Flávio Dino autoriza gastos fora do limite para combater queimadas
Monitor do Fogo, do MapBiomas, revelou que a área incendiadas no Brasil já supera 11,4 milhões de hectares este ano

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, reconheceu a gravidade da crise climática provocada pelas queimadas em todo o Brasil e determinou medidas urgentes para conter a devastação nos biomas da Amazônia e do Cerrado. Em decisão publicada neste domingo (15), Dino autorizou a abertura de crédito especial fora do arcabouço fiscal até o final do ano para financiar ações contra os incêndios.
“Realço que tal providência, se adotada, ocorrerá sob o controle dos Poderes Legislativo (quanto à aprovação final do montante contido em medida provisória) e Judiciário (quanto à efetiva aplicação), observando-se rigorosamente todas as regras constitucionais de transparência e rastreabilidade, bem como as demais leis”, disse.
O crédito extraordinário, acessível através de medida provisória, destina-se a despesas urgentes e imprevisíveis, como calamidades públicas. Dino comparou a situação atual com as enchentes no Rio Grande do Sul, destacando que ambas as crises exigem “medidas excepcionais e imediatas”.
“A semelhança jurídica é nítida em relação às recentes enchentes no Rio Grande do Sul, que redundaram em intensas medidas de socorro e reparação”, afirmou o ministro. O ministro também considerou que os impactos negativos das queimadas serão mais severos do que os efeitos da suspensão temporária da lei de responsabilidade fiscal. “Não podemos negar o máximo e efetivo socorro a mais da metade do nosso território”, declarou.
O ministro também suspendeu, de forma temporária, a exigência legal que limita a contratação de brigadistas temporários pelo Ibama e ICMBio, permitindo a contratação imediata dos profissionais necessários até o final deste ano. “Pode-se dizer que as consequências negativas para a Responsabilidade Fiscal serão muito maiores devido à erosão das atividades produtivas vinculadas às áreas afetadas pelas queimadas e pela seca”, escreveu na decisão.
O ministro também autorizou a utilização de recursos do Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-fim da Polícia Federal (Funapol) para apurar crimes ambientais relacionados às queimadas ilegais na Amazônia e no Pantanal. “O uso dos recursos do Funapol é essencial para conduzir os inquéritos sobre crimes ambientais”, ressaltou Dino.
Áreas queimadas chegam a 11,4 milhões de hectares
O Monitor do Fogo, do MapBiomas, revelou que a área queimada no Brasil em 2024 já superou 11,4 milhões de hectares, um aumento de 116% em relação ao ano anterior. “Em agosto, foram destruídos 5,65 milhões de hectares, área equivalente ao Estado da Paraíba”, destacou o levantamento.
O aumento dos focos de incêndio é o maior registrado desde o início da série histórica do MapBiomas em 2019, e a poluição do ar causada pela fumaça tem gerado fenômenos como a “chuva preta” no Rio Grande do Sul.
Documentos mostram que o governo Lula foi alertado sobre o risco de incêndios e seca desde o início do ano. Apesar das advertências, o Ministério do Meio Ambiente afirmou que a magnitude dos eventos superou as previsões e que a situação não pode ser controlada se as pessoas continuarem provocando os incêndios.
Na última terça-feira (10), Dino também determinou a convocação de mais bombeiros para a Força Nacional, o aumento do uso de aeronaves no combate aos incêndios e a realização de um mutirão para investigar e combater as causas dos incêndios.
Leia também:
Brasil enfrenta crise de queimadas e governo é criticado por falta de ação efetiva
Inmet: previsão emite alerta para calor intenso em regiões do Brasil nos próximos três meses
“Brasil pode perder Pantanal até o final do século”, alerta ministra
Redação
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias

Deputado diz que assinou por engano pedido de urgência da anistia e manda excluir nome da lista do PL
De acordo com a assessoria de Paulo Foletto, houve equívoco da equipe legislativa

Bolsonaro publica foto no hospital, diz que teve complicações no intestino e descarta cirurgia
Conforme ex-presidente, quadro clínico é estável, com evolução positiva e sem sinais de febre

Novo Hotel Ibis chega a Camaçari com proposta inovadora e deve aquecer setor imobiliário e turístico
Empreendimento será construído no polo industrial da Região Metropolitana de Salvador e promete retorno mensal com renda passiva

Deputado baiano cobra ações urgentes do governo federal para enfrentar estiagem no interior
Segundo parlamentar, seca tem causado perdas severas na agricultura familiar, na pecuária e no abastecimento de água

Belém vira alvo de críticas de revista britânica às vésperas da COP 30: ‘esburacada, quente e pontilhada de esgoto’
Reportagem da 'The Economist' expõe desafios logísticos da capital paraense e destaca tensões ambientais e estruturais antes da cúpula do clima

Adelmário Coelho diz que festas juninas devem priorizar forró e cobra mais apoio do governo ao São João: ‘Desacelerada muito grande’
De acordo com cantor, embora deva existir espaço para todos os estilos, é necessário respeitar artistas que carregam identidade junina

BBB 25: Vinícius vence última Prova do Anjo e manda Renata para o Monstro por ‘troco’ no jogo
Dinâmica exigiu precisão e agilidade; líder da semana é João Pedro e paredão desta sexta será definido com três indicações

Juscelino Filho agradece Lula após deixar ministério e promete seguir ajudando governo no Congresso
Ex-ministro afirma que saída foi para preservar governo

Inflação desacelera na RMS, mas alimentos e passagens continuam puxando preços para cima
Média nacional do IPCA foi de 0,56%, com maiores altas nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo

Bolsonaro passa mal durante agenda no Rio Grande do Norte e é internado às pressas com fortes dores abdominais
Ex-presidente deu entrada em um hospital local com dores intensas no abdômen, atribuídas às complicações da facada sofrida em 2018