Especialista em RH aponta diferença entre ser chefe e líder e defende capacitação como prioridade para carreira profissional
Especialista em gestão de pessoas também refletiu sobre os desafios da liderança moderna e o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
Equipe M!
O especialista em RH, palestrante e colunista, Adriano Lima, explicou, nesta quinta-feira (16), as principais diferenças entre ser chefe e ser líder. Em entrevista ao Portal M!, após participação no programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador (104.3 FM), com os jornalistas Osvaldo Lyra, Gomes Nascimento, Matheus Morais e Catia Rhawllesty, o especialista em gestão de pessoas refletiu sobre os desafios da liderança moderna e o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho.
Durante a conversa, Adriano destacou a importância de compreender a diferença entre ser líder e ser chefe, especialmente em um cenário em que a tecnologia transforma a forma de trabalhar e de se relacionar dentro das empresas.
“Hoje, coincidência, é Dia do Chefe, e a diferença é a dimensão chefe e a dimensão líder são complementares, mas diferentes. Chefiar é estruturar uma área, organizar em processos, colocar recursos, implementar um plano. Liderar é inspirar as pessoas, desenvolver algo melhor, chegar juntos, ter espírito de equipe e reconhecer o outro”, afirmou Adriano Lima.
Liderar é sobre inspirar e ser humano
Segundo o especialista, o papel do líder moderno vai além da execução técnica e da gestão de processos. É necessário inspirar pessoas e estar emocionalmente presente.
“Ser líder é cada vez mais sobre ser exemplo, nunca foi sobre ser perfeito, e é principalmente sobre ser humano, porque para atuar nessa dimensão da liderança, conectando com as pessoas, engajando, você precisa estar próximo, você precisa também se desenvolver como pessoa”, explicou o executivo.
Adriano defendeu que o sucesso de uma equipe passa pela proximidade entre líderes e colaboradores, e que o reconhecimento e a valorização são pilares fundamentais para manter o engajamento e o propósito dentro das organizações.
Inteligência artificial e o futuro do trabalho
Questionado sobre o avanço da inteligência artificial (IA) e os impactos dessa transformação na gestão de pessoas, Adriano avaliou que a tecnologia vem mudando o mercado e exigindo novas competências profissionais.
“Vão haver muitas mudanças. Profissões e carreiras repetitivas e previsíveis serão substituídas. Essa é uma má notícia também para as chefes e para os chefes, porque o que é apenas gerenciar e controlar, a inteligência artificial vai fazer”, observou.
Segundo ele, a automação de tarefas deve abrir espaço para que os profissionais foquem na dimensão humana do trabalho. “Vai sobrar mais tempo para atuar na dimensão líder”, completou.
Carreira como principal patrimônio
Ao comentar sobre educação e capacitação profissional, Adriano Lima reforçou a importância de cada pessoa cuidar da própria trajetória e investir em desenvolvimento contínuo.
“A carreira é seu principal bem, esteja você em que função tiver. Eu não sou herdeiro, a única coisa que meus pais me deixaram é educação e formação. Talvez a grande maioria também não tenha herança para receber. Seu patrimônio principal é sua carreira. Então se capacite, se reinvente, se atualize”, afirmou.
Confira a entrevista com Adriano Lima na íntegra:
BahiaRH debate integração entre tecnologia e liderança
O 20º BahiaRH, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), acontece nesta quinta (16) e sexta (17), em Salvador, com o tema Integrando Inteligências. O evento pretende unir tecnologia, cultura e estratégia em um ambiente de aprendizado e troca de experiências, consolidando o RH baiano como força estratégica para o desenvolvimento humano e organizacional.
Adriano Lima será um dos palestrantes principais, com o tema “Inspirar ou pirar: o dilema da liderança”, em que discutirá os desafios humanos e estratégicos de liderar em um mundo cada vez mais digital.
Com mais de 25 anos de carreira em empresas como Itaú Unibanco, Dasa, Neon, Minerva Foods, MasterCard, Unilever e Amil, Adriano construiu uma trajetória marcada pela transformação organizacional, engajamento de equipes e cultura corporativa. Ele é autor do livro Você em Ação e foi eleito Top of Mind em RH por três anos consecutivos (2022, 2023 e 2024).
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba
Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo
Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar