Detran-BA inicia vistoria de trios elétricos e seminário para condutores do Carnaval de Salvador
Inspeções acontecem no Parque de Exposições e são obrigatórias para que veículos estejam aptos a circular durante a folia
Thuane Maria/GOVBA
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) iniciou, nesta última segunda-feira (9), em Salvador, o processo de vistoria dos trios elétricos, mini trios e carros de apoio que vão desfilar nos circuitos do Carnaval 2026. A ação também marcou o começo de um seminário preparatório para os condutores, realizado em parceria com órgãos estaduais, federais e municipais, com o objetivo de reforçar a segurança da festa.
As inspeções acontecem no Parque de Exposições, na Avenida Paralela, e são obrigatórias para que os veículos estejam aptos a circular durante a folia. O Carnaval de Salvador será aberto oficialmente, nesta quinta-feira (12), no circuito Osmar (Campo Grande).
Inspeção técnica avalia segurança e estrutura dos veículos
Durante o processo de vistoria, as equipes técnicas analisam diversos itens considerados essenciais para a circulação dos veículos nos circuitos carnavalescos. Entre os pontos verificados estão as condições mecânicas, sistemas de freios, pneus, equipamentos de combate a incêndio, documentação do veículo e do condutor, além da estrutura do posto médico.
Sanitários e lanchonetes instalados nos trios também passam por avaliação. Após a aprovação, o veículo recebe um adesivo de “veículo vistoriado”, que deve ser fixado em local visível. Aqueles que não atendem aos critérios estabelecidos precisam corrigir as pendências identificadas e retornar para uma nova inspeção.
“Essa vistoria é essencial. A gente se sente mais seguro com os técnicos fazendo a inspeção. O carro pode parecer normal, mas pode ter alguma falha, e já resolvemos antes. Quanto mais segurança, melhor”, afirmou o proprietário do Trio RG, Reinaldo Tourinho.
Ação envolve força-tarefa de órgãos públicos
A atividade coordenada pelo Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) reúne uma ampla força-tarefa composta por diferentes instituições. Participam da ação:
- Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA)
- Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA)
- Departamento de Polícia Técnica (DPT)
- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea)
- Instituto de Metrologia e Qualidade (Inmetro)
- Empresa Salvador Turismo (Saltur)
- Vigilância Sanitária estadual (Visa)
- Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop)
- Departamento de Trânsito de Salvador (Transalvador)
- Superintendência de Telecomunicações (Stelecom)
- secretarias Municipal e Estadual da Saúde
- Secretaria Municipal da Fazenda
De acordo com o diretor-geral do Detran-BA, Max Passos, as ações fazem parte de um conjunto de medidas adotadas para garantir a tranquilidade da festa.
“O Detran e outros órgãos realizam diversas atividades [para o Carnaval]. Entre elas, temos a vistoria dos trios que vão participar da festa e o seminário preparatório para quem vai conduzir os veículos, para que possamos fazer uma festa tranquila, segura para os foliões”, disse.
Segundo o diretor-geral do DPT, Osvaldo Silva, a inspeção minuciosa se justifica pelo porte e pela função dos trios elétricos, que atuam como verdadeiros palcos móveis durante o Carnaval.
“Todos os veículos são inspecionados para reduzir ao máximo o risco de falhas”, explicou, ao ressaltar que esses equipamentos transportam artistas, equipes técnicas e circulam próximos a grandes concentrações de foliões.
Seminário prepara condutores para desafios dos circuitos
Paralelamente às vistorias, o Detran-BA também deu início a um seminário voltado aos condutores que vão atuar durante o Carnaval. A capacitação acontece até esta quarta-feira (11), na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Participam da iniciativa representantes da Neoenergia Coelba, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde da Bahia (Suvisa) e do Ministério Público do Estado (MPE).
O seminário tem como foco preparar os motoristas para situações específicas enfrentadas nos circuitos carnavalescos, como a condução de veículos em meio à multidão, a necessidade de atenção redobrada, o cumprimento de protocolos de segurança e noções de direção defensiva. Para os profissionais que participam da capacitação, a iniciativa contribui diretamente para o desempenho durante a festa.
“Esse seminário é fundamental, porque colocar um veículo do porte de um trio elétrico, grande, pesado e alto, exige muita responsabilidade. Trio não é brinquedo, é um carro de trabalho. Por isso, o condutor precisa estar bem preparado para garantir a segurança e levar alegria ao público”, pontuou José Ivanério Santos, condutor de trio elétrico.
Espaço de descompressão oferece apoio aos profissionais
Outra ação prevista para este ano é a criação do Espaço de Descompressão, destinado a oferecer descanso e apoio aos profissionais que atuam no Carnaval de Salvador. Serão duas salas, uma localizada no Campo Grande e outra na Barra. Segundo Max Passos, a iniciativa busca melhorar as condições de espera dos condutores antes do início dos desfiles.
“Muitos condutores de trios elétricos chegam ao local e acabam esperando horas até o início do percurso. Por isso, foi preparado um espaço confortável, com café, água e lanche, para que possam aguardar com mais tranquilidade e começar o desfile mais descansados”, contou.
Ingrid Alcântara
Mais Lidas
Carnaval 2026
Últimas Notícias
Rotondano promete modernização no TJ-BA, mutirões, aproximação com a sociedade e defende uso responsável da IA no Judiciário
Ao Portal M!, novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia detalha prioridades para os primeiros meses do biênio 2026–2028
Pulseiras para Arquibancada Social do Carnaval de Salvador se esgotam em menos de 24 horas
Procura intensa antecipou encerramento das inscrições no espaço que fica no circuito Osmar, no Campo Grande
Bloco Camaleão resgata fantasia de 1986 e conecta gerações no Carnaval 2026
Design clássico reaparece com leitura contemporânea e reforça identidade de uma das agremiações mais tradicionais da folia baiana
Prefeitura de Salvador inaugura contenção de encosta em Plataforma e alcança quatro entregas em sete dias
Intervenção na Rua dos Tecelões recebeu investimento de R$ 595 mil
Lula é desaprovado por 52,5% e perde para Flávio Bolsonaro em cenários de 1º e 2º turno, aponta pesquisa Futura/Apex
31,3% dos entrevistados classificaram o governo Lula como ótimo ou bom. Outros 20,2% consideraram a gestão regular
Portos da Bahia recebem mais de 17 mil passageiros durante período do Carnaval
Desembarques em Salvador e Ilhéus reforçam papel estratégico do turismo marítimo na movimentação de visitantes durante a folia momesca
IPCA de janeiro fica em 0,33% com alta da gasolina e queda da energia elétrica
De acordo com IBGE, inflação oficial se mantém estável em relação a dezembro e acumula 4,44% em 12 meses
Bahia encaminha três negociações no mercado e define saídas de Rezende, Kayky e Matheus Bahia
Tricolor acerta venda para futebol chinês, negocia empréstimo com Internacional e encaminha transferência definitiva de lateral-esquerdo
‘Não decepcionarei’, diz Caiado sobre possível candidatura presidencial pelo PSD
Governador de Goiás sinaliza disposição para 2027 e explica saída do União Brasil após federação com Progressistas
Detran-BA inicia vistoria de trios elétricos e seminário para condutores do Carnaval de Salvador
Inspeções acontecem no Parque de Exposições e são obrigatórias para que veículos estejam aptos a circular durante a folia