Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis

Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação


Redação
Redação 26/03/2025 18:02 • Cidades
Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis - Reprodução/TV Bahia

O delegado Nilton Tormes, coordenador técnico do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), foi exonerado do cargo, nesta quarta-feira (26), pela Polícia Civil da Bahia. A ação ocorreu após investigação por suspeita de envolvimento no desvio de fuzis apreendidos em uma operação realizada em julho de 2024. A exoneração foi formalizada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

A exoneração ocorre em meio a um processo investigativo conduzido pela Corregedoria da Polícia Civil, após denúncia anônima. O delegado, que se manifestou por meio de uma nota oficial, afirmou que recebeu a notícia com surpresa, comprometendo-se a colaborar integralmente com as investigações para esclarecer os fatos.

“Recebi com surpresa o início da investigação, mas sempre respeitei a opção político-institucional. Continuo colaborando ativamente com a investigação, uma vez que não tenho nada a temer. Assim, espero que a apuração revele a regularidade do meu exercício da função pública ao longo de mais de 20 anos na Polícia Civil”, destacou o delegado em nota.

Investigação sobre desvio de fuzis

De acordo com informações, as investigações focam no desvio de pelo menos 14 fuzis apreendidos durante uma operação policial no bairro do Caji, localizado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A operação tinha como objetivo combater o tráfico de armas e drogas, mas uma denúncia revelou que, embora a equipe policial tenha informado ter apreendido seis fuzis, havia indícios de que pelo menos 20 armas desse tipo estavam no local, além de pistolas e outros materiais ilícitos.

Além das armas, a denúncia também aponta o desaparecimento de joias e grandes quantias que estariam no local da apreensão, elementos que também estão sendo investigados pelas autoridades competentes.

Na ocasião da operação, a polícia apreendeu ainda uma metralhadora, mil munições, coletes balísticos e 10 quilos de pasta base de cocaína, o que gerou ampla cobertura midiática, dada a complexidade e a repercussão da ação.

A Polícia Civil informou que, na última sexta-feira (21), foram cumpridos mandados de busca e apreensão para apurar as acusações contra o delegado, mas detalhes da investigação continuam em sigilo.

Jerônimo Rodrigues comenta caso

De acordo com o governador da Bahia, a polícia precisa ser ética e que o policial investigado deverá ser punido, caso seu envolvimento no caso seja comprovado. De acordo com Jerônimo, o delegado terá direito de se defender das acusações, mas se a Justiça comprovar que houve culpa, ele será punido de forma adequada.

“Ele terá o direito de se defender, tanto no âmbito da entidade quanto no âmbito da Justiça. Estamos falando de uma corregedoria, que eu tenho pedido ao secretário Marcelo Werner, que seja cada vez mais rigorosa. Qualquer profissional que cometer deslize terá que responder, ele pagará pelos danos”, declarou o governador.

Rodrigues, na segunda-feira (24), já havia feito uma troca na cúpula da Segurança Pública da Bahia, mas afirmou que as nomeações foram feitas com base em critérios técnicos e na necessidade de aprimoramento das políticas de combate à violência no estado. “É o gás de novo que precisamos fazer nas polícias e no DPT, tanto na Civil quanto na Militar e nos Bombeiros”, afirmou.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

China reage e eleva tarifa para até 84% contra produtos dos EUA após ataque de Trump -
Internacional 09/04/2025 às 21:40

China reage e eleva tarifa para até 84% contra produtos dos EUA após ataque de Trump

Governo chinês também restringe 18 empresas americanas e critica postura de Washington como unilateral e prejudicial à ordem econômica global


Jerônimo envia à AL-BA pedido de empréstimo de R$ 600 milhões para obras de mobilidade e infraestrutura -
Política 09/04/2025 às 21:20

Jerônimo envia à AL-BA pedido de empréstimo de R$ 600 milhões para obras de mobilidade e infraestrutura

Pedido enviado ao Legislativo também solicita que proposta tramite em regime de urgência


Timbalada é confirmada no Arrastão da Micareta de Feira 2025; veja data, atrações e novidades do evento -
Cultura 09/04/2025 às 21:00

Timbalada é confirmada no Arrastão da Micareta de Feira 2025; veja data, atrações e novidades do evento

Evento contará com mais de 27 atrações e tema que celebra as quatro décadas do axé music


Conselho de Ética da Câmara aprova cassação de Glauber Braga após episódio com militante do MBL -
Política 09/04/2025 às 20:47

Conselho de Ética da Câmara aprova cassação de Glauber Braga após episódio com militante do MBL

Em resposta ao avanço do processo, deputado iniciou uma greve de fome


Dan Hudson estreia novo livro com trama musical ambientada em Porto Seguro e festival de lambada -
Cultura 09/04/2025 às 20:20

Dan Hudson estreia novo livro com trama musical ambientada em Porto Seguro e festival de lambada

Autor baiano apresenta ficção 'Lambaporto', com trama que une dança, memória e tradições locais


Fala polêmica de deputado do PL contra Lula motiva ação do PT e pedido de investigação na PGR -
Política 09/04/2025 às 20:00

Fala polêmica de deputado do PL contra Lula motiva ação do PT e pedido de investigação na PGR

Parlamentares também apresentarão representação contra Gilvan da Federal ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados


Justiça suspende reunião do Comcar e determina nova eleição para coordenação do Carnaval de Salvador -
Cidades 09/04/2025 às 19:41

Justiça suspende reunião do Comcar e determina nova eleição para coordenação do Carnaval de Salvador

Com liminar em vigor, reunião do Comcar só poderá ocorrer após realização de nova eleição, marcada para 15 de maio


CCJ do Senado adia votação da PEC que propõe fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos -
Política 09/04/2025 às 19:20

CCJ do Senado adia votação da PEC que propõe fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos

Proposta prevê mandato único de cinco anos para cargos do Executivo e unificação das eleições gerais e municipais


Capitão Alden critica PEC da Segurança e diz que autonomia dos Estados está ameaçada -
Política 09/04/2025 às 19:00

Capitão Alden critica PEC da Segurança e diz que autonomia dos Estados está ameaçada

Segundo parlamentar, na prática, projeto centraliza decisões através do governo federal


BBB 25: Vinícius se emociona ao relembrar formatura no chão de bar: ‘Me dói muito’ -
BBB 25 09/04/2025 às 18:42

BBB 25: Vinícius se emociona ao relembrar formatura no chão de bar: ‘Me dói muito’

Brother compara sentimento de estar no Paredão à frustração de colar grau trabalhando em um bar