Bahia tem 11 projetos da rede estadual entre os finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia 2025
Evento é um dos mais relevantes no país para a ciência e tecnologia na Educação Básica
A Bahia se destacou na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2025 e teve 11 projetos da rede estadual de ensino entre os finalistas. O evento, um dos mais relevantes no país para a ciência e tecnologia na Educação Básica, reconhece iniciativas de estudantes, professores e a atuação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), que tem investido na formação científica e tecnológica de seus alunos. O anúncio foi feito durante o Encontro Estudantil da Rede Estadual.
As iniciativas desenvolvidas ao longo do ano letivo destacam soluções inovadoras para desafios locais e globais. Entre os projetos, está o “Futuro Sustentável”, criado pelos alunos Christian dos Santos Leal Ferreira e Guilherme Gaspar, do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, em Candeias. Orientados pela professora Hevelynn Franco Martins, os estudantes aplicaram a abordagem STEAM para desenvolver protótipos de energia renovável voltados ao enfrentamento das mudanças climáticas.
O estudante Christian dos Santos celebrou a conquista e destacou ainda o apoio da orientadora como essencial para o sucesso.
“Ser finalista da Febrace é um sonho que parecia inalcançável. Ver o projeto que construímos com tanto esforço voar para a maior feira de ciências do Brasil é muito gratificante. Estou muito feliz e grato com essa oportunidade”
Investimentos na formação científica
Segundo a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a infraestrutura escolar tem recebido melhorias significativas, como laboratórios modernos, além de capacitação para professores e suporte logístico para participação em eventos. a professora Hevelynn Franco, também finalista do Prêmio Professor Destaque da Febrace, aponta que este incentivo é crucial.
“O incentivo da Secretaria de Educação tem sido fundamental para que consigamos avançar os muros fora da escola com os nossos alunos e com os projetos de iniciação científica”
Outro projeto que ganhou destaque foi o “Absorventes Biodegradáveis”, desenvolvido no Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II, em Araci. Orientada pela professora Pachiele da Silva Cabral, a iniciativa combina sustentabilidade e saúde feminina, criando absorventes biodegradáveis com propriedades benéficas. “Essa conquista é resultado de muito trabalho, dedicação e do esforço coletivo dos estudantes”, ressaltou a professora.
Feira Brasileira de Ciências e Engenharia para jovens pesquisadores
A Febrace é realizada anualmente na Universidade de São Paulo (USP) e é um dos principais eventos para a promoção da cultura científica e do empreendedorismo entre estudantes da Educação Básica. A feira oferece um espaço para jovens apresentarem projetos, interagirem com pesquisadores e explorarem possibilidades acadêmicas e profissionais. Além de valorizar o pensamento crítico, o evento estimula soluções criativas para desafios sociais.
Investimento bilionário em educação
Em 2024, o governo da Bahia direcionou mais de R$ 1,8 bilhão para projetos de infraestrutura educacional e programas de apoio ao ensino na rede estadual. Entre as ações, destacam-se a construção de 39 novas escolas, a ampliação de 44 unidades, a reforma de 390 colégios e a instalação de complexos poliesportivos. Os investimentos também contemplaram a instalação de usinas fotovoltaicas e outras melhorias estruturais.
A educação em tempo integral foi ampliada para 345 municípios, beneficiando 93.558 estudantes matriculados em 582 unidades escolares. A educação profissional também alcançou 218 municípios, atendendo 109 mil estudantes.
Permanência estudantil
Entre os programas de permanência estudantil, o Mais Estudo ofertou 52 mil vagas em 2024, com investimentos anuais de R$ 70,2 milhões para reforçar o aprendizado em língua portuguesa e matemática. Já o Bolsa Presença, com aporte de R$ 660 milhões, beneficiou mais de 400 mil estudantes em situação de vulnerabilidade econômica, com pagamentos mensais ajustados por número de filhos matriculados.
Apoio a universitários em vulnerabilidade
O programa Mais Futuro, voltado para jovens universitários, foi reforçado em 2024 com o aumento nos valores dos auxílios financeiros. Alunos que residem a menos de 100 quilômetros do campus recebem R$ 400 mensais, enquanto aqueles que moram a distâncias maiores têm acesso a um benefício de R$ 800. A medida busca incentivar a continuidade nos estudos superiores.
