Médio.
Estrutura e conteúdo da avaliação da Prova Nacional Docente
Promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e organizada pelo Inep, a PND será aplicada com base nas matrizes de referência e nos instrumentos de avaliação teórica utilizados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas.
O conteúdo da prova considera as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica, além de legislações e dispositivos normativos que regulam o exercício da profissão docente no país.
As matrizes, já publicadas no Diário Oficial da União, detalham o perfil esperado dos candidatos, bem como as competências, habilidades e conteúdos que serão cobrados. A formulação das questões será feita com base no Banco Nacional de Itens (BNI) da educação superior, coordenado pelo Inep.
A estrutura da PND será dividida em duas partes: formação geral e componente específico. A aplicação terá duração total de cinco horas e trinta minutos, conforme descrito em edital.
A parte de formação geral será composta por 30 questões de múltipla escolha e uma questão discursiva, com foco em temas relacionados à formação docente. Já o componente específico terá 50 questões objetivas, com conteúdos da área de formação do candidato.
De acordo com o MEC, “a questão discursiva avaliará não apenas os conhecimentos relacionados à formação de professores, mas também aspectos como clareza, coerência, coesão textual, argumentação, vocabulário e correção gramatical, conforme critérios estabelecidos na matriz de referência”.
Podem se inscrever estudantes que concluem cursos de licenciatura em 2025 e que já estão cadastrados no Enade das Licenciaturas pelas respectivas instituições de ensino. Esses candidatos devem acessar o Sistema PND e confirmar participação. A inscrição é gratuita para esse grupo.
Também podem participar da prova todos os professores com diploma de licenciatura que desejam participar de concursos públicos ou seleções que utilizem a nota da PND a partir de 2026. Até o momento, o MEC informou a adesão de 1.508 redes municipais de ensino e 22 redes estaduais ao exame.
Taxa de inscrição da Prova Nacional Docente
Para os demais candidatos, o valor da taxa de inscrição é de R$ 85. O pagamento deve ser feito até quinta-feira (31), por meio de boleto gerado no momento da inscrição, a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). O documento pode ser quitado em bancos, lotéricas ou via aplicativos bancários.
Segundo o edital da PND 2025, também tiveram direito à isenção os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e os doadores de medula óssea registrados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Candidatos que precisarem reemitir o boleto poderão fazê-lo acessando novamente o Sistema PND, dentro do prazo estipulado.
Prova será aplicada em 26 de outubro
A aplicação da prova está marcada para o dia 26 de outubro, em todo o país, sob responsabilidade do Inep. O cronograma completo está disponível na plataforma oficial da prova.
O Ministério da Educação criou a PND com o objetivo de aprimorar a qualidade da formação de professores e incentivar a realização de concursos públicos nas redes públicas de ensino.
A iniciativa integra o programa Mais Professores para o Brasil, que articula políticas voltadas à valorização do magistério e qualificação dos profissionais da educação básica. Segundo o MEC, o programa tem como meta alcançar cerca de 2,3 milhões de docentes em todo o território nacional.
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital