Fim de semana em Salvador com sol, chuva e alerta do Inmet; veja previsão completa
População deve ficar atenta aos alertas meteorológicos e às condições das praias
Equipe M!
O fim de semana em Salvador apresenta clima instável, alternando momentos de sol com pancadas de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para o litoral da capital, da Região Metropolitana (RMS) e do Recôncavo, devido ao risco de mal tempo. A previsão de variação climática pode afetar atividades ao ar livre e o turismo local, reforçando a necessidade de atenção por parte da população.
Previsão do Tempo
Segundo a previsão do tempo, emitida pelo Inmet e pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) a previsão do tempo para este sábado (16) é de céu variando de nublado a parcialmente nublado e previsão de chuva. As temperaturas devem variar entre 21°C e 30°C, com sensação de calor ameno devido à nebulosidade.
De acordo com o Inmet e a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o sábado (16) será de céu variando entre nublado e parcialmente nublado, com possibilidade de chuva. As temperaturas devem oscilar entre 21°C e 30°C, com sensação de calor ameno devido à nebulosidade. O volume de chuva pode atingir 24 milímetros em diferentes áreas da cidade, com ventos de até 16 km/h.
Para o domingo (17), a tendência é de clima predominantemente nublado, intercalado com pancadas de chuva ao longo do dia. O acumulado de precipitação pode chegar a 25 milímetros, com temperaturas entre 20°C e 29°C. Os ventos serão fracos a moderados, com rajadas ocasionais.
A previsão de céu nublado deve se estender até a próxima semana, especialmente entre segunda (18) e terça-feira (19). Porém, sem previsão de chuva significativa nesses dias.
Alertas do Inmet
O Inmet emitiu, na sexta-feira (15), alerta amarelo para áreas litorâneas entre Itacaré e Açu da Torre, incluindo o litoral de Salvador e RMS. O órgão destaca que as chuvas podem ocorrer de forma intensa, representando riscos à navegação e aos banhistas nas praias. O acúmulo de água que pode causar alagamentos ou deslizamentos.
O alerta é válido até domingo (17) e a população deve acompanhar as orientações da Defesa Civil local para evitar acidentes e transtornos.
Praias próprias para banho
Mesmo com a possibilidade de chover, sempre há quem goste de encarar a possibilidade de mau tempo para tomar um banho de mar. Mas fique atento, nem todas as praias de Salvador estão próprias para dar aqueles mergulhos. De acordo com o Instituto Do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), algumas praias apresentam bactérias e outros organismos que podem causar doenças, micoses ou outros problemas.
Confira a lista:
Praias próprias para banho
- São Tomé de Paripe
- Bogari
- Boa Viagem
- Roma
- Porto da Barra
- Santa Maria
- Farol da Barra (Rua Dias D’Ávila)
- Farol da Barra (Rua Alfredo Magalhães)
- Ondina (Rua Ademar de Barros)
- Rio Vermelho (Rua Bartolomeu de Gusmão)
- Amaralina (Escola Cupertino de Lacerda)
- Amaralina (Praça)
- Pituba (Rua Paraíba)
- Pituba (Atrás do Clube Português)
- Piatã
- Placaford
- Itapuã (Clube Cassas)
- Itapuã (Sereia de Itapoã)
- Farol de Itapuã
- Stella Maris
Praias impróprias para banho
- Periperi
- Penha
- Pedra Furada
- Canta Galo
- Ondina (Posto Shell)
- Rio Vermelho (Igreja N. S. Santana)
- Armação
- Boca do Rio
- Corsário (Posto Salva Vidas)
- Corsário (Posto Salva Vidas Patamares)
O fim de semana em Salvador, portanto, será de atenção redobrada devido à combinação de sol, chuva e ventos moderados, exigindo planejamento de passeios e cuidado com a segurança, especialmente nas praias e áreas vulneráveis.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas