Francisco Cuoco morre aos 91 anos e deixa legado na teledramaturgia brasileira
Ator faleceu após 20 dias internado no Hospital Albert Einstein; brilhou em novelas como Pecado Capital e O Astro

O ator Francisco Cuoco morreu, nesta quinta-feira (19), aos 91 anos, em São Paulo. Ele estava internado havia cerca de 20 dias no Hospital Albert Einstein e sofria complicações decorrentes da idade. A informação foi confirmada para a mídia por familiares, que optaram por não revelar a causa da morte. Entretanto, ele tratava um ferimento que evoluiu para infecção.
Cuoco deixa três filhos – Tatiana, Rodrigo e Diogo – e netos. Na última década, vinha fazendo aparições pontuais em novelas, encerrando uma trajetória marcada por papéis de galã, protagonistas e grandes atuações na dramaturgia brasileira.
De feirante a ator premiado
Francisco Cuoco nasceu em São Paulo e era filho de Leopoldo, um feirante imigrante italiano, e da dona de casa, Antonieta. Cresceu no bairro do Brás e, ainda na infância, demonstrou interesse pela atuação ao assistir às apresentações de circos mambembes que se instalavam perto de sua casa. Na juventude, conciliava o trabalho na feira com os estudos e chegou a cogitar seguir carreira no advogado.
Em vez disso, optou por cursar a Escola de Arte Dramática de São Paulo, onde estudou por quatro anos. Ingressou no grupo de atores Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e no Teatro dos Sete, dois grupos que marcaram época. Nos palcos, foi premiado em 1964 pela APCA como melhor ator coadjuvante pela peça Boeing-Boeing.
Estreia na TV e destaque em novelas da Globo
Cuoco iniciou sua carreira televisiva no Grande Teatro Tupi, na extinta TV Tupi, e acumulou papéis em novelas como Marcados Pelo Amor (1964), Redenção (1966) e Legião dos Esquecidos (1968). Em 1970, estreou na TV Globo em Assim na Terra Como no Céu, iniciando uma longa relação com a emissora.
Entre os personagens mais marcantes, destacam-se Carlão, o taxista de Pecado Capital (1975), e Herculano Quintanilha, de O Astro (1977), ambos considerados ícones da teledramaturgia. Cuoco também participou de Selva de Pedra (1972), O Sétimo Sentido (1982), Feijão Maravilha (1979), O Outro (1987) e O Salvador da Pátria (1989).
Na década de 1990, protagonizou o remake de Pecado Capital, em que teve um desentendimento com a atriz Carolina Ferraz. Posteriormente, os dois voltaram a contracenar no remake de O Astro (2011), onde retomaram a parceria de forma cordial.
Participações recentes e últimos trabalhos
Nos anos 2000 e 2010, Cuoco continuou ativo na televisão, ainda que em papéis menores. Esteve em Cobras & Lagartos (2008), Passione (2010), Sol Nascente (2016), além de participações em Salve-se Quem Puder (2020) e No Corre (2023), sua última aparição nas telas.
Cinema e teatro na vida do ator
Apesar do sonho de infância de atuar no cinema, Cuoco teve participações pontuais nas telonas. Atuou em Grande Sertão (1968), Traição (1998), Gêmeas (1999), Cafundó (2005), com Lázaro Ramos, e em produções com Renato Aragão, como Um Anjo Trapalhão (2000) e Didi – O Caçador de Tesouros (2006). No teatro, seu último trabalho foi no espetáculo Real Beleza (2015).
Vida pessoal, relações e momentos delicados
Cuoco foi casado com a atriz Carminha Brandão entre 1960 e 1964, e depois com Gina Rodrigues, mãe de seus três filhos, de 1966 a 1984. Em 2014, se envolveu com a estilista Thaís Almeida, 53 anos mais jovem, relação que durou até 2017.
Durante a pandemia de Covid-19, o ator ficou recluso e foi diagnosticado com depressão. Em entrevista ao programa Conversa com Bial, em 2021, revelou que o apoio dos filhos foi essencial para superar o quadro. “Devagarinho, com ajuda dos filhos, eu fui me recuperando”, contou ao apresentador Pedro Bial.
Em 2019, Cuoco também enfrentou um processo de reconhecimento de paternidade movido pelo modelo Anthony Junior. O teste de DNA deu negativo, e tanto ele quanto a mãe do rapaz negaram a relação.
Mais Lidas
Lula almoça com lideranças da Bahia no Preta Bistrô durante 2 de Julho
Coluna Ohh!
Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé
Regina Duarte confessa paixão por Zé Mayer e critica remake de Vale Tudo
Últimas Notícias

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança