Mudanças na segurança da Bahia: Jerônimo troca chefes da PM, Polícia Civil, Bombeiros e DPT
Governo explicou que as alterações fazem parte de um plano de renovação da segurança pública na Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta segunda-feira (24), alterações nos comandos da Polícia Militar (PM-BA), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBM-BA) e Departamento de Polícia Técnica (DPT). O pronunciamento ocorreu durante coletiva de imprensa no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Novos comandantes da Polícia Militar e da Polícia Civil
Para o comando-geral da PM-BA, o governador escolheu Antônio Carlos Silva Magalhães, substituindo o coronel Paulo Coutinho. O novo subcomandante-geral da corporação será Antônio do Nascimento Lopes.

Ao assumir o cargo, Magalhães destacou o compromisso com a segurança pública e o trabalho em equipe. “É uma missão difícil, mas acredito estar pronto para enfrentá-la. Não trabalho sozinho; toda a minha vida na instituição foi dedicada a trabalhar em equipe, e continuarei trabalhando com a minha tropa para fornecermos e darmos o melhor de nós por uma segurança pública sempre eficaz”, afirmou.
Na Polícia Civil, a delegada-geral Heloísa Brito, que ocupava o cargo desde 2020, será substituída por André Augusto de Mendonça Viana, que anteriormente atuava na Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Norte/Leste). A nova delegada-geral adjunta será Márcia Pereira dos Santos.

Mudanças no Corpo de Bombeiros e no Departamento de Polícia Técnica
O comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) também sofrerá alterações. O coronel Adson Marchesini será substituído pelo coronel Aloísio Mascarenhas Fernandes, enquanto o cargo de subcomandante-geral ficará com o coronel José Antônio de Araújo Reis.

No Departamento de Polícia Técnica (DPT), a diretora-geral Ana Cecília Cardoso Bandeira, que estava à frente do órgão desde 2023, será substituída por Osvaldo Silva. Para o cargo de diretor-geral adjunto, foi nomeado Maurício dos Santos Mendes.

Governador diz que mudanças tem objetivo de oxigenar segurança
Após os anúncios, Jerônimo Rodrigues explicou que as alterações fazem parte de um plano de renovação da segurança pública e foram discutidas com o secretário da SSP-BA, Marcelo Werner.
“É natural, vocês sabem, a oxigenação. Algumas áreas precisam ser feitas isso (…) Eu disse: ‘Marcelo, eu gostaria muito que a gente pudesse não criar uma, digamos assim, movimentação muito forte nas forças policiais, mas que pudéssemos construir esse ambiente e, mais à frente, a gente faz essa mudança'”, afirmou o governador.
O gestor também enfatizou a confiança nos profissionais substituídos e reforçou que a decisão tem como objetivo trazer uma nova direção para a segurança pública do estado. “É o gás de novo que precisamos fazer nas polícias e no DPT, tanto na Civil quanto na Militar e nos Bombeiros. Foi uma escolha criteriosa, pois para substituir pessoas como Marchesini, Coutinho, a delegada e Cecília, era necessário manter um padrão de experiência”, destacou.
O governador também ressaltou que as novas indicações foram feitas “a dedo”, garantindo que os profissionais escolhidos possuem competência e experiência para os desafios da segurança pública na Bahia.
Reuniões de ‘despedida’
Durante a coletiva, o petista também revelou que realizou reuniões de despedida com os servidores que deixaram os cargos. “Acabei de ter uma reunião, tanto o Marcelo havia feito isso, quanto o Secretário Adolfo também fez. Fizemos uma reunião de agradecimento aos quatro antecessores, agradeci de forma muito real e com coração, tanto o meu quanto o Geraldo Júnior”, disse.
Por fim, ele também ressaltou que não houve “situação de desconforto”. “Esses dois anos, quase quatro meses, de companhia ao meu lado, expresso a minha total confiança e, como vocês sabem, aqui não tem nenhuma situação de desconforto, não foi isso”, concluiu.
Iago Bacelar
Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.
Mais Lidas
Política
Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Estado de saúde de Bolsonaro evolui bem, mas alta da UTI ainda não tem data
Últimas Notícias

Jerônimo entrega novas sedes da polícia e anuncia obras de R$ 158 milhões em Nazaré
Governador da Bahia cumpre agenda no Recôncavo com entregas na segurança pública e investimentos em infraestrutura hídrica

Marinha intensifica fiscalização, apreende seis embarcações e retira 11 de tráfego no Baixo Sul
Ao todo, ações de fiscalização da Capitania dos Portos resultaram em 181 embarcações abordadas e 38 notificações emitidas

BBB 25: grande final promete emoção com shows de ex-participantes e prêmio de R$ 2,7 milhões
Celebração também terá presença de familiares dos finalistas

Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Segundo boletim médico divulgado neste sábado (19), quadro clínico segue sob vigilância intensiva e sem previsão de alta

Pressão no Congresso: seis partidos cobram regras urgentes para redes sociais com foco na proteção de crianças
Governo quer retomar projeto de lei que responsabiliza plataformas

Chuvas intensas e ventos de até 100 km/h: Inmet emite alerta para quase todo Brasil neste feriadão
Previsão é de chuvas de até 50 mm por dia

Jerônimo Rodrigues destaca Feira de Caxixis como símbolo da cultura e do turismo na Bahia
Evento reúne ceramistas, atrações culturais e público estimado em 90 mil visitantes até este domingo (20)

Após reprovação da Zalika, Saúde fecha contrato com Pfizer para 57 milhões de doses contra covid-19
Primeira remessa está prevista para ser entregue entre abril e maio, com lote inicial de 8,5 milhões de doses

Davi Brito vira réu por ameaça com arma e violência psicológica contra ex; entenda o caso
Relacionamento aconteceu entre os meses de junho e julho de 2024, após término do ex-BBB baiano com Mani Rego

Parece fácil, mas não é…
Neste artigo, Márcio Marinho defende que comunicação eficaz e escuta empática são pilares para uma política transformadora na Bahia