Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação
Reprodução/TV Bahia
O delegado Nilton Tormes, coordenador técnico do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), foi exonerado do cargo, nesta quarta-feira (26), pela Polícia Civil da Bahia. A ação ocorreu após investigação por suspeita de envolvimento no desvio de fuzis apreendidos em uma operação realizada em julho de 2024. A exoneração foi formalizada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
A exoneração ocorre em meio a um processo investigativo conduzido pela Corregedoria da Polícia Civil, após denúncia anônima. O delegado, que se manifestou por meio de uma nota oficial, afirmou que recebeu a notícia com surpresa, comprometendo-se a colaborar integralmente com as investigações para esclarecer os fatos.
“Recebi com surpresa o início da investigação, mas sempre respeitei a opção político-institucional. Continuo colaborando ativamente com a investigação, uma vez que não tenho nada a temer. Assim, espero que a apuração revele a regularidade do meu exercício da função pública ao longo de mais de 20 anos na Polícia Civil”, destacou o delegado em nota.
Investigação sobre desvio de fuzis
De acordo com informações, as investigações focam no desvio de pelo menos 14 fuzis apreendidos durante uma operação policial no bairro do Caji, localizado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A operação tinha como objetivo combater o tráfico de armas e drogas, mas uma denúncia revelou que, embora a equipe policial tenha informado ter apreendido seis fuzis, havia indícios de que pelo menos 20 armas desse tipo estavam no local, além de pistolas e outros materiais ilícitos.
Além das armas, a denúncia também aponta o desaparecimento de joias e grandes quantias que estariam no local da apreensão, elementos que também estão sendo investigados pelas autoridades competentes.
Na ocasião da operação, a polícia apreendeu ainda uma metralhadora, mil munições, coletes balísticos e 10 quilos de pasta base de cocaína, o que gerou ampla cobertura midiática, dada a complexidade e a repercussão da ação.
A Polícia Civil informou que, na última sexta-feira (21), foram cumpridos mandados de busca e apreensão para apurar as acusações contra o delegado, mas detalhes da investigação continuam em sigilo.
Jerônimo Rodrigues comenta caso
De acordo com o governador da Bahia, a polícia precisa ser ética e que o policial investigado deverá ser punido, caso seu envolvimento no caso seja comprovado. De acordo com Jerônimo, o delegado terá direito de se defender das acusações, mas se a Justiça comprovar que houve culpa, ele será punido de forma adequada.
“Ele terá o direito de se defender, tanto no âmbito da entidade quanto no âmbito da Justiça. Estamos falando de uma corregedoria, que eu tenho pedido ao secretário Marcelo Werner, que seja cada vez mais rigorosa. Qualquer profissional que cometer deslize terá que responder, ele pagará pelos danos”, declarou o governador.
Rodrigues, na segunda-feira (24), já havia feito uma troca na cúpula da Segurança Pública da Bahia, mas afirmou que as nomeações foram feitas com base em critérios técnicos e na necessidade de aprimoramento das políticas de combate à violência no estado. “É o gás de novo que precisamos fazer nas polícias e no DPT, tanto na Civil quanto na Militar e nos Bombeiros”, afirmou.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Últimas Notícias
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari