Casa de Jorge Amado, em Ilhéus, é interditada por problemas estruturais
Prefeitura informou que infiltrações, afundamento do solo e infestação de animais comprometem a segurança do local

A residência onde o escritor Jorge Amado viveu até os 18 anos, localizada no Centro de Ilhéus, foi interditada na quarta-feira (8) devido a problemas estruturais. A Prefeitura informou que infiltrações, afundamento do solo e infestação de animais comprometem a segurança do local. A casa, que abriga um extenso acervo sobre o autor, será restaurada, mas ainda não há prazo para a conclusão das obras. As informações são do G1 Bahia.
Comitê para obras emergenciais
Em entrevista à TV Santa Cruz, a secretária de Cultura, Anarleide Cruz Menezes, anunciou a criação de um comitê com representantes da Prefeitura e de outras secretarias para viabilizar as obras emergenciais. Durante a reforma, o acervo da casa será exposto no Teatro Municipal de Ilhéus, que fica próximo ao imóvel interditado. Entre os itens do acervo estão livros, esculturas e móveis que pertenceram a Jorge Amado e sua família.
Exposição no Teatro Municipal
A visitação ao acervo no Teatro Municipal será gratuita e terá início na quinta-feira (9), funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Anteriormente, o acesso à casa custava R$ 5. “A casa está interditada, mas temos a esperança de que nosso acervo esteja salvo. Estaremos focados em viabilizar a restauração para Ilhéus e toda a região”, afirmou a secretária de Cultura.
História e arquitetura do imóvel
Construída na década de 1820, a casa possui um teto com pintura italiana, revestido com madeira de jacarandá, e um lustre histórico dos anos 1960. Durante a visitação, os turistas podiam explorar os diversos cômodos do imóvel, como o quarto dos pais do escritor, João Amado de Faria e Eulália Leal, e conhecer detalhes da vida e da trajetória do autor.
A casa contava também com uma sala de projeção dedicada à história de Jorge Amado. Lá, os visitantes podiam ver objetos pessoais e um painel que documentava a trajetória da família desde 1911, ano do casamento dos pais do escritor, até 2001, quando ele faleceu.
O imóvel é um dos principais pontos turísticos e culturais de Ilhéus, atraindo fãs de literatura e visitantes interessados na vida e obra de Jorge Amado. A Prefeitura de Ilhéus reforça a importância da preservação do espaço como um patrimônio histórico e cultural.
Medidas emergenciais e expectativa
Enquanto o Teatro Municipal abriga o acervo, a administração municipal busca garantir recursos para a restauração completa do imóvel. O comitê criado para as obras emergenciais trabalhará para devolver à comunidade um espaço seguro e renovado, mantendo viva a memória de um dos maiores escritores da literatura brasileira.
Prefeitura se pronuncia
Em nota, a prefeitura de Ilhéus informou que, com o objetivo de reformar a Casa Jorge Amado, transferiu o acervo cultural para o Teatro Municipal de Ilhéus, onde promoverá uma exposição ao público, a partir desta quinta-feira (09).
A iniciativa, que busca resgatar a memória do escritor e a cultura de Ilhéus, contou com as presenças do prefeito Valderico Junior, da secretária de Cultura, Anarleide Menezes, e do deputado estadual Pedro Tavares.
“Preservar o acervo de Jorge Amado é preservar a história de Ilhéus e a identidade do nosso povo. Vamos resgatar uma de nossas maiores riquezas: a cultura”, afirmou o prefeito.
“O acervo inclui itens como máquina de escrever, máquina de costura, quadros, livros, um piano e outros objetos pessoais do escritor, que, apesar do evidente valor cultural, estavam em salas fechadas, sofrendo com a degradação do tempo. Agora, os itens receberão os cuidados necessários para sua conservação e estarão acessíveis a visitantes e população”, completou.
Redação
Mais Lidas
Cidades
Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa
Últimas Notícias

Resumo BBB 25 de sábado (19/4): Finalistas definem melhores e piores momentos e avaliam trajetórias no reality
Participantes foram surpreendidos com presença de figuras conhecidas da televisão brasileira

Gleisi alerta para risco no projeto do imposto de renda e faz apelo por pressão popular
Governo teme manobras no IR e aposta em apoio da população para manter taxação dos ricos

Verdadeira origem do ovo de Páscoa: de símbolo de fertilidade a tradição cristã
Símbolo de fertilidade e renascimento atravessou milênios e culturas, chegando ao chocolate moderno

Líder do PL se opõe a projeto alternativo que reduz penas para envolvidos no 8 de Janeiro
Segundo Sóstenes Cavalcante, estratégia da legenda continua sendo pressionar pela votação do projeto original da anistia

Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa
Missa solene, ritos centenários e programação intensa marcam encerramento da Semana Santa no Centro Histórico

Lexa rebate críticas após lançar música para filha e desabafa: ‘é muito sério o que vivi’
Música 'Você e Eu' foi lançada em homenagem à filha Sofia, que nasceu prematura no dia 2 de fevereiro e faleceu três dias depois

Tragédia no Cabula: corpo de adolescente é encontrado dois dias após cair em lagoa
Vítima foi identificada como Gustavo Ferreira Bispo, e estava desaparecido desde a tarde de quinta-feira (17)

Desembargador é afastado por 60 dias após apoiar Bolsonaro e atacar Lula nas redes
Afastamento foi decidido pelo CNJ após análise de publicações em redes sociais

Nova lei exige que empresas cuidem da saúde mental de funcionários a partir de maio; veja o que muda
Atualização da NR-1 exige que empresas identifiquem e previnam fatores como burnout, assédio moral e jornadas exaustivas

Jerônimo entrega novas sedes da polícia e anuncia obras de R$ 158 milhões em Nazaré
Governador da Bahia cumpre agenda no Recôncavo com entregas na segurança pública e investimentos em infraestrutura hídrica