Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Em único dia, foram registrados 125 mm de precipitação, 43,4% do volume esperado para todo mês de janeiro
A cidade de São Paulo enfrentou, na sexta-feira (24), uma das chuvas mais intensas de sua história. Em um único dia, foram registrados 125 mm de precipitação, o que equivale a 43,4% do volume esperado para todo o mês de janeiro, cuja média é de 288 mm, segundo a Defesa Civil. O acumulado mensal, até quinta-feira (23), foi de 193,2 mm.
Esse volume coloca o evento como o terceiro maior registrado na capital paulista nos últimos 64 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As medições foram feitas na estação do Mirante de Santana, na zona norte, que acompanha os dados desde 1961.
Transtornos causados pelo temporal
A forte chuva resultou em diversos alagamentos, arrastando carros e afetando o funcionamento do transporte público. Estações de metrô, como Jardim São Paulo-Ayrton Senna, na Linha 1-Azul, foram tomadas pela água, o que forçou o fechamento de trechos e a operação em velocidade reduzida em outras áreas.
O trânsito também foi severamente impactado, com 462 quilômetros de congestionamento registrados por volta das 20h30. Além disso, mais de 140 mil imóveis ficaram sem energia elétrica. Até 23h, o número de residências sem luz havia caído para 80.118, conforme balanço da Enel, distribuidora de energia, que mobilizou equipes para restabelecer o serviço.
O temporal também causou danos em edificações. Parte do teto do Shopping Center Norte, na Vila Guilherme, desabou, assim como o telhado de um prédio comercial na Vila Maria, ambas na zona norte. Apesar do susto, não houve registro de feridos nesses casos.
Primeiro alerta severo da Defesa Civil
Pela primeira vez, a Defesa Civil emitiu um alerta severo para a capital paulista. A mensagem foi enviada às 15h57, avisando sobre a necessidade de proteção diante da intensidade das chuvas. Nas redes sociais, houve críticas ao órgão pelo envio tardio do alerta, já que a chuva já havia causado transtornos significativos.
Em resposta, a Defesa Civil explicou que uma mensagem inicial foi enviada quando a chuva ainda estava em nível moderado, restrita a usuários cadastrados no sistema. O alerta severo só foi disparado após a confirmação de que o volume de chuva apresentava grande potencial de estragos. Entre 15h e 16h, os pluviômetros registraram 80 mm de precipitação em apenas uma hora, destacando a gravidade do fenômeno.
Raios e mudanças climáticas
A tempestade também foi marcada por um número impressionante de raios: 13.190 foram registrados, sendo 6.292 que atingiram o solo e 6.898 entre nuvens. O Brasil lidera mundialmente o número de ocorrências desse tipo, que podem provocar apagões e incêndios, além de evidenciar os impactos das mudanças climáticas.
Previsão e próximos dias
Para este sábado (25), o tempo permanece abafado, com temperaturas entre 21°C e 32°C. A chegada de uma frente fria no domingo (26) deve intensificar os temporais, principalmente no período da tarde. Com isso, o calor excessivo deve começar a diminuir na próxima segunda-feira (27), trazendo um alívio para os paulistanos.
Enquanto isso, a cidade segue em recuperação. A Prefeitura de São Paulo mobilizou 2.400 funcionários e 345 veículos para minimizar os impactos da chuva. Dos 37 pontos de alagamento registrados, 33 já foram resolvidos, restando apenas quatro. Apesar disso, o impacto dessa chuva histórica reforça a necessidade de maior preparação para eventos climáticos extremos.
Mais Lidas
Cidades
Sisu 2025 divulga lista de selecionados para universidades neste domingo
Festa de São Lázaro acontece neste domingo em Salvador
Governo da Bahia convoca mais 313 professores para Educação Básica
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Últimas Notícias
Fernanda Torres conquista prêmio de Melhor Atriz no Satellite Awards com ‘Ainda Estou Aqui’
Atriz conquista seu segundo prêmio na temporada de premiações, após Globo de Ouro, e se consolida como favorita ao Oscar 2025
BBB 25: Confira como será a formação do segundo paredão da edição, com o Big Fone tocando ao vivo
Confira a nova dinâmica da noite e quem está na mira do paredão
Azul suspende voos em 12 cidades e promove readequações operacionais em diversas rotas
Companhia justificou decisão por fatores que têm impactado severamente setor aéreo, como aumento expressivo nos custos operacionais
Surto de Norovírus atinge cruzeiro com mais de 6 mil passageiros; Anvisa monitora situação
MSC Grandiosa registra 127 casos de Doença Diarreica Aguda; passageiros relatam sintomas e medidas são intensificadas
Brasileiros deportados dos EUA são algemados em voos; entenda repercussões
Governo brasileiro intervém para garantir dignidade no transporte de deportados
Carnaval 2025: Governo da Bahia anuncia prorrogação para inscrição de projetos
Inscrições podem ser feitas até 27/01, com entrega exclusivamente presencial
Calor do verão e superlotação de praias elevam riscos de doenças na alta estação
Em entrevista ao Portal M!, infectologista Robson Reis fala sobre aumento de casos durante verão e dá dicas de prevenção
Com participação de Luiz Caetano, Monte Gordo celebra São Francisco de Assis com festa de fé, cultura e tradição
Evento reúne milhares de pessoas, música, cortejos e programação variada em dois dias de celebração
Carnaval de Salvador 2025: confira histórias e atrações dos principais blocos
Maior festa popular do mundo acontece, neste ano, no dia 27 de fevereiro (quinta-feira)
BBB 25: Diego e Daniele Hypolito escolhem quem receberá colar do Anjo
Ginastas terão almoço do anjo neste domingo (26)