Deslizamentos de terra deixam um morto e quatro soterrados em Salvador
Operação de resgate é acompanhada pelo prefeito Bruno Reis, pela vice Ana Paula Matos e pelo presidente da Câmara, Carlos Muniz
Um jovem de 23 anos morreu e outras quatro pessoas ficaram soterradas após deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas em Salvador na manhã desta quarta-feira (27). Os incidentes ocorreram entre os bairros de Saramandaia e Pernambués. A vítima fatal foi identificada, inicialmente, pelo nome de Junior. Ele estava deitado na cama do próprio quarto quando a casa desmoronou.
Entre os soterrados, está uma criança de seis anos, que já foi resgatada e encaminhada para o Hospital do Subúrbio, na capital baiana. Uma outra, de prenome Diana, também foi localizada e resgatada logo depois. Outras duas ainda estão soterradas e sendo procuradas pelos agentes do Corpo de Bombeiros. Os resgates continuam no local e o prefeito Bruno Reis (União Brasil), a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) e o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), acompanham o trabalho.
Segundo o prefeito, uma das outras duas vítimas que ainda estão soterradas já foi identificada e está com vida. A segunda ainda está sendo localizada. “Os bombeiros já ouviram vozes desta pessoa, mas ainda não identificaram o local preciso em que ela está soterrada. Infelizmente, nós tivemos um óbito. Há quatro anos que a gente não tinha vítimas fatais das chuvas em nossa cidade. Infelizmente, nesta manhã, por conta das fortes chuvas que afetam a cidade, a gente lamenta a perda de um irmão soteropolitano. Mas nós estamos aqui todos mobilizados. Temos aqui o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a equipe de engenharia da Prefeitura e também toda a equipe da área social. Temos, ainda, diversas lideranças acompanhando de perto este resgate. Espero que, no final, possamos salvar todas essas vidas”, afirmou.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Defesa Civil de Salvador (Codesal) estão no local, enfrentando dificuldades devido à intensidade do temporal. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, classificou a operação como complexa. De acordo com a Codesal, foram registrados pelo menos 40 deslizamentos de terra na capital baiana somente nesta manhã.
Chuvas acima da média histórica
Salvador enfrenta chuvas intensas desde o último fim de semana e já ultrapassaram 319 mm no acumulado do mês, segundo a Defesa Civil. Desse total, 200 mm foram registrados apenas nas últimas 72 horas, quase três vezes a média histórica de novembro, que é de 108,2 mm.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para Salvador e cidades próximas, como Feira de Santana, devido ao acumulado de chuvas. O risco de novos deslizamentos e desabamentos levou ao acionamento de sirenes em cinco localidades vulneráveis: Baixa do Cacau (São Caetano), Bom Juá, Vila Picasso (Capelinha), Voluntários da Pátria (Lobato) e Calabetão.
A Codesal orienta que moradores de áreas de risco evacuem suas casas ao ouvir as sirenes e busquem abrigos seguros, a fim de evitar novas tragédias.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Jerônimo se solidariza com vítimas das fortes chuvas em Salvador
Deslizamentos de terra deixam um morto e quatro soterrados em Salvador
Premiação do ‘Melhor Pão Francês da Bahia’ acontece nesta quarta-feira
Zé Eduardo traz de volta ‘Se Liga Bocão’ à rádio, agora na Baiana FM
Simm oferece 103 vagas de emprego nesta quarta-feira em Salvador
Últimas Notícias
Bolsonaro posta vídeo tomando caldo de cana e ironiza relatório da PF
Ex-presidente publica vídeo tomando caldo de cana e nega envolvimento em plano golpista
Otto diz que anistia ‘não tem absolutamente nenhuma chance de passar’ no Senado
Oposição critica relatório da PF e defende perdão 'amplo e irrestrito' a presos do 8 de janeiro
Deslizamentos de terra deixam um morto e quatro soterrados em Salvador
Operação de resgate é acompanhada pelo prefeito Bruno Reis, pela vice Ana Paula Matos e pelo presidente da Câmara, Carlos Muniz
Premiação do ‘Melhor Pão Francês da Bahia’ acontece nesta quarta-feira
No evento, que será realizado a partir das 18h, na Fieb, também serão anunciados melhores panificador e padaria da Bahia
Trump anuncia novos membros para equipe econômica
Jamieson Greer foi indicado para Comércio, enquanto Kevin Hassett assumirá chefia do Conselho Econômico Nacional
Encontros Negros debate tecnologia e música como ferramentas de resistência em Salvador
Evento acontece até esta próxima quinta-feira na capital baiana
Paraná Pesquisas: Lula está empatado com Tarcísio e Michelle em eventual 2º turno em 2026
Instituto também fez simulação com Bolsonaro, mesmo com inelegibilidade do ex-presidente
Zé Eduardo traz de volta ‘Se Liga Bocão’ à rádio, agora na Baiana FM
Programa estreia na próxima segunda-feira, a partir das 18 horas
AL-BA aprova, por unanimidade, criação da Bahia Filmes
Vinculada à Setur-BA, empresa audiovisual visa fortalecer cenário cultural e socioeconômico
Comissão de Cultura da Câmara debate criação do Dia Nacional da Axé Music
Proposta da deputada Lídice da Mata destaca relevância cultural e econômica do gênero musical para Bahia e Brasil