Chocolat Festival Ilhéus fortalece turismo, educação e economia solidária
Evento prossegue até domingo (21), reunindo cerca de 200 produtores e mais de 100 marcas de chocolates de origem do Sul da Bahia
O Chocolat Festival Ilhéus, que prossegue até domingo (21), no Centro de Convenções, reúne cerca de 200 produtores e mais de 100 marcas de chocolates de origem do Sul da Bahia, que a cada ano conquistam consumidores do Brasil e do exterior.
O Governo da Bahia marca presença no evento com uma série de atividades. A educação profissional para a produção de chocolate é um dos destaques do Chocolat Festival Ilhéus.
A Secretaria de Educação instalou um estande com professores e estudantes das fábricas-escolas dos centros estaduais e territoriais de educação profissional do chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus; do Cacau e do Chocolate Milton Santos, em Arataca; do Baixo Sul, em Gandu; e do Médio Rio das Contas, em Ipiaú.
Além de demonstrarem como é o processo de produção de chocolates, os estudantes também apresentam derivados de cacau, confeccionados como parte do processo de ensino aprendizagem que portas para um mercado de trabalho cada vez mais promissor.
No Empório da Agricultura Familiar, são comercializados produtos de 27 territórios de identidade da Bahia. São mais de 60 itens como doces, geléias, licores, cerveja, iogurtes, queijos, cafés e bombons, mostrando toda a diversidade do estado.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, disse que 70% dos produtores de cacau são agricultores familiares. “Estamos apoiando uma cultura que gera emprego e renda e garante uma vida digna para milhares de pessoas. Além disso, o cultivo de cacau cabruca é único no mundo e contribuiu para a conservação do meio ambiente”, ressalta.
Uma das novidades desta edição foi a ampliação de espaços de órgãos governamentais, que expõem seu trabalho. Um exemplo foi o Conjunto Penal de Itabuna, que montou um estande para mostrar o artesanato produzido pelos internos na unidade, além de todos os programas e projetos voltados para a reinserção social dos apenados por meio da educação e das atividades laborativas.
Turismo e empreendedorismo no Chocolat Festival Ilhéus
Um dos espaços do governo no festival é o estande da Economia Solidária, coordenado pelo Cesol-Litoral Sul, com produtos de associações regionais, que recebem apoio para capacitação e comercialização.
O secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Davidson Magalhães, afirma que esse é um evento de divulgação da região e se tornou um espaço importante para comercialização de produtos da economia solidária. “O Sul da Bahia deixou de ser apenas produtor de amêndoas, para produzir chocolates de qualidade, reconhecidos no Brasil e no Exterior”, completou.
O artesanato e o turismo da Bahia também estão presentes, no Chocolat Festival Ilhéus, em estandes onde os expositores comercializam obras e são divulgadas as atrações turísticas do Sul da Bahia e das demais regiões do estado.
O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, ressalta que “o Chocolat Festival é também um grande divulgador do turismo, atraindo pessoas do Brasil e do exterior e mostrando as imensas belezas naturais e a rica cultura do Sul da Bahia”.
Bacelar lembra que a Estrada do Chocolate, uma iniciativa do governo, é a primeira rodovia temática da Bahia, com fazendas centenárias e hoje focadas também na sustentabilidade, tem impulsionado a economia regional.
Durante os dias do Chocolat Festival Ilhéus, acontecem atividades como Fórum do Cacau, Choco Day, Cozinha Show, Cozinha Kids, Rodadas de Negócios, Atelier do Chocolate e apresentação de artistas regionais. O acesso ao festival é feito através de um Túnel Sensorial, que remete os visitantes à sensação de entrar numa fazenda de cacau cabruca.
Marco Lessa, coordenador do Chocolat Festival, afirma que, em 13 anos, o evento contribuiu para a criação de cerca de 200 marcas de chocolates de origem. “Além de incentivar a adoção de novas tecnologias, o empreendedorismo e um modelo de produção sustentável no Sul da Bahia. O nosso chocolate de origem não é apenas um produto para ser degustado, mas também remete a uma história celebrizada mundialmente por Jorge Amado”, disse, referindo-se aos romances do escritor baiano focados no ciclo do cacau, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do sem fim.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Criadora do método Financeirar, Raquel Santos dá dicas para empreender
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Últimas Notícias
Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia
Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos