Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Wuiga Rubini GOVBA
O Governo da Bahia entregou, nesta terça-feira (13), mais de 200 certificados de qualificação profissional a mototaxistas e motofretistas que atuam no transporte de pessoas e mercadorias em diferentes regiões do estado. A ação foi realizada em Salvador, por meio do Projeto Condução Decente, iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), voltada à capacitação, reciclagem profissional e promoção da segurança no trânsito.
Além da certificação dos trabalhadores de 16 municípios baianos, o projeto também promoveu a entrega de kits de proteção individual para condutores de 19 municípios. A iniciativa busca fortalecer as condições de trabalho da categoria, reduzir riscos nas vias urbanas e rodoviárias e ampliar o acesso à qualificação profissional.
Capacitação reforça segurança e atualização profissional
Com mais de duas décadas de atuação como motociclista profissional em Salvador, Bruno Gomes, de 53 anos, destacou a importância da formação continuada oferecida pelo projeto. Segundo ele, se a categoria não realizar uma “reciclagem”, cai no “ostracismo” e na “rotina”.
“No curso, a gente relembra a necessidade de ter atenção ao pneu da moto, ao óleo, combustível, as sinalizações de trânsito. A gente preserva a nossa integridade. Por isso agradeço, mesmo, por esse curso tão fundamental pra o nosso dia-a-dia”, relatou.
Os cursos oferecidos pelo Projeto Condução Decente abrangem conteúdos voltados à legislação de trânsito, ética e cidadania, gestão de riscos, segurança e saúde no trabalho, atendimento ao cliente e transporte adequado de pessoas e cargas, além de atividades práticas de condução veicular.

Crédito: Wuiga Rubini/GOVBA
Jerônimo destaca importância dos profissionais
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou da entrega dos certificados e dos equipamentos de proteção, e destacou a relevância dos mototaxistas e motofretistas para a mobilidade urbana e a economia do país. Segundo ele, quando um trabalhador “não tem uma condição regularizada”, acabando ficando “inseguro”.
“Então, nosso trabalho deve ser o de valorização desta categoria profissional, de quem acorda 4h para transportar pessoas, medicamentos, mercadorias. Vamos capacitar e reforçar a segurança com capacetes, coletes, bags e linha de crédito, para o profissional ter um veículo decente. O Brasil não vive sem a profissão de vocês”, afirmou o governador.
Kits de proteção entregues aos profissionais
Os motofretistas receberam um kit composto por colete refletivo, capacete, antena corta-pipa e bag térmica para o transporte de mercadorias. Já os mototaxistas foram contemplados com colete, dois capacetes e antena corta-pipa, itens considerados essenciais para a segurança dos condutores e dos passageiros.
A previsão do projeto é qualificar, até 2027, cerca de 6.500 profissionais em 75 municípios baianos, ampliando o alcance das ações de formação e segurança em todo o estado.
Objetivo é alcançar todas as zonas turísticas da Bahia
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, ressaltou que a iniciativa também dialoga com o debate nacional sobre a regulamentação da categoria. “É um debate mais amplo, que está acontecendo também no Congresso Nacional, visando a regulamentação desses profissionais, mas temos trabalhado pela preservação, enquanto isso, dos direitos deste segmento profissional. Nosso objetivo é garantir presença desse projeto em todas as 13 zonas turísticas da Bahia, além de dignidade no trabalho”, comentou.
Linha de crédito para aquisição de motocicletas
Os profissionais que concluíram o curso de qualificação também passam a ter acesso a uma linha de crédito especial da Desenbahia para a compra de motocicletas novas. O financiamento contempla veículos com cilindradas entre 125 e 190, com prazo de até 60 meses para pagamento, sem período de carência.
A taxa de juros é de 1% ao mês, condicionada à análise de crédito. A medida busca estimular a renovação da frota e garantir melhores condições de trabalho aos mototaxistas e motofretistas.
O Projeto Condução Decente é executado pela Setre em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), o Serviço Social do Transporte (SEST), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba
Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo
Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar
‘Tarifaço’ de Trump contra Irã coloca US$ 2,8 bi do superávit brasileiro sob ameaça
Brasil exportou US$ 2 bi em milho para iranianos em 2025 e corre risco de sofrer retaliação em seu comércio com Washington