Trump volta a criticar Brasil, diz ser um dos ‘piores parceiros comerciais’ e defende Bolsonaro: ‘Honesto’

Em coletiva na Casa Branca, presidente dos EUA afirmou que o Brasil lida de maneira inadequada com questões políticas internas


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 14/08/2025 19:24 • Internacional
Trump volta a criticar Brasil, diz ser um dos ‘piores parceiros comerciais’ e defende Bolsonaro: ‘Honesto’ - Reprodução/Instagram @potus
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta quinta-feira (14), que o Brasil tem sido um dos piores parceiros comerciais dos EUA e repetiu críticas à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em coletiva de imprensa na Casa Branca, Trump classificou como execução política a decisão judicial brasileira e defendeu o ex-presidente.

“É uma execução política o que o Brasil tenta fazer com Bolsonaro”, disse Trump.

Ele também afirmou que o ex-presidente é “honesto”.

Críticas de Trump à política comercial brasileira

Trump afirmou que o Brasil aplica tarifas “tremendas” sobre os produtos norte-americanos e que o país lida de maneira inadequada com questões políticas internas, em referência às medidas contra Bolsonaro. Questionado sobre a aproximação do Brasil e do México com a China, o presidente americano afirmou que não está preocupado, reforçando que os Estados Unidos estariam em posição melhor nas relações comerciais.

A postura de Trump destaca um clima de tensão diplomática entre Washington e Brasília, intensificado pelas recentes sanções norte-americanas contra autoridades brasileiras, incluindo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, sancionado pela Lei Magnitsky.

Ameaças e pressão de conselheiros de Trump

Jason Miller, conselheiro do presidente americano, declarou que não desistirá até que Bolsonaro esteja livre, em resposta a internautas que priorizavam o impeachment de Moraes sobre a libertação do ex-presidente.

“Libertem Bolsonaro… ou então”, escreveu Miller, em tom de ameaça, sem mencionar diretamente o ministro do STF. A declaração reflete a escalada da pressão política de Washington sobre autoridades brasileiras.

Sanções norte-americanas e reação do Brasil

Em 30 de julho, Moraes teve seus bens bloqueados e entrada nos EUA proibida com base na Lei Magnitsky, legislação criada para punir autoridades envolvidas em graves violações de direitos humanos e corrupção. Já no dia 9 de agosto, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil reagiu a ataques indiretos de Christopher Landau, vice-secretário de Estado dos EUA, classificando-os como novo ataque à soberania brasileira e à democracia que derrotou uma tentativa de golpe.

O Departamento de Estado dos EUA também acusou Moraes de usar instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia, condenando a prisão domiciliar de Bolsonaro como restrição excessiva. O governo norte-americano advertiu que responsabilizará pessoas que auxiliem condutas sancionadas, indicando possibilidade de novas medidas contra autoridades brasileiras.

Prisão domiciliar de Bolsonaro e descumprimento das medidas judiciais

Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, após descumprir medidas judiciais ao participar de atos públicos e usar vídeos para estimular manifestações. Durante evento na praia de Copacabana, ele discursou pelo viva-voz para apoiadores, e afirmou que a movimentação seria “pela nossa liberdade. Estamos juntos”, contrariando determinações do STF.

Segundo Moraes, o ex-presidente tentou burlar a Justiça, mantendo influência política e instigando sua base, configurando reiteração delitiva. A decisão também incluiu restrições à comunicação entre Bolsonaro e aliados.

Repercussão política no Brasil

As sanções dos EUA contra Moraes foram criticadas por aliados de Bolsonaro. O deputado Sósthenes Macedo, líder do PL na Câmara, considerou a medida uma vingança política e pediu impeachment do ministro. O governo brasileiro reiterou o “absoluto rechaço” a ingerências externas e afirmou que não aceitará pressões internacionais que interfiram em assuntos internos do país.

A tensão diplomática entre Brasília e Washington permanece elevada, envolvendo sanções, ameaças de conselheiros de Trump e críticas à atuação do STF, mantendo o debate sobre a prisão de Bolsonaro e a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos em evidência.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Internacional

Últimas Notícias

Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador -
Cidades 03/02/2026 às 17:00

Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador

Com investimento de R$4,5 milhões, a intervenção foi executada para reforçar a segurança de moradores e comerciantes, especialmente durante o período de chuvas


Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel -
Política 03/02/2026 às 16:29

Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel

Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano


Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno -
Política 03/02/2026 às 16:01

Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno

Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues


Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti -
Copa do Mundo 2026 03/02/2026 às 15:27

Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti

Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos


Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia -
Política 03/02/2026 às 14:42

Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia

Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado


Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso -
Internacional 03/02/2026 às 14:11

Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso

Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro


Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula -
Política 03/02/2026 às 13:40

Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula

Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda


Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA -
Política 03/02/2026 às 13:09

Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA

Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia


MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia -
Política 03/02/2026 às 12:38

MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia

Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado


Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr -
Política 03/02/2026 às 12:07

Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr

Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas