Pular para o conteúdo
Início » Com capacidade mil atendimentos por mês, novo CAPS do Subúrbio terá acolhimento noturno

Com capacidade mil atendimentos por mês, novo CAPS do Subúrbio terá acolhimento noturno

Em entrevista ao Portal M!, o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alexandre Reis detalhou como será funcionamento

Com capacidade de mil atendimentos por mês, o novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Maria Célia, na avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), em Escada, foi entregue nesta quarta-feira (3) pela Prefeitura de Salvador.

Em entrevista ao Portal M!, o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alexandre Reis detalhou como será funcionamento do equipamento, que conta com equipe multidisciplinar, psiquiatras e acolhimento noturno.

“Esse equipamento funcionava em Praia Grande, e a partir de hoje, começa a funcionar nesse espaço amplo. Totalmente reformado, climatizado, ambiente acolhedor e humanizado para atender às demandas da saúde mental da população de Salvador. Com equipe multidisciplinar, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, o novo CAPS terá atendimentos entre visitas domiciliares, oficinas e acolhimento noturno também. É um incremento aos cuidados de saúde mental da região”, afirmou o secretário.

“No caso de pacientes que tenham a necessidade de tomar algum tipo de medicamento que necessite um repouso, a gente vai ter três quartos para que eles possam ficar. Não é um internamento, nem Unidade de Pronto Atendimento, são apenas quartos de acompanhamento. Já o atendimento domiciliar, as equipes já fazem isso em conjunto, com uma transversalidade na assistência junto com as escolas, conselhos tutelares, a gente mantém essa relação estreita, inclusive com visitas domiciliares”, frisou Alexandre.

O secretário da SMS enfatizou, que a demanda em busca de atendimento psicológico aumentou nos últimos anos, fazendo com que a gestão trabalhasse mais em prol do cuidado a saúde mental da população.

“A pandemia trouxe algumas consequências, entre elas, a saúde mental da nossa população, que foi muito abalada. A procura por isso tem se tornado maior a cada dia. Este é o segundo CAPS que a gente inaugura em menos de 30 dias. No dia 5 de junho inauguramos o nosso CAPS infantil no Complexo de Saúde do Areal, inclusive com a Unidade de Saúde da Família ao lado. Então é uma demanda crescente que a gente vem atendendo. Demandas transversais, então a gente recebe demandas do próprio consultor tutelar, das escolas, com a equipe multidisciplinar, visando tentar atender esse vazio que se apresenta. Estamos em uma crescente de inaugurações, não só de CAPS, mas de atenção básica.”

Leia também:

Prefeitura entrega Arena da Capoeira nesta quinta-feira

Equipe M!