Confira projetos da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia
- Absorventes Biodegradáveis feitos das folhas de amoreira (Morus nigra L): Conforto menstrual e sustentabilidade ambiental
Estudantes: Jaqueline Souza Andrade, Maria Isabella Santana Moura, Luis David Andrade Dantas.
Orientadora: Pachiele da Silva Cabral.
Unidade: Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II, Araci, BA. - SAU-306 Saúde Coletiva AEDES_ALERT: Prototipagem de sensores na prevenção contra os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus
Estudantes: Vitória Alves Araújo, Hanna Barbosa Castro, Louise Simões Cerqueira Bispo.
Orientador: André Luís Ramos da Costa.
Unidade: Colégio Militar de Salvador, Salvador, BA. - Biocimento: Precast de papel e fibra de coco para pavimentação intertravada de calçadas
Estudantes: Guilherme Chagas Paiva, Thiago Santos Ferreira, Maria Eduarda.
Orientador: Thales Lima do Nascimento.
Unidade: Centro Territorial de Educação Profissional de Serrinha, Serrinha, BA. - Cosmetologia sustentável: Nibs do cacau como alternativa para produção de esfoliantes naturais
Estudantes: Ana Carolaine Araujo dos Santos, Kauê Paulo Silva Putumuju, Manoella Marrie de Jesus Peruna.
Orientadora: Rosilma Silva Rodrigues.
Unidade: Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas, Ipiaú, BA. - Couro ecológico
Estudantes: Bianca Silva Santos, João Pedro Barreto Ribeiro Rosa.
Orientador: Edippo Geovanni Dias de Souza.
Unidade: Colégio Democrático Estadual Castro Alves, Ipupiara, BA. - Do resíduo ao reúso: Tratamento dos efluentes do vinhoto para a fertirrigação e uso como biofertilizante
Estudantes: Joice Lavine Ribeiro Malta, Graziela Correia Alves, Ana Júlia Dias de Oliveira.
Orientadora: Edjane Alexandre Costa Soares.
Unidade: Colégio Estadual Norberto Fernandes, Caculé, BA. - Futuro sustentável: Estudando alternativas através da utilização da abordagem STEAM no desenvolvimento de protótipos de energia renovável para auxiliar no enfrentamento das mudanças climáticas
Estudantes: Christian dos Santos Leal Ferreira, Guilherme Gaspar.
Orientadora: Hevelynn Franco Martins.
Unidade: Colégio Estadual Luiz Viana Filho, Candeias, BA. - O impacto: IA e tecnologia
Estudantes: Érika Alves Silva, Vanessa Carine Chaves.
Orientadora: Vanessa Carine Chaves.
Unidade: Colégio Democrático Estadual Professora Florentina A. dos Santos, Juazeiro, BA. - OrnitoFauna da Serra do Imbé: Um estudo sobre riqueza e diversidade de espécies de aves de Caldeirão Grande – BA
Estudantes: Valdemir Lima da Cunha Júnior, Kaique Bruno de Lima Dias, João Hélio dos Santos Silva.
Orientador: Bruno Nunes Nogueira.
Unidade: Colégio Estadual de 1º e 2º Graus Rômulo Galvão, Caldeirão Grande, BA. - Possibilidades de criação de uma cooperativa no setor de turismo e lazer, no povoado de Piaus, Itiúba-BA – Vislumbrando potencialidades no contexto de sustentabilidade
Estudantes: Heloisa Santos de Araújo, Railane Bruno Moreira.
Orientadora: Nadja Nara Santos de Oliveira Souza.
Coorientadora: Giscarla da Silva Carvalho.
Unidade: Colégio Estadual Ary Silva, Itiúba, BA. - SISAÇÚCAR: Redução da gordura de células adiposas e manutenção da saúde bucal a partir do consumo de um açúcar de Agave Sisalana
Estudantes: Laryssa Barrêto de Azevedo Silva, Luna Santana Fonseca Lins, Clara Rodrigues da Silva Eloy
Orientador: André Luís Ramos da Costa.
Unidade: Colégio Militar de Salvador, Salvador, BA
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