header1_bg
Pular para o conteúdo
Início » Uma história dedicada à filantropia

Uma história dedicada à filantropia

Por Antonio Luiz Diniz*

Uma história dedicada à filantropia.  Esta é a frase que melhor define a vida do médico Aristides Maltez Filho, 91 anos,  que nestea quinta-feira,  6 de junho se despede da presidência da Liga Bahiana Contra o Câncer depois de mais de 66 anos seguindo o legado deixado por seu pai, o Prof. Aristides Maltez mantendo acesa a Lâmpada da Caridade.

Dr. Aristides sempre fez a diferença durante 42 anos no comando da LBCC e do Hospital Aristides Maltez contribuindo para salvar a vida de milhares de pacientes oncológicos que buscam ajuda no HAM. Por seu trabalho no combate ao câncer, recebeu várias homenagens,  mas com muita humildade, sempre fez questão de dividir o mérito com os profissionais  da Liga e do hospital que entendem o real significado do trabalho filantrópico da instituição.

Fundada em 1936, a Liga Bahiana Contra o Câncer é mantenedora do Hospital Aristides Maltez – o primeiro dedicado ao câncer a ser inaugurado no país, em 1952.  “Atendemos cerca de 3.500 pessoas por dia. Estamos cumprindo nosso papel filantrópico de suprir uma necessidade social de atendimento aos pacientes pobres com câncer. Enfrentamos dificuldades de todas as ordens, principalmente, financeiras, mas temos superávit social! Completamos 72 anos sem deixar de funcionar um único dia e acolhendo todos aqueles que de nós necessitam”.

Na sua despedida o Dr. Aristides  diz que ” foi uma honra poder dar sequência a este sonho do professor Aristides Maltez e continuar com a missão e o legado deixado por ele, mantendo a lâmpada da caridade sempre acesa.

Desde sua fundação o HAM é um hospital filantrópico inteiramente integrado a sua delicada missão. As dificuldades são muitas, mas a sua sobrevivência é fruto da comunhão entre o poder público e a sociedade civil por isso é importante que os governantes tenham a suficiente humildade para reconhecer que o Hospital Aristides Maltez é antes de mais nada leal e integral aos princípios inarredáveis da filantropia.

Aristides Maltez Filho se despede e  sua sobrinha, a médica Maria Romilda Maltez, neta do professor Aristides Maltez vai herdar o bastão e continuar a obra tão sonhada e idealizada pelo avô.

—————————————————————-

*Antonio Luiz Diniz é jornalista

———————————————————————

**O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Política