Bruno Reis entrega casas reformadas pelo Morar Melhor no São João do Cabrito
Prefeitura já soma 800 imóveis recuperados no bairro; meta da Seinfra é manter ritmo de 6 mil reformas anuais em toda capital baiana
Betto Jr./PMS
A noite de terça-feira (20) foi de celebração e renovação da esperança para 100 famílias de São João do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) realizou a entrega oficial de 100 casas completamente reformadas pelo programa Morar Melhor, iniciativa que atua na melhoria estrutural de imóveis precários. Com esta entrega, o bairro atinge a marca de 800 residências contempladas pelo projeto.
Impacto social do Morar Melhor
Diferente de grandes programas de construção habitacional, o Morar Melhor atua diretamente na residência onde a família já vive, preservando os laços comunitários e a história dos moradores. Segundo Bruno Reis, o programa quebra a tradição do poder público de trabalhar “da porta para fora”.
“Não é comum ver prefeituras atuando dentro da casa das pessoas. Geralmente, o poder público trabalha da porta para fora. O Morar Melhor faz diferente, transformando a realidade de milhares de famílias ao levar melhorias para dentro das residências”, afirmou o prefeito.
Além das 100 casas entregues, Bruno Reis anunciou um pacote de benefícios complementares para São João do Cabrito nos próximos meses:
- Iluminação pública: modernização e ampliação dos pontos de luz na região.
- Educação: reforma completa de uma escola municipal da localidade.
- Esporte: recuperação de um campo de futebol, que receberá grama sintética para o lazer dos jovens.
Relatos de vida
A verdadeira dimensão do programa é sentida por moradores como a aposentada Zélia Bastos de Cerqueira, de 79 anos. Moradora da região há meio século — desde a época em que as casas eram palafitas —, dona Zélia enfrentava graves dificuldades devido ao piso irregular e infiltrações constantes.
Com a visão comprometida pela diabetes, a locomoção dentro da própria casa era um risco diário. Após a intervenção da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), a residência de dois quartos, sala, cozinha e banheiro recebeu:
- Novo Telhado: Eliminação completa de goteiras e umidade.
- Piso Nivelado: Maior segurança para a idosa, evitando quedas.
- Reboco e Pintura: Melhoria estética e sanitária das paredes.
- Esquadrias: Substituição de portas e janelas antigas.
“Estou muito feliz. Pelo que eu passei na vida, hoje posso dizer que estou abençoada”, comemorou dona Zélia.
Modelo para o Brasil
O secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Luiz Carlos, lembrou que o Morar Melhor completou uma década de existência em 2025, consolidando-se como uma das políticas públicas mais bem-sucedidas de Salvador. Ao todo, mais de 60 mil lares já foram reformados em diversos bairros da capital baiana.
“Assim como estive lá apresentando o projeto, recebemos aqui diversas pessoas que vêm aprender com a gente como aplicar esse projeto. E as pessoas sempre ficam muito entusiasmadas. Cada vez que a gente vai fazer uma entrega, a gente se emociona com a história de cada morador, que foi atravessando tempos e mais tempos, cada vez mais se distanciando do sonho, porque a casa ia se deteriorando e a condição econômica, às vezes, se esvaindo”, comentou.
O sucesso da iniciativa despertou o interesse de outras capitais brasileiras. Recentemente, gestores do Rio Grande do Sul e de outras regiões do país estiveram em Salvador para conhecer as diretrizes do programa e entender como aplicá-lo em suas realidades locais. Segundo o secretário, a emoção de cada entrega é o que motiva a equipe técnica a manter o ritmo de, pelo menos, 6 mil reformas por ano.
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias
Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024
Abertura de vagas com carteira assinada recua 23,7%, enquanto Bahia aparece entre os destaques estaduais
MP-BA apura denúncia contra Ivete Sangalo após criança participar de show em Salvador
Representação questiona adequação de música apresentada em show realizado no Terminal Náutico
Kassab diz que ‘solução política’ definirá candidato do PSD à Presidência e reconhece eleitorado próximo ao bolsonarismo
Presidente da sigla diz que partido se consolida no campo da centro-direita e busca alternativa moderada para a Presidência
Prefeitura entrega quase 5 mil títulos de propriedade em Paripe pelo programa Casa Legal
Programa municipal amplia segurança jurídica e fortalece economia local
André Magal aposta em Carnaval recorde e projeta sold out em todos os dias do Camarote Baiano: ‘Esse ano virou explosão’
Ao M!, sócio do Grupo San Sebastian diz que boa receptividade do público impulsionou a alta procura para a edição 2026
Bloco Camaleão divulga datas de entrega dos abadás para o Carnaval de Salvador; veja quando será
Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a entrega ocorrerá das 12h às 20h. Já entre os dias 15 e 17 de fevereiro, o atendimento será das 10h às 18h
Lula realiza exames e será submetido a cirurgia de catarata nesta sexta-feira
Procedimento será realizado no olho esquerdo
Crime doloso ou culposo? Entenda a diferença que pode mudar o rumo de um julgamento
Intenção, risco e erro definem enquadramento penal e podem mudar completamente a pena aplicada
O que fazer em Salvador no fim de semana? Festa dos Palhaços, Marina Sena, Jau, O Kannalha, Saulo, Psirico, Margareth Menezes, Olodum, Timbalada e mais; confira na agenda do Portal M!
Confira os principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer
Kassab diz que Tarcísio precisa se diferenciar de Bolsonaro para se firmar: ‘Gratidão é uma coisa, submissão é outra’
Para Kassab, o reconhecimento ao papel exercido pelo ex-mandatário é legítimo, mas não pode impedir a construção de uma identidade política própria