Governador falta a tradicional desfile de 7 de setembro e é representado por Geraldo Jr
Jerônimo participa dos 202 anos de Independência do Brasil em Juazeiro, ao lado de seu candidato a prefeito Andrei da Caixa

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) não compareceu ao tradicional desfile da Independência do Brasil que neste ano celebra 202 anos e acontece, neste sábado (7), no bairro do Campo Grande, em Salvador. Em seu lugar, o petista mandou o seu vice-governador da Bahia e candidato à Prefeitura de Salvador, Geraldo Jr (MDB). O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), também compareceu ao lado de sua vice, Ana Paula Matos (PDT).
“Governador está em missão no interior do Estado, na agenda do interior do Estado da Bahia e eu estou aqui na condição de vice-governador”, justificou o emedebista ao chegar o Campo Grande.
Ainda na entrevista, Geraldo Jr comentou o significado do 7 de Setembro, que consolidou a Independência do Brasil e reforçou a importância do Brasil ser um país soberano e democrático.
“Hoje é o dia de expressar a democracia do povo brasileiro. É o dia de reafirmar a independência do nosso povo, é o dia de reafirmar a independência da Bahia que consolidou a independência do Brasil. Hoje é o dia de nós expressarmos a gratidão que temos por homens e mulheres que resistiram à tirania”, declarou.
Em seu discurso, Geraldo também lembrou o papel da Bahia no processo de independência do país, através da guerra que culminou na concretização da Independência do Brasil, no dia 2 de Julho de 1823.
“O 7 de Setembro também nos remete à força dos baianos e baianas, que tiveram a coragem de enfrentar os tiranos e consolidaram a independência do Brasil. A coragem e a determinação do nosso povo nos inspira a continuar trabalhando para uma sociedade mais inclusiva e justa, por um futuro mais próspero e de oportunidade para todos e todas, no Brasil, na Bahia e em Salvador”, finalizou”, destacou.
Mesmo em agenda institucional, o vice-governador aproveitou para fazer campanha, mas evitou mencionar o nome do ex-aliado Bruno Reis, seu principal adversário em outubro. Geraldo Jr pregou a construção de uma “Salvador mais liberta” e com maior participação democrática.
“É isso que vamos fazer no Brasil, com o presidente Lula, aqui na Bahia e em Salvador com certeza. Uma Salvador mais liberta, com mais igualdade, com mais participação e democracia”.
Ausência do governador
A ausência do governador Jerônimo Rodrigues em Salvador pode ser considerada uma estratégia para colocar Geraldo Jr como protagonista do desfile e, com isso, tentar impulsionar a candidatura do emedebista na capital baiana. É a primeira vez que ele falta ao evento, já que ano passado, seu primeiro ano de governo, participou.
Ao mesmo tempo, o petista tenta ajudar o seu candidato Andrei da Caixa (MDB) em Juazeiro. Será também a primeira vez que um governador participa das comemorações da independência, que estava marcada para acontecer às 10 horas.
O município da região do São Francisco provocou um racha da base governista ao preterir a candidatura do ex-prefeito Isaac Carvalho (PT) que, após ser impedido pela Justiça de se candidatar por improbidade administrativa, preferiu lançar seu sobrinho Celso Carvalho a prefeito pelo PSD, partido aliado comandado pelo senador Otto Alencar. A decisão do petista contrariou o governador, já que costurava há meses uma união da base para ter apenas um candidato representando o grupo para tentar derrotar a atual prefeita Suzana Ramos (PSDB), candidata à reeleição.
7 de Setembro

Equipe M!
O Desfile Cívico Militar acontece no Centro de Salvador, com o seu ponto alto em passagem pela praça Dois de Julho, no Campo Grande. O ato conta com a participação das Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, além de organizações civis e apresentações escolares, com realização na Avenida 7 de Setembro.
A programação iniciou às 7h45, com revista à Tropa pelo Comandante do 2º Distrito Naval e da 6ª Região Militar. Em seguida, às 8h45, houve o hasteamento da bandeira do Pavilhão Nacional. O começo do desfile aconteceu às 9 horas e passa pela seguinte ordem: Comandante da Tropa, Estado-Maior Conjunto, Bandeiras Históricas, e as Tropas da Marinha, Exército e Aeronáutica, seguidas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Civil de Salvador.
A Independência do Brasil é um feriado nacional celebrado em todo o país, desde o ano de 1969. Na capital baiana, o 7 de Setembro passa por organização alternada entre a Marinha e o Exército. Neste ano, a responsabilidade do evento recaiu sobre o Exército, através do Comando da 6ª Região Militar.
Leia também:
Lula critica Maduro, mas descarta romper relações com a Venezuela
Rodrigo Fernandes
Mais Lidas
Política
Datafolha: 57% dos brasileiros são a favor da reeleição no Executivo
Interesse estratégico faz MDB desejar vice de Lula em 2026
Bolsonaro deve visitar a Bahia entre agosto e setembro, diz João Roma
Últimas Notícias

Catar fecha espaço aéreo após ataque do Irã a base dos EUA

Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira

Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje
Medida foi adotada ainda durante o primeiro show da noite, como forma de garantir a segurança dos forrozeiros

São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa
Festas no Terreiro de Jesus e na Praça Tereza Batista reúnem atrações variadas e palcos itinerantes com forró, pagode, arrocha e samba junino

Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus
Quarta noite da festa reuniu mais de 100 mil pessoas com shows que misturaram romantismo, tradição nordestina e forró animado no Recôncavo baiano

Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira
A decisão foi tomada em abril pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entrou em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União

STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado
A segunda audiência colocará frente a frente o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes

Forró, arrocha e samba embalam multidão no Largo Quincas Berro d’Água no quarto dia do São João da Bahia
Com shows de Cacau com Leite, Flor de Maracujá, Eric Woods e Nônô Curvêllo, programação celebrou a diversidade rítmica nordestina

Largo do Pelourinho lota no São João com shows de Olodum, Adelmário Coelho, Negra Cor e Ávine Vinny
Mistura de forró, samba-reggae e sertanejo anima milhares no Centro Histórico de Salvador em mais uma noite dos festejos juninos

Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região
Imóvel histórico na Rua dos Perdões já havia sido afetado por incêndio em fevereiro e aguarda demolição autorizada pelo Iphan

ACM Neto recebe apoio de petista e amplia articulações no interior durante os festejos juninos
Ex-prefeito de Salvador é recebido por lideranças de diferentes partidos no Recôncavo e reforça planos para 2026 com filha ao seu lado

Léo Estakazero critica presença de artistas não nordestinos no São João e defende valorização do forró baiano
Cantor afirma que a festa deve priorizar ritmos típicos do Nordeste e ressalta desafios de representar o forró na Bahia