Brasil registra 431 mil novas vagas em fevereiro, maior saldo mensal de empregos desde 2020
Resultado do mês apresenta 2.579.192 contratações contra 2.147.197 demissões
Agência Brasília
Mais de 430 mil vagas formais foram criadas no Brasil em fevereiro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (28), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) aponta um saldo de 431.995 empregos com carteira assinada, o maior registrado na nova série histórica iniciada em 2020. As informações são da Agência Brasil.
O resultado do mês vem de 2.579.192 contratações contra 2.147.197 demissões. Nos dois primeiros meses de 2025, o saldo acumulado chegou a 576.081 vagas. Nos últimos 12 meses, o total de empregos gerados foi de 1.782.761, conforme o levantamento.
O estoque de vínculos celetistas ativos alcançou 47.780.769 em fevereiro. Isso representa um aumento de 0,91% em relação a janeiro, de acordo com os números oficiais do Novo Caged.
Durante coletiva em Brasília, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, связал os dados às políticas do governo. “Nós estimulamos um monte de investimento e esse é o resultado”, afirmou ao apresentar o balanço.
Setores que mais contrataram
O setor de serviços foi o principal responsável pelo crescimento, com 254.812 novos postos, uma alta de 1,1% sobre janeiro. A indústria abriu 69.884 vagas, enquanto o comércio gerou 46.587. Na construção, foram 40.871 postos, e a agropecuária criou 19.842 vagas.
O salário médio pago nas admissões ficou em R$ 2.205,25. Comparado ao mês anterior, o valor caiu R$ 79,41 em termos reais, uma redução de 3,48%, segundo os dados do ministério.
As mulheres ocuparam 229.163 das novas vagas, enquanto os homens ficaram com 202.832. A faixa etária entre 18 e 24 anos concentrou 170.593 contratações, liderando esse recorte.
Perfil das contratações
Pessoas com ensino médio completo responderam por 277.786 postos. Quanto ao salário, a faixa de até 1,5 salários mínimos somou 312.790 vagas. Por raça ou cor, os pardos registraram 269.129 postos, seguidos pelos brancos, com 189.245.
Exceto Alagoas, todos os estados tiveram saldo positivo. São Paulo liderou com 137.581 vagas, seguido por Minas Gerais, com 52.603, e Paraná, com 39.176. Alagoas, por sua vez, perdeu 5.471 postos.
Entre os menores saldos, o Acre criou 429 vagas e a Paraíba, 525. Em variação relativa, Goiás destacou-se com 20.584 postos e 1,30%, seguido por Tocantins, com 3.257 vagas e 1,25%, e Mato Grosso do Sul, com 8.333 postos e 1,24%.
Perspectivas econômica
Luiz Marinho comentou o aquecimento da economia e indicou que os números de fevereiro são sazonais, prevendo queda em março. “Eu espero que a economia continue aquecida, afinal de contas a gente ainda tem muita gente no subemprego, desempregada”, disse ele.
O ministro criticou a Selic, fixada em 14,25% pelo Banco Central em março. “O que me parece que está acontecendo é que a transição do Banco Central tinha contratos realizados e eles estão sendo cumpridos. Não se recomenda cavalo de pau na economia e, portanto, os processos estão sendo respeitados”, afirmou, alinhando-se a falas de Lula e Haddad.
Marinho sugeriu outra abordagem para a inflação. “Acho que o que se necessita no Brasil é um grande pacto de mais produção para conter a inflação, e não o contrário. Me parece também que, com o aumento de juros, as pessoas não vão deixar de comer carne, ovo, arroz e feijão. O debate é outro, precisamos produzir mais”, declarou.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